Apresentar aos alunos temas avançados em Neurociência Computacional.
A Neurociência Computacional é uma área que evolui muito rapidamente, utilizando diferentes técnicas e ferramentas da matemática, da física e da ciência da computação para modelar e estudar o cérebro. Conhecimentos básicos sobre a Neurociência Computacional não são suficientes para que um aluno de pós-graduação possa acompanhar os desenvolvimentos recentes na área. O propósito desta disciplina é levar o aluno a aprofundar o seu conhecimento sobre temas atuais em Neurociência Computacional, indo além do que é oferecido nas disciplinas introdutórias sobre o assunto.
1. Métodos de modelagem de neurônios individuais. 2. Métodos de modelagem de redes de neurônios. 3. Métodos de modelagem de plasticidade sináptica. 4. Métodos de análise e modelagem de atividade neural.
1. Bard Ermentrout, G. & Terman, D. H., Mathematical Foundations of Neuroscience, Springer, New York, 2010
2. Shepherd, G. M. & Grillner, S. (Eds.), Handbook of Brain Microcircuits, Oxford University Press, 2010
3. Ascoli, G. A. (Ed.), Computational Neuroanatomy: Principles and Methods (paperback edition), Humana Press, Totowa, NJ, 2010.
4. Izhikevich, E. M., Dynamical Systems in Neuroscience, MIT Press, Cambridge, MA, 2007.
5. Stuart, G., Spruston, N. & Häuser, M. (Eds.), Dendrites, second edition, Oxford University Press, Oxford, 2008.
6. Buzsáki, G., Rhythms of the Brain, Oxford University Press, Oxford, 2006.
Além dos livros acima, serão escolhidos artigos originais ou de revisão publicados em revistas especializadas para discussão com os alunos. As revistas a serem consultadas são: Journal of Computational Neuroscience, Neural Computation, PLoS Computational Biology, Frontiers in Computational Neuroscience, Frontiers in Neuroinformatics, Biological Cybernetics, Journal of Neurophysiology, Neuron, Journal of Neuroscience e Nature Reviews Neuroscience.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Cada aluno deverá escolher um tópico dos livros da bibliografia e entregar uma monografia de revisão sobre ele. Os alunos também deverão apresentar seminários de revisão crítica sobre artigos selecionados das revistas indicadas. O conceito final será uma média ponderada da nota da monografia de revisão (peso de 60%) e da nota média dos seminários (peso de 40%).