Discutir aspectos didáticos-pedagógicos, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem e avaliação com foco no Ensino da Química.
Após se inteirar dos temas e natureza das pesquisas desenvolvidas nas várias áreas da química, se faz necessário reconhecer a natureza e características estruturais de tais pesquisas. Para isso será importante a participação dos palestrantes que trarão elementos para subsidiar ainda mais as discussões realizadas em sala de aula.
Assim, nos Seminários 3, o aluno poderá se inteirar das pesquisas realizadas no âmbito das várias áreas da química e analisar previamente conforme sua experiência e contexto os temas que poderiam se transformar em conteúdo de pesquisa em sua Dissertação.
Seminários apresentados por palestrantes com expressão acadêmica e científica sobre os seguintes temas:
– Condições histórico sociais na aprendizagem;
– Proposta Curricular segundo o olhar de Vigotski;
– Paulo Freire e a educação como prática contemporânea;
– Lavoisier e o início da Química;
– Ferramentas modernas para o ensino da Química;
– Influência humana sobre o meio ambiente;
– Química verde;
– Fontes de energia renováveis;
– Água: propriedades e importância para a vida;
– Recursos minerais e energéticos.
A listagem de palestrantes será organizada pelos responsáveis da disciplina. Após a apresentação de cada seminário pelo palestrante, serão realizadas discussões do assunto com participação dos alunos. O objetivo é colocar os alunos em contato com pesquisas da área de química e afins, envolvendo professores e pesquisadores de renome nacional.
1. Rego, T. C.; Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação, Editora Vozes, 2014.
2. Freire, P.; Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra,
25a edição, 2002.
3. Mazzé, F. M.; Propostas e materiais inovadores para o ensino de Química, Livraria da Física, 2018.
4. Simões Neto, J. E.; Silva, J. R. T.; Ensino de Química – Novos olhares de uma nova geração, Livraria da Física, 2021.
5. Artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses sugeridas pelos palestrantes.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
O processo avaliativo da disciplina ocorrerá a partir de resumos e trabalhos desenvolvidos a partir das discussões com os palestrantes, bem como a participação do estudante nos seminários e nos fóruns de discussão.
Os alunos deverão apresentar os resumos de todos os seminários dos quais participarem correspondendo ao mínimo de 10 resumos. A média aritmética dessas atividades serão usadas para atribuir os conceitos finais, conforme indicado abaixo.
Serão atribuidos os conceitos:
I – A – Excelente, com direito a crédito;
II – B – Bom, com direito a crédito;
III – C – Regular, com direito a crédito;
IV – R – Reprovado, sem direito a crédito.
Tipo de oferecimento da disciplina: Não presencial
Porcentagem de aulas presenciais: 50%
Porcentagem de aulas não presenciais: 50%
OBSERVAÇÕES:
1. A presente disciplina ocorrerá no sistema de aulas presenciais (50%) e aulas não presenciais (50%);
2. Alguns seminários serão realizados de forma síncrona (50%), pelo Google Meet, no período de duração da aula;
3. Também serão disponibilizados vídeos com palestras sobre temas discutidos na disciplina;
4. Todo material será disponibilizado aos alunos e inserido, como as demais atividades, na plataforma e-disciplinas da USP;
5. Nos momentos síncronos, as interações entre alunos e com os professores serão incentivadas nos grupos que serão formados utilizando as ferramentas do próprio Google, como o Fórum de Discussão do Google Meet;
6. O controle da frequência será feito por meio de assinatura em folha de registro durante as aulas presenciais, a partir do formulário de registro do Google Meet para as aulas síncronas e realização das tarefas solicitadas a cada semana;
7. Nos momentos síncronos será solicitado aos alunos que mantenham abertos suas câmeras e áudio (microfone) durante as atividades de discussão e apresentações relativas à disciplina.