Tópicos Avançados em Neuroimagem por Ressonância Magnética

5915801-1
Pós-Graduação

Origem:

Física Aplicada à Medicina e Biologia
Física Aplicada à Medicina e Biologia

Vigência

06/06/2024
06/06/2024
2024-06-03 00:00:00

Carga Horária

1 horas
2 horas
3 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsáveis:

Carlos Ernesto Garrido Salmon
06/06/2024
06/06/2024
06/06/2024
03/06/2024

Renata Ferranti Leoni
06/06/2024
06/06/2024
06/06/2024
03/06/2024



Fornecer embasamento teórico e desenvolver senso crítico sobre diversos temas relacionados à área de Neuroimagem por Ressonância Magnética, abrangendo desde métodos de imagens a aplicações em doenças neurológicas, com foco em tópicos avançados e atuais.


Os avanços relacionados as imagens por ressonância magnética (IRM) são contínuos e abrangem tanto novos métodos de aquisição e processamento, quanto aplicações em diferentes doenças. A velocidade destes avanços, bem como seu caráter multidisciplinar, exige pesquisa, leitura e estudo constantes dos tópicos relacionados à IRM. É usual o envolvimento do estudante em métodos e aplicações restritos ao tema de sua pesquisa. Porém, é importante que o estudante tenha uma visão mais ampla das técnicas e suas aplicações. O objetivo da disciplina é aumentar o conhecimento dos estudantes em relação a tópicos avançados de IRM no estudo do cérebro humano, por meio da discussão de trabalhos atuais que propões novas metodologias e aplicações clínicas.


Parte 1 – Métodos
- Técnicas estruturais
- Técnicas funcionais
- Inteligência artificial

Parte 2 - Aplicações
- Tumores
- Envelhecimento saudáveis
- Doenças cerebrovasculares: acidente vascular cerebral, doença de pequenos vasos
- Doenças neurodegenerativa: doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia
- Doenças psiquiátricas: esquizofrenia, depressão maior, ansiedade, transtorno bipolar e déficit de atenção


1- Brown R.W, Cheng Y-C.N., Haacke E.M., Thompson M.R., Venkatesan R. Magnetic resonance imaging: physical principles and sequence design. New Jersey, Wiley, 2014.
2- Toft P. Quantitative MRI of the brain: measuring changes caused by disease. Chichester, John Wiley & Sons Ltd, 2003.
3- Berg J.P., Behrens T.E.J. Diffusion MRI: from quantitative measurement to in vivo anatomy, London, Academic Press, 2009.
4- Barker P., Golay J., Zaharchuk G. Clinical Perfusion MRI: Techniques and Applications. Cambridge University Press; New edition, 2013.
5- Jezzard P., Matthews P.M., Smith S. M. Functional MRI: an introduction to methods. New York, Oxford University Press, 2001.
6- HAACKE E.M., Reichenbach J.R. Susceptibility weighted imaging in MRI: basic concepts and clinical applications. New Jersey, Wiley, 2011.
7- Artigos científicos.


A avaliação dos alunos será baseada em resumos críticos dos artigos (R) e apresentação de seminário sobre um artigo (S). Média Final = 0,5 R + 0,5 S; no qual R e S representam, respectivamente, resumos e seminário. Sendo os conceitos expressos como:
A – Excelente, com direito a crédito (nota igual ou superior a 8,0);
B – Bom, com direito a crédito (nota de 7,9 a 7,0);
C – Regular, com direito a crédito (nota 6,9 a 6,0);
R – Reprovado, sem direito a crédito (abaixo de 6,0).


As aulas semanais serão divididas em duas partes. Na primeira parte, o docente apresentará uma visão geral sobre o tópico de estudo. Na segunda parte, será realizada a apresentação de um artigo selecionado previamente. Esse artigo deverá ser lido por todos os estudantes, sendo que um estudante (ou mais, dependendo do número de matriculados) deverá apresentar e moderar a discussão. O método de avaliação será baseado na apresentação do artigo e em resumos críticos que todos os estudantes devem fazer dos artigos apresentados.

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