Possibilitar que o aluno desenvolva competências em relação ao uso da metodologia científica na pesquisa e no ensino. Possibilitar que o aluno reconheça as diferentes correntes teórico-metodológicas empregadas na pesquisa em ensino de ciências e de química. Bem como os conceitos fundamentais de metodologia científica, as etapas de elaboração de uma pesquisa e as diferenças metodológicas entre os diferentes ramos da ciência. Habilitá-lo a usar corretamente os recursos bibliográficos e metodológicos para a elaboração de trabalhos científicos.
O professor matriculado no Programa provavelmente tem familiaridade em relação à redação de planos de ensino, planos de aula, textos, porém, pouco experiência na redação de trabalhos científicos. Nesta disciplina a análise de artigos, dissertações e teses de ensino de Química, propiciará que o aluno tenha contato com a estrutura e linguagem próprias da pesquisa científica, o que subsidiará a elaboração do Projeto de Mestrado e a posterior redação da Dissertação.
Pesquisa em Ensino de Química: aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos. Reflexos da pesquisa em Ensino de Ciências em sala de aula.
Normas de trabalhos científicos: artigo, monografia, dissertação e projeto de investigação em Ensino de Química. Análise de artigos, dissertações e teses de ensino de Química.
Elaboração de proposta de organização do trabalho de dissertação.
Pesquisa em Ensino de Química: aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos. Reflexos da pesquisa em Ensino de Ciências em sala de aula.
Normas de trabalhos científicos: artigo, monografia, dissertação e projeto de investigação em Ensino de Química. Análise de artigos, dissertações e teses de ensino de Química.
Elaboração de proposta de organização do trabalho de dissertação.
1. ALEXANDRINO, D. M. et al. ,Anais dos ENEQ: o que nos dizem sobre a área de educação em química no Brasil? Quimica Nova, v. 45, n.. 2, p. 249-261, 2022.
2. ALVES-MAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
3. BELL, J. Como realizar um projeto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997.
4. CERVO, A. L.; SILVA, R.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª Ed., São Paulo: Pearson Education, 2007.
5. ECO, U. Como se faz uma Tese. 23ª ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010.
6. FURIÓ, C. J. ; GIL PEREZ, D. La didáctica de ciencias en la formación inicial del profesorado: una orientación e un programa teóricamente fundamentados. Enseñanza de las Ciencias, v.7, n.3, 257-265, 1989.
7. GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 6ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2019.
8. LAVILLE, C. ; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Penso, 1999.
9. LÜDKE, M. ; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2022.
10. MALHEIROS, B.T. Metodologia da Pesquisa em Educação. São Paulo: LTC, 2011.
11. MATTAR, J.; RAMOS, D. Metodologia da Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. Lisboa: Edições 70, 2021.
12. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v.30, n.2, 289-300, 2004.
13. MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1990.
14. NARDI, R. (Org.) Pesquisas no ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
15. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. Investigação em ensino de ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, Campinas, v. 18, n. 1, p. 213-226, 2007.
16. PUNTAMBEKAR, S., GOLDSTEIN, J. Effect of visual representation of the conceptual structure of the domain on science learning and navigation in a hypertext environment. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 16, n. 4, 429-459, 2007.
17. SANTOS,W. L.P.; PORTO, P.A. A Pesquisa em Ensino de Química como Área Estratégica para o Desenvolvimento da Química. Química Nova , v. 36 (10), p. 1570-1576, 2013.
18. SCHEPMANN, H.G., HUGHES, L.A. Chemical Research Writing: A Preparatory Course for Student Capstone Research. Jounal of Chemical Education., v.83, n.7, 1024, 2006.
19. SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisa para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio 1995.
20. SCHNETZLER, R.P. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, n.1, p. 14-24, 2002.
21. SCHNETZLER, R.P. A Pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, v. 20, p. 49-54, 2004.
22. SERRANO, G. P. Investigación cualitativa: Retos e Interrogantes, II Técnicas y análisis de datos. Madrid: Editorial La Muralla, 1994.
23. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
24. SCHEPMANN, H.G., HUGHES, L.A. Chemical Research Writing: A Preparatory Course for Student Capstone Research. Jounal of Chemical Education., v.83, n.7, 1024, 2006.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
A avaliação da disciplina consistirá na análise de um Pré-projeto de pesquisa em Ensino de Química a ser desenvolvido pelo pós-graduando como síntese final das discussões realizadas na disciplina e diagnóstico da apropriação dos elementos típicos de uma pesquisa dentro da especificidade da área de Ensino de Química, configurando-se como único instrumento avaliativo previsto na disciplina.
Serão atribuidos os conceitos:
I – A – Excelente, com direito a crédito;
II – B – Bom, com direito a crédito;
III – C – Regular, com direito a crédito;
IV – R – Reprovado, sem direito a crédito.
Os conceitos a serem atribuidos estarão condicionados aos seguintes critérios para análise do pré-projeto:
(1) Presença de todos os elementos estruturais característicos de um projeto de pesquisa; (2) Apropriação das normas vigentes da ABNT; (3) Coerência entre os campos do projeto de pesquisa; (4) Adequação, qualidade, autoria e apropriação expressos na escrita de cada um dos campos constitutivos do projeto de pesquisa.
A identificação de projetos de pesquisa estruturados por meio de cópias de outras produções sem a devida citação direta ou indireta, descaracterizando uma autoria mínima ao projeto de pesquisa, terão sua nota zerada.