Ultrassom Aplicado à Medicina e Biologia

5915797-1
Pós-Graduação

Origem:

Física Aplicada à Medicina e Biologia
Física Aplicada à Medicina e Biologia

Vigência

02/12/2021
02/12/2021
2021-11-24 00:00:00

Carga Horária

2 horas
2 horas
6 horas
120 horas
8
12 semanas

Responsáveis:

Antonio Adilton Oliveira Carneiro
02/12/2021
02/12/2021
02/12/2021
24/11/2021

Théo Zeferino Pavan
02/12/2021
02/12/2021
02/12/2021
24/11/2021



Esta disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos conhecimentos científicos e tecnológicos do ultrassom aplicado à medicina e biologia. Serão abordadas tanto técnicas de diagnóstico por imagem como de terapia por meio de aulas teóricas e práticas.


Atualmente, o ultrassom é uma das técnicas mais usadas no diagnóstico e terapia clínica. Os avanços tecnológicos e científicos das últimas décadas têm contribuído para o constante aperfeiçoamento da qualidade dos sistemas baseados em ultrassom para aplicação na saúde. Consequentimente, ampliando o escopo de suas aplicações tanto no diagnóstico por imagem como em técnicas de terapia. Por ser uma ferramenta não invasiva e que proporciona avaliação funcional de diferentes estruturas internas do corpo humano em tempo real e conduzido pelo próprio profissional de saúde, o ultrassom tem se tornado uma das tecnologias mais desejadas no ambiente clínico. Embora seja uma tecnologia não invasiva, é preciso controle de qualidade no seu desenvolvimento e aplicação para garantir a potência acústica correta e a boa qualidade dos resultados em cada procedimento clínico para evitar danos ao paciente. Sendo assim, o domínio dos princípios físicos e tecnológicos do ultrassom, bem como dos processos envolvidos nas diferentes modalidades de terapia e diagnóstico, proporciona uma formação científica de extrema importância para o profissional que atua na área de física aplicada à medicina e biologia.


1. Princípios físicos do ultrassom;
2. Geração e propagação da onda ultrassônica;
3. Transdutores;
4. Princípios tecnológicos dos equipamentos de ultrassom terapêutico e de diagnóstico;
5. Cavitação acústica;
6. Métodos terapêuticos;
7. Modalidades de imagem;
8. Métodos quantitativos;
9. Imagens moleculares;
10. Bioefeitos
11. Tecnologias ultrassônicas emergentes;


1. Essencial of Ultrasound Physics. James Zagzebski, Editopra Mosby, 1996;
2. Diagnostic Ultrasound: Imaging and Blood Flow Measurements. K. Kirk Shung. Taylor & Francis Group, 2006.
3. Diagnostic Ultrasound Imaging: In and Out; Thomas L Szabo, Elsevier, 2004
4. Fundamentals of Acoustics (fourth edition); Lawrence E. kinsler, Austin R. Frey, Alan B. Coppens, James V. Sanders (2000). Editora John Wiley & Sons.
5. Ultrasonics (Medical physics handbook 1) ; Woodcock (1979)
6. Ultrasound Physics and Instrumentation (second Edition); David L. Hykes, Wayne R. Hedrick, Dale starchman (1992); editora: Mosby year Book.
7. Physical principles of medical ultrasonics; P.N.T.Wells;(1977); editora: Academic Press.


Relatórios das atividades experimentais;
Um seminário de um tema livre relacionado aos tópicos da disciplina;

Conceito Final: Será atribuído como sendo 50% do conceito dos relatórios e 50% do conceito do seminário.


O PPG/FAMB e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.

Modalidade de ensino: Presencial; Remoto; x Híbrido;

Porcentagem não presencial (0-100%): 40%

As aulas não presenciais serão: x Síncronas; Assíncronas

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
Aulas presenciais: Consistirão em atividades práticas em laboratório e visitas aos laboratórios de pesquisa.
Aulas remotas: Consistirão em aulas interativas para abordagem teórica do conteúdo; análise e apresentação dos resultados experimentais e seminários;

Detalhamento do material que será disponibilizado para o aluno:
Desde o início das atividades do curso, será avaliado e apresentado aos alunos todas as opções de acesso à plataforma de suporte para atividades remotas. Serão disponibilizadas salas de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos, bem como todos os materiais oferecidos pelo Programa para o desenvolvimento das atividades programadas.

Plataforma a ser utilizada:
Serão usadas plataformas que a Universidade disponibiliza para essas atividades tais como Google Meet, Zoom e e-disciplinas.

Descreva sobre a necessidade da presença do aluno e/ou professor na Universidade:
As aulas presenciais acontecerão com a presença de ambos (professores e alunos) na universidade.

Descrição da interação entre aluno e professor (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat, etc.):

A frequência de interação entre professor e aluno será de 4h/semana dividido em 2 aulas de 2h cada. As aulas práticas serão em laboratórios e as aulas teóricas serão via plataformas como Google Meet e Zoom. Os alunos poderão procurar os professores em horários alternativos tanto de maneira presencial como por e-mail.

Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas:
O controle de frequência será por meio de assinatura em folha de registro durante as aulas presenciais e por controle digital nas plataformas para as aulas remotas.

Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos alunos:
O uso de microfone será obrigatório para participação das aulas. O uso de câmera é facultativo.

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