Seminários 1

5936006-2
Pós-Graduação

Origem:

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Ensino de Química

Vigência

03/11/2022
05/04/2023
05/04/2023
2022-09-29 00:00:00

Carga Horária

1 horas
0 horas
0 horas
15 horas
1
15 semanas

Responsáveis:

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Adalgisa Rodrigues de Andrade
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022



Discutir aspectos didáticos-pedagógicos, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem e avaliação com foco no Ensino da Química.


Após se inteirar dos temas e natureza das pesquisas desenvolvidas nas várias áreas da química, se faz necessário reconhecer a natureza e características estruturais de tais pesquisas. Para isso será importante a participação dos palestrantes que trarão elementos para subsidiar ainda mais as discussões realizadas em sala de aula.
Assim, no Seminários 1, o aluno poderá se inteirar das pesquisas realizadas no âmbito das várias áreas da química e analisar previamente conforme sua experiência e contexto os temas que poderiam se transformar em conteúdo de pesquisa em sua Dissertação.


Seminários apresentados por palestrantes com expressão acadêmica e científica sobre os seguintes temas:
– Ensino de química contextualizado, relevância da formação cidadã, aspectos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente;
– Educação Pública Paulista no contexto da pandemia: experiências, tensões e expectativas;
– Formação de professores em tempo de pandemia;
– Processos de avaliação e avaliação de processos no ensino não presencial;
– História da química;
– Um panorama da ocorrência de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) no Brasil;
– Impactos ambientais do conhecimento químico e alternativas sustentáveis;
– As dimensões da sustentabilidade: uma questão de sobrevivência;
– Implicações relacionadas à produção de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento;
– Ética em pesquisa;
– Escrita de Projetos de Pesquisa;
– Bibliotecas da USP e buscas bibliográficas (SIBiUSP).

A listagem de palestrantes será organizada pelos responsáveis da disciplina. Após a apresentação de cada seminário pelo palestrante, serão realizadas discussões do assunto com participação dos alunos. O objetivo é colocar os alunos em contato com pesquisas da área de química e afins, envolvendo professores e pesquisadores de renome nacional.


1. Souza, T. P.; Müller, M. G.; Gomes, C. M. M.; A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química: Uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 1, p. 354-376, 2022.
2. Kist, D.; München, S.; A prática docente na educação básica e as relações com a educação CTS. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 129-144, 2021.
3. Coleção Ética em Pesquisa, Volumes 1 a 6, PUCPress – Editora Universitária Champagnat, 2018.
4. Artigos científicos, livros, dissertações de mestrado e teses sugeridas pelos palestrantes.


Vide Campo Observação


O processo avaliativo da disciplina ocorrerá a partir de resumos e trabalhos desenvolvidos a partir das discussões com os palestrantes, bem como a participação do estudante nos seminários e nos fóruns de discussão.
Os alunos deverão apresentar os resumos de todos os seminários dos quais participarem correspondendo ao mínimo de 10 resumos. A média aritmética dessas atividades serão usadas para atribuir os conceitos finais, conforme indicado abaixo.
Serão atribuidos os conceitos:
I – A – Excelente, com direito a crédito;
II – B – Bom, com direito a crédito;
III – C – Regular, com direito a crédito;
IV – R – Reprovado, sem direito a crédito.

Tipo de oferecimento da disciplina: Não Presencial
Porcentagem de aulas presenciais: 50%
Porcentagem de aulas não presenciais: 50%


OBSERVAÇÕES:

1. A presente disciplina ocorrerá no sistema de aulas presenciais (50%) e aulas não presenciais (50%);

2. Alguns seminários serão realizados de forma síncrona (50%), pelo Google Meet, no período de duração da aula;

3. Também serão disponibilizados vídeos com palestras sobre temas discutidos na disciplina;

4. Todo material será disponibilizado aos alunos e inserido, como as demais atividades, na plataforma e-disciplinas da USP;

5. Nos momentos síncronos, as interações entre alunos e com os professores serão incentivadas nos grupos que serão formados utilizando as ferramentas do próprio Google, como o Fórum de Discussão do Google Meet;

6. O controle da frequência será feito por meio de assinatura em folha de registro durante as aulas presenciais, a partir do formulário de registro do Google Meet para as aulas síncronas e realização das tarefas solicitadas a cada semana;

7. Nos momentos síncronos será solicitado aos alunos que mantenham abertos suas câmeras e áudio (microfone) durante as atividades de discussão e apresentações relativas à disciplina.

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