Proporcionar ao aluno conceitos de termodinâmica que serão aplicados a sistemas biológicos, com ênfase em proteínas, e que envolvam aspectos que vão desde os fatores determinantes para a estrutura de moléculas biológicas até aqueles que regulam suas interações.
Esta disciplina procura estabelecer conceitos termodinâmicos básicos para o entendimento de fenômenos associados à estrutura e interações entre moléculas de interesse biológico dando ao aluno de formação prévia diversificada (físicos, químicos, biólogos, farmacêuticos) a possibilidade de adquirir conhecimento aplicável em várias situações a serem encontradas na interface da Física/Química/Biologia.
Termodinâmica molecular: Mecanismos moleculares - potenciais moleculares e interações elotrostáticas; Estabilização das interações em macromoléculas: estrutura de proteínas; Minimização de energia, dinâmica molecular, entropia, efeito hidrofóbico, outras interações presentes em estruturas de proteínas (pontes salinas, ligações de hidrogênio, pontes dissulfeto)
Estatística configuracional de cadeias poliméricas. Cálculo de propriedades dependentes da conformação; a cadeia "random walk"; a cadeia com rotação livre; cálculos para polipeptídeos.
A transição "helix-coil". Tratamento termodinâmico da transição; funções de partição para o equilíbrio conformacional; o modelo do ziper; método da função de partição.
Enovelamento de proteínas.Transições conformacionais; obtenção dos parâmetros termodinâmicos:modelo de dois estados; estudos de equilíbrio; estudos cinéticos; interpretação de cinética bifásica.
Cinética da interação com ligantes.Reações unimoleculares;reações biomoleculares;mecanismos de Michaelis-Menten;cinética de estados em equilíbrio;princípios termodinâmicos de cinéticas de relaxação;caso da ribonuclease.
Regulação da atividade biológica. Enzimas alostéricas;modelos MWC e KNF; hemoglobina.
CANTOR, C. R.; SCHIMMEL, P. R. - Biophysical chemistry: part III. San Francisco: W.H.Freeman,1980.
HOLDE, K.E.; JOHNSON, W.C. Principles of physical biochemistry. Upper Saddle River,NJ.: Prentice Hall, 1998.
NELSON, PHILIP. Física Biológica: Energia, Informação, Vida. Guanabara-Koogan, 2006.
HAYNIE, D. T. Biological Thermodynamics, Cambridge University Press, 2008.
HAMMES, G. G. Thermodynamics and Kinetics for the Biological Sciences, San Val, 2000.
OBSERVAÇÕES: O PPG/FAMB e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.
Duas avaliações individuais na forma de provas escritas e/ou apresentação de trabalho. A média final ser calculada como média aritmética das provas escritas e/ou trabalhos. Os conceitos corresponderão aos seguintes intervalos de notas: A -10,0 até 8,5; B – 8,4 até 6,0; C – 6,0 até 5,0. Abaixo da nota 5,0, o aluno estará reprovado.
Modalidade de ensino: Presencial; Remoto; X Híbrido;
Porcentagem não presencial (0-100%): as aulas serão 100% híbridas
As aulas não presenciais serão: X Síncronas; Assíncronas
Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
As aulas serão híbridas em sua totalidade. Ou seja, o aluno presencial e online terão as mesmas atividades durante as aulas e os mesmo plantões tira-dúvida em horário extra.
Detalhamento do material que será disponibilizado para o aluno:
As aulas serão gravadas e os vídeos disponibilizados.
Plataforma a ser utilizada: Google Meet
Descreva sobre a necessidade da presença do aluno e/ou professor na Universidade: as aulas serão híbridas, portanto, os alunos online não precisarão estar na universidade.
Descrição da interação entre aluno e professor (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat, etc.): as interações ocorrerão durante a aula e em horário extra via encontros em sala virtual da plataforma Google Meet.
Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas: será usado o controle de acesso do Google Meet para os alunos online e a lista tradicional para os alunos presenciais.
Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos alunos: os alunos online deverão ter, pelo menos, o microfone disponível.
O PPG/FAMB e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.