Abordagens Tecnológicas Atualizadas para o Ensino (ATE)

5936001-2
Pós-Graduação

Origem:

Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Ensino de Química

Vigência

03/11/2022
01/02/2023
01/02/2023
2022-09-29 00:00:00

Carga Horária

4 horas
2 horas
0 horas
90 horas
6
15 semanas

Responsáveis:

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Glaucia Maria da Silva Degrève
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022

Mauricio dos Santos Matos
03/11/2022
06/10/2022
03/11/2022
29/09/2022



Propiciar que os alunos possam reconhecer o computador como mais um recurso de ensino-aprendizagem na sala de aula. Ao final, o aluno conhecerá formas de incluir diferentes estratégias metodológicas nas aulas de química, como por exemplo, jogos, experimentação virtual, realização de fóruns on line, entre outros, por meio da utilização do computador.
Apresentar diferentes AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Definição de expectativas de aprendizagem e planejamento de atividades em AVA.


Na escola do século XXI as novas tecnologias adentram a sala de aula principalmente pela mão dos alunos. Há muito tempo, a lousa e giz deixaram de ser o único recurso utilizado pelos professores. Os ambientes virtuais de aprendizagem representam mais um “espaço”, recurso para o ensino de química. Por meio do uso do computador o professor pode incluir em sua prática aulas experimentais virtuais, jogos, realizar fóruns e debates sobre temas específicos, exibir filmes para posterior discussão, coordenar a entrega de trabalhos, entre outros.
Desta forma, nesta disciplina pretende-se discutir o papel das novas tecnologias no ensino e como estas auxiliam a mediação necessária no processo ensino-aprendizagem em sala de aula. O oferecimento remoto possibilitará a familiarização com ambientes virtuais de amprendizagem e tecnologias digitais que possam futuramente vir a integrar modelos de ensino híbrido.


Tecnologia e Cultura Digital no mundo contemporâneo. O conceito de Mediação.
Contribuições da perspectiva Histórico Cultural. Modalidades e meios mediais.
Mediação semiótica.
Meios e suporte tecnológico para a difusão da ciência. Processos síncronos e assíncronos.
Educação e mobilidade.
O rádio na educação: história e desafios.
O potencial das redes sociais. Podcasting de áudio e vídeo. Os ambientes virtuais de aprendizagem.
Cinema e educação. Produção fotográfica e autoria.
Aplicativos com recursos 3D: simulação e representação. Jogos educativos.
Tecnologia e novas estratégias de avaliação. Atividades coordenadas pelo NEaD-UFRJ.


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30. Vygotsky, L. A.; Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


A avaliação será formativa, de maneira que na maioria das aulas serão propostas atividades, como por exemplo, produção de mapas mentais, produção de slides (usando a lousa digital), apresentação de seminários presenciais ou virtuais, produção de textos, entre outros. Cada atividade proposta ao longo da disciplina terá atribuída nota de 0 a 10 pontos. A nota final da disciplina será a média aritmética das notas obtidas nas atividades propostas ao longo do semestre. Conforme a nota numérica serão atribuidos os conceitos da seguinte forma:
nota de 8,1 a 10,0 – conceito A – Excelente, com direito


1. A presente disciplina ocorrerá no sistema de aulas presenciais (67%) e aulas não presenciais (33%);

2. As aulas presenciais serão realizadas durante quatro horas semanais;

3. As aulas não presenciais serão realizadas de forma síncrona, pelo Google Meet, durante duas horas semanais;

4. Todo material será disponibilizado em formato PDF e inserido, como as demais atividades, na plataforma e-disciplinas da USP;

5. As interações entre alunos e com os professores serão incentivadas nos grupos que serão formados utilizando as ferramentas do próprio Google Meet durante a maior parte das aulas síncronas, no grupo de Whatsapp formado entre alunos e professores e em forum assíncrono realizado ao menos uma vez ao longo da disciplina;

6. Serão utilizadas metodologias ativas como estudo de casos e aprendizagem baseada na resolução de problemas;

7. O controle da frequência será feito por meio de assinatura em folha de registro durante as aulas presenciais e a partir do formulário de registro do Google Meet para as aulas síncronas;

8. Nas atividades não presenciais será solicitado aos alunos que mantenham abertos suas câmeras e áudio (microfone) durante as atividades de discussão e apresentações relativas à disciplina;

9. As avaliações serão realizadas com base nas atividades realizadas em aula a partir do uso de ferramentas como Jamboard e Miro e em avaliações feitas pelo Socrative ou Kahoot, além da apresentação de seminários e da produção de materiais;

10. Desde o início da disciplina, serão apresentados aos alunos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que serão usados nas atividades e quais salas com infraestrutura de multimídia estarão disponíveis para serem usadas.

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