Química 2: Pilares da Química

5936004-2
Pós-Graduação

Origem:

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Ensino de Química

Vigência

03/11/2022
01/02/2023
01/02/2023
2022-09-29 00:00:00

Carga Horária

4 horas
2 horas
0 horas
90 horas
6
15 semanas

Responsáveis:

Paulo Marcos Donate
07/03/2024
08/03/2024
07/03/2024
29/02/2024

Pietro Ciancaglini
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Carlos Arterio Sorgi
07/03/2024
08/03/2024
07/03/2024
29/02/2024

Márcia Andreia Mesquita Silva da Veiga
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Juliana Cancino Bernardi
26/06/2023
26/06/2023
26/06/2023
22/06/2023



Introdução aos conceitos químicos centrais da química por meio de temas abrangentes e interdisciplinares, como fotossíntese, respiração, combustão, entre outros, visando o entendimento da química como protagonista das reações vitais para a vida.


Geralmente, durante a graduação, os conceitos químicos são abordados de forma descontextualizada. Entretanto, na escola de ensino médio os professores são estimulados a abordar os conceitos a partir do cotidiano, de forma contextualizada e interdisciplinar. Desta forma, nesta disciplina, pretende-se estudar conceitos químicos como por exemplo, solubilidade, reação química, termoquímica, eletroquímica, interações atômicas e moleculares, etc, a partir de temas muitas vezes cotidianos.


Interações atômicas e moleculares.
Energia e reações químicas.
Solubilidade.
Fotossíntese.
Respiração.
Eutrofização e Qualidade das águas
Combustão.
Relações estrutura - propriedades.
Panoramas da Química: dos redutores aos oxidantes.


1. Kotz, J. C.; Treichel, P. J.; Townsend, J. R.; Treichel, D. A.; Química Geral e Reações Químicas, vol. 1 e 2, 9ª edição, Cengage Learning: São Paulo, 2016.
2. Atkins, P.; Jones, L.; Loverman, L.; Alencastro, R. B.; Princípios de Química, questionando a vida moderna e o meio ambiente, 7ª edição, Editora Bookman: Porto Alegre, 2018.
3. TOMA, H. E.; Coleção de Química Conceitual: 2. Energia, Estados e Transformações Químicas, Editora Blucher: são Paulo, 2012.
4. Voet, D.; Voet, J. G.; Bioquímica, Editora Artmed: Porto Alegre, 2013.
5. Loreto, E. L. S.; Sepel, L. M. N.; Fluorescência da Clorofila, Orbitais e Fotossíntese: atividades práticas integrando conceitos de Química, Física e Biologia, Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica, 2013, 1, 26-36.
6. Kawasaki, C. S.; Bizzo, N. M.; Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola, 2000, 12, 24-29. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf
7. Gugliotti, M.; A Química do Corpo Humano: Tensão Superficial nos Pulmões, Química Nova na Escola, 2002, 16, 3-5. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A02.pdf
8. Martins, C. R.; Lopes, W. A.; Andrade, J. B.; Solubilidade das Substâncias Orgânicas, Química Nova, 2013, 36, 1248-1255.
9. Artigos científicos das revistas Química Nova e Química Nova na Escola abordando os temas da disciplina.


Resolução de exercícios e provas escritas cobrindo todo o programa da disciplina.
O aluno deverá obter nota final maior ou igual a 5,0 (cinco), calculada da seguinte forma:
Nota Final = 0,8 P + 0,2 E, onde: P = média aritmética de provas, E = média aritmética de exercícios.

CONCEITOS FINAIS:
Média = 8,0-10,0 - Conceito "A" – Excelente
Média = 6,0-7,9 - Conceito "B" – Bom
Média = 5,0-5,9 - Conceito "C" – Regular
Média < 5,0 - Conceito "R" – Reprovado (sem direito a crédito)


Estão previstas duas aulas práticas para abordar temas relacionados ao conteúdo da disciplina. Como por exemplo, no conceito Eutrofização e Qualidade das águas levaremos os alunos para fazer a coleta de água no lago da USP-RP para posterior análises de oxigênio dissolvido, DBO, fosfato, clorofila-a, pH e condutividade (salinidade).

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