Gerais - Fornecer aos estudantes uma visão de como a Química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, o conceito de química e sua presença na sociedade foram se transformando. Contribuir para que o aluno desenvolva uma visão geral da Química, através de seus principais conceitos básicos e aplicações.
Específicos - Fazer com que o aluno desenvolva o raciocínio químico sobre a formação das moléculas e as interações entre matéria e energia; bem como resolva problemas básicos sobre os estados da matéria, suas mudanças de estado e suas transformações químicas. Propiciar o aprofundamento dos conceitos relacionados ao estudo da origem dos elementos, da constituição da matéria e das interações matéria-energia, destacando o seu desenvolvimento histórico e sua relação com os aspectos sociais, econômicos e culturais. Discutir propostas de apresentação das temáticas abordadas no Ensino Médio.
A abordagem dos conhecimentos relativos à origem dos elementos, constituição da matéria, interações matéria-energia e sua inserção num contexto mais amplo, com destaque ao modo como esse conhecimento é produzido, são aspectos importantes para a compreensão do mundo natural e para a docência no Ensino Médio. Trata-se, portanto, de uma disciplina relevante para a formação pós-graduada de professores de química.
1. A formação dos elementos químicos
1.1. O Universo (teoria do Big Bang)
1.2. O ciclo de vida das estrelas
1.3. Processos de nucleossíntese
2. Constituição da matéria / Natureza Ondulatória
2.1. O átomo de Dalton
2.2. O átomo nuclear e a existência do núcleo
2.3. Estrutura Eletrônica
2.4. Noções básicas sobre mecânica quântica
2.4.1. Relação de incerteza de Heisenberg
2.4.2. Dualidade onda-partícula
2.4.3. Números quânticos
2.4.3. 1. Orbitais atômicos
2.4.3.2. Princípio da exclusão
3. Mendeleev e o universo dos elementos
3.1. História da construção da tabela
3.2. Sistema de organização atual dos elementos da tabela periódica em grupos segundo a IUPAC
3.3 Propriedades periódicas
3.3.1. Raio atômico,
3.3.2. Energia de ionização
3.3.3 Afinidade eletrônica
3.4. Classificação dos elementos
3.4.1. Metálicos, semi-metálicos e não metálicos
3.4.2. Representativos e de transição
3.4.3. Blocos s, p, d e f
4. Ligações químicas
4.1. História da ligação química
4.2. Eletronegatividade, polaridade, distâncias e energia de ligação
4.3. Natureza da ligação química
4.3.1. Ligação iônica
4.3.2. Ligação covalente
4.3.3. Ligação coordenativa
4.3.4. Ligação metálica
4.4. Abordagem quântica da ligação química
4.5 Ligações múltiplas
5. Formas de energia
5.1 Energia e estados da matéria
5.2 Termodinâmica e equilíbrio
5.3 Variação da energia livre e sua relação da constante de equilíbrio
5.4 Termoquímica
1. MAAR, J. H.; Pequena História da Química: Primeira Parte – Dos primórdios a Lavoisier, 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 1999.
2. MAAR, J. H.; Pequena História da Química: – Segunda Parte – de Lavoisier ao Sistema Periódico, 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 2011.
3. CALADO, J.; Haja Luz! Uma História da Química através de tudo, Lisboa: Instituto Superior Técnico (IST) Press, 2012.
4. MACIEL, W. J.; Formação dos elementos Químicos. REVISTA USP, São Paulo, n.62, p. 66-73, junho/agosto 2004.
5. MORAES, A. M. A.; A origem dos elementos químicos: Uma abordagem inicial, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
6. ATKINS, P. W.; Moléculas, São Paulo: Edusp, 2003.
7. FILGUEIRAS, C. A.; 200 anos da teoria atômica de Dalton. Química Nova na Escola, n. 20, 38-44, 2004. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a07.pdf
8. Estrutura da matéria: uma visão molecular. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 4, 2001. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
9. Representação estrutural da matéria. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 7, 2007. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
10. TOMA, H. E.; Coleção de Química Conceitual: 1. Estrutura atômica, ligações e estereoquímica; 2. Elementos químicos e seus compostos. São Paulo: Editora Blucher, 2012.
11. FREITAS, S. O.; MAIA, P. I. S.; COSTA, C. R.; Uma Proposta para a Abordagem da Tabela Periódica nos Cursos de Formação de Professores de Ciências e no Ensino Médio a partir do Tema Metais. Revista Virtual de Química, vol. 13, n. 3, p. 822-835, 2021.
12. FARIAS, R. F.; GÓES, M. C. C.; BEZERRA, C. W. B.; LIMA, B. V.; NASCIMENTO, L. A.; SILVA, F. R. G.; NEVES, L. S.; Polaridade molecular: Erros conceituais nos livros didáticos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 1, n. 2, p. 43-53, 2016.
13. KOTZ, J. C.; TREICHEL JUNIOR, P. M.; Química Geral e Reações Químicas. vol. 1, 9ª. ed., São Paulo: Cengage Learning, 2016.
14. Bibliografia de artigos específicos e revisões da Química Nova, Química Nova na Escola, Química Nova Interativa e Revista Virtual de Química.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Média aritmética de duas provas escritas cobrindo todo o programa da disciplina. Resolução de exercícios cobrindo todo o programa da disciplina.
O aluno deverá obter nota final maior ou igual a 5,0 (cinco), calculada da seguinte forma: Nota Final = 0,9 P + 0,1 E
Onde: P = média aritmética das 3 provas
E = média aritmética dos exercícios resolvidos pelo aluno
CONCEITOS FINAIS:
Média = 8,0-10,0 - Conceito "A" – Excelente
Média = 6,0-7,9 - Conceito "B" – Bom
Média = 5,0-5,9 - Conceito "C" – Regular
Média < 5,0 - Conceito "R" – Reprovado (sem direito a crédito)
Número mínimo de alunos: 03