Fornecer aos alunos da pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia uma visão geral de temas, áreas e técnicas em Física Médica que está na vanguarda do conhecimento.
O programa de pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia engloba uma grande variedade de temas e áreas de pesquisa. Ainda que todas essas áreas estejam relacionadas ao desenvolvimento de aplicações em Medicina e Saúde, as técnicas e tecnologias envolvidas em cada uma dessas áreas podem ser bastante diferentes. Assim, uma visão geral pode fornecer aos alunos o repertório de conhecimentos e técnicas necessários para um melhor desenvolvimento de seus projetos de pós-graduação. Tópicos atuais de pesquisa deverão ser o foco principal dessa disciplina.
Tópicos selecionados em: Biofísica; Física das Radiações; Radiologia Médica; Dosimetria; Proteção Radiológica; Fotobiofísica; Física Biológica; Sistemas complexos em Medicina e Saúde; Biomagnetismo; Ressonância Magnética; Ultrassom; Modelagem de sistemas biológicos.
Hobbie, R. K. & Roth, B. J., Intermediate Physics for Medicine and Biology, 4ª Edição, Springer, 2007.
Benedek, G. B. & Villars, F. M. H., Physics with Illustrative Examples from Medicine and Biology, Volumes 1,2 E 3, 2ª Edição, Springer-Verlag New York, 2000.
Jacobson, B. & Webster, J.G., Medicine and Clinical Engineering. Prentice Hall, Inc. New Jersey,1977.
Artigos científicos selecionados e atuais acerca do conteúdo da disciplina.
A nota final será dada como a média aritmética das notas em exercícios e atividades realizadas ao longo da disciplina.
Sendo os conceitos expressos como:
A – Excelente, com direito a crédito (nota igual ou superior a 9,0);
B – Bom, com direito a crédito (nota de 8,0 a 7,0);
C – Regular, com direito a crédito (nota 6,9 a 6,0);
R – Reprovado, sem direito a crédito (abaixo de 6,0).