Discutir aspectos didáticos-pedagógicos, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem e avaliação com foco no Ensino da Química.
Após se inteirar dos temas e natureza das pesquisas desenvolvidas nas várias áreas da química, se faz necessário reconhecer a natureza e características estruturais de tais pesquisas. Para isso serão importantes os seminários que trarão elementos para subsidiar ainda mais as discussões realizadas em sala de aula.
Assim, nos Seminários 4, o aluno poderá se inteirar das pesquisas realizadas no âmbito das várias áreas da química e analisar previamente, conforme sua experiência e contexto, os temas que poderiam se transformar em conteúdo de pesquisa em sua Dissertação.
Seminários apresentados por palestrantes com expressão acadêmica e científica sobre os seguintes temas:
– História da ciência na formação inicial e continuada de professores de Química;
– A consolidação da área de ensino de Química no estado de São Paulo;
– BNCC: leitura crítica para a formação de professores de Química;
– O ensino de Química na perspectiva CTS/CTSA (Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente);
– O que investigam os pesquisadores da área do ensino de Química?
– Química e ensino de Química: Conteúdo e didática na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica;
– Argumentação no ensino de Química;
– Jogos em ensino de Química: Ensino e pesquisa;
– Tecnologias digitais no ensino de Química: antes, durante e depois da pandemia;
– Ensino remoto emergencial e ensino híbrido;
– Educação ambiental e o ensino de Química;
– Formação de professores de Química com foco na equidade educacional: Conceitos, cenários e perspectivas;
– O ensino de Química e o Transtorno do Espectro Autista (TEA);
– Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
– Os desafios da escola contemporânea.
A listagem de palestrantes será organizada pelos responsáveis da disciplina. Após a apresentação de cada seminário pelo palestrante, serão realizadas discussões do assunto com participação dos alunos. O objetivo é colocar os alunos em contato com pesquisas da área de química e afins, envolvendo professores e pesquisadores de renome nacional.
1. Oliveira, R. R.; A história das ciências no ensino de química: Implicações para uma abordagem CTS na formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado, UFABC, 2016.
2. Souza, L. D.; Silva, B. V.; Araujo Neto, W. N.; Rezende M. J. C.; Tecnologia Digitais no Ensino de Química: Uma breve revisão das categorias e ferramentas disponíveis. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 713-746, 2021.
3. Ferreira, L. A.; Veras, W. S.; Brito, C. S.; Sousa, P. S. A.; Silva, J. R. T.; Alvarenga E. M.; Educação Ambiental no Contexto do Ensino de Química: Realidades e Perspectivas no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 2, p. 178-188, 2022.
4. Artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses sugeridas pelos palestrantes.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
O processo avaliativo da disciplina ocorrerá a partir de resumos e trabalhos desenvolvidos a partir das discussões com os palestrantes, bem como a participação do estudante nos seminários e nos fóruns de discussão.
Os alunos deverão apresentar os resumos de todos os seminários dos quais participarem correspondendo ao mínimo de 10 resumos. A média aritmética dessas atividades serão usadas para atribuir os conceitos finais, conforme indicado abaixo.
Serão atribuidos os conceitos:
I – A – Excelente, com direito a crédito;
II – B – Bom, com direito a crédito;
III – C – Regular, com direito a crédito;
IV – R – Reprovado, sem direito a crédito.
Tipo de oferecimento da disciplina: Remota
Porcentagem de aulas presenciais: 50%
Porcenagem de aulas não presenciais: 50%
OBSERVAÇÕES:
1. A presente disciplina ocorrerá no sistema de aulas presenciais (50%) e aulas não presenciais (50%);
2. Alguns seminários serão realizados de forma síncrona (50%), pelo Google Meet, no período de duração da aula;
3. Também serão disponibilizados vídeos com palestras sobre temas discutidos na disciplina;
4. Todo material será disponibilizado aos alunos e inserido, como as demais atividades, na plataforma e-disciplinas da USP;
5. Nos momentos síncronos, as interações entre alunos e com os professores serão incentivadas nos grupos que serão formados utilizando as ferramentas do Google, como o Fórum de Discussão do Google Meet;
6. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre alunos e professora/professor (durante as aulas ou fora do período das aulas; horários; será feito por chat/e-mail/fóruns ou outro). As aulas serão semanais e será disponibilizado um e-mail para dúvidas e questionamentos, além de um grupo com os alunos via WhatsApp;
7. O controle da frequência será feito por meio de assinatura em folha de registro durante as aulas presenciais, a partir do formulário de registro do Google Meet para as aulas síncronas e realização das tarefas solicitadas a cada semana;
8. Nos momentos síncronos será solicitado aos alunos que mantenham abertos suas câmeras e áudio (microfone) durante as atividades de discussão e apresentações relativas à disciplina.