Docência no Ensino Superior: Aspectos Didáticos e Pedagógicos

5935922-4
Pós-Graduação

Origem:

Física Aplicada à Medicina e Biologia
Física Aplicada à Medicina e Biologia

Vigência

28/06/2019
28/06/2019
2019-06-24 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
3 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsáveis:

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
28/06/2019
28/06/2019
28/06/2019
24/06/2019

Glaucia Maria da Silva Degrève
28/06/2019
28/06/2019
28/06/2019
24/06/2019

Yassuko Iamamoto
28/06/2019
28/06/2019
28/06/2019
24/06/2019



Subsidiar o aluno de pós-graduação para atuação como docente no ensino superior, contribuindo para o entendimento das questões pedagógicas e didáticas, articuladas com o conteúdo específico, que serão vivenciadas no exercício da docência.
Apontar as principais formas de atuação de um professor, discutindo experiências docentes específicas.
Possibilitar o reconhecimento teórico-prático da organização de uma disciplina de graduação, baseado nas diretrizes curriculares nacionais e nas concepções educacionais que permeiam um projeto pedagógico.


A Preparação Pedagógica é uma das etapas obrigatórias para os alunos de pós-graduação que pretendem participar do estágio supervisionado no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP. Justifica-se, portanto, a criação de uma disciplina que propicie um espaço privilegiado para discussão da natureza da universidade, da docência universitária, dos princípios básicos da metodologia no ensino superior e de outras questões didático-pedagógicas que contribuam para a futura atuação do aluno de pós-graduação no Ensino Superior. Outrossim, como o objetivo maior dos programas de Mestrado e Doutorado é formar docentes/pesquisadores para o ensino superior, no que se refere à capacitação docente é necessária a iniciação do pós-graduando nos temas de Pedagogia e Didática, a fim de que ele possa desenvolver com consciência crítica as suas atividades docentes, inserindo-as no contexto histórico e cultural.


• Histórico do Programa PAE, apresentação da Portaria GR 3588 e das Diretrizes do Programa.
• História e concepções de Universidade: os modelos jesuíta, francês e alemão.
• Histórico do Ensino Superior no Brasil.
• Diretrizes Curriculares Nacionais e projetos políticos pedagógicos de cursos de graduação.
• Metodologia do Ensino Superior: planejamento, objetivos educacionais, seleção de conteúdo, estratégias de ensinagem, avaliação/acompanhamento do processo de aprendizagem.
• Experiências de ensino de professores do ensino superior e suas trajetórias de formação.
• A ética no ensino e na pesquisa.


1- ABREU, M.C. e MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: práticas e princípios teóricos. 13ª ed. São Paulo: Ed. Associados, 1996.
2- ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.
3- BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994.
4- BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, 1995.
5- BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
6- CAMPOS, E. S. História da Universidade de São Paulo. São Paulo: Saraiva, 1954.
7- CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986.
8- CUNHA, M.I. da. O bom professor e sua prática. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1992.
9- DELORS, J. (org.) Educação: um tesouro a descobrir (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI). 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
10- GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
11- MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
12- MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
13- MOTOYAMA, S.(org.) USP 70 anos: imagens de uma história vivida. São Paulo: Edusp, 2006.
14- NÉRICI, I. G. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Ibrasa, 1993.
15- PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente, São Paulo, Cortez, 1999.
16- PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
17- SEVERINO. A.J. (coord). Documento Norteador para as Diretrizes Curriculares dos cursos de formação de Professores. MEC/SESu. Brasília. 1999.
18- SOBRINHO, J. D. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis: Vozes, 2000.
19- VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
20- WITTER, J.S. USP/50 anos: registro de um debate. São Paulo: Edusp, 2006.
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22- STRIKE, K. A. The ethics of teaching. Phi Delta Kappan, 70(2), 156-158, 1988. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20403835?seq=1>.
23- Artigos de periódicos científicos da área de educação.


Apresentação de seminários e trabalhos escritos individuais e/ou em grupos.


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