Imagem por Ressonância Magnética Quantitativa

5915772-4
Pós-Graduação

Origem:

Física Aplicada à Medicina e Biologia
Física Aplicada à Medicina e Biologia

Vigência

01/12/2022
01/12/2022
2022-11-23 00:00:00

Carga Horária

4 horas
1 horas
4 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Carlos Ernesto Garrido Salmon
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
23/11/2022

Renata Ferranti Leoni
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
23/11/2022



A disciplina tem como objetivo principal dar uma visão mais aprofundada do uso da Imagem por Ressonância Magnética como técnica quantitativa em diferentes problemas vinculados à Física Aplicada à Medicina e Biologia.


A imagem por ressonância magnética sofreu grandes avanços nas últimas décadas, adquirindo recursos crescentes que fazem desta modalidade de imagem uma ferramenta indispensável na pesquisa em Física Aplicada à Medicina e Biologia com vários métodos quantitativos. A riqueza destes métodos juntada ao não uso de radiação ionizante permite responder perguntas de natureza estrutural e/ou funcional de grande relevância em sistemas vivos. Entre eles podemos citar: imagem funcional em RM, espectroscopia, relaxometria, difusão, perfusão, transferência de magnetização, dentre outros. A velocidade destes avanços, bem como seu caráter multidisciplinar, faz com que a sua utilização e entendimento passem por uma visão geral da técnica de Ressonância Magnética. Desse modo, é importante uma discussão abrangente sobre estas técnicas em um panorama interessante para proporcionar um melhor entendimento na aplicação das mesmas em alguns dos problemas enfrentados pelos alunos nas suas pesquisas em sistemas biológicos. De forma especifica em cada tópico será comentado como tratar os dados envolvidos e discutidos os principais fatores que afetam a acurácia e precisão em cada técnica ao ser usada como ferramenta quantitativa.


1. Mecanismos de Contraste em Imagens por Ressonância Magnética.
2. Princípios de Formação de Imagens por Ressonância Magnética.
3. Relaxometria. Aplicações.
4. O contraste BOLD. Aplicações da fMRI.
5. Transferência de Magnetização. Aplicações.
6. Difusão. Aplicações.
7. Perfusão. Aplicações.
8. Espectroscopia localizada. Aplicações.
9. Imagem de fase como elemento de contraste. Aplicações.
10. Phantoms e controle de qualidade.


1. Haacke, E.M. et al. Magnetic Resonance Imaging Physical Principles and Sequence Design. New York, John Wiley & Sons, 2001.
2. Tofts P. Quantitative MRI of the brain: measuring changes caused by disease. Chichester, John Wiley & Sons Ltd, 2003.
3. Jezzard P., Matthews P.M., Smith S. M. Functional MRI : An Introduction to Methods. New York, Oxford University Press, 2001.
4. Berg J.P., Behrens T.E.J. Diffusion MRI: From quantitative measurement to in vivo anatomy, London, Academic Press, 2009.
5. de Graaf R.A. In Vivo NMR Spectroscopy: Principles and
Techniques, Chichester, John Wiley & Sons Ltd, 2007.
6. Scientific papers.


For all students (with face-to-face or remote class), the evaluation will be done through an Oral Test and a Seminar (with oral part and written report, using a theme defined at the beginning of the course). The final grade will be assigned considering the same weight for both (Oral Test and Seminar).


O PPG/FAMB e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.
Modalidade de ensino: Presencial; Remoto; X Híbrido;

Porcentagem não presencial (0-100%): até 50%

As aulas não presenciais serão: X Síncronas; Assíncronas

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
Os docentes responsáveis pela disciplina irão ministrar as aulas teóricas de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente nos dias e horários propostos de acordo com a grade horária do programa de pós-graduação. Além disso, irão recomendar artigos científicos relacionados aos tópicos da disciplina para complementar o estudo.

Detalhamento do material que será disponibilizado para o aluno:
Serão disponibilizados os slides da aula e artigos científicos complementares.

Plataforma a ser utilizada:
Google Meet para as aulas remotas e Moodle USP (e-disciplinas) para disponibilizar o material.

Descreva sobre a necessidade da presença do aluno e/ou professor na Universidade:
Por ser uma disciplina híbrida, o professor e pelo menos 50% da turma deverão estar presentes na Universidade. Alunos de outros programas de pós-graduação, com preferência para aqueles externos ao campus de Ribeirão Preto, poderão participar das aulas remotamente.

Descrição da interação entre aluno e professor (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat, etc.):
Os alunos irão interagir com o professor durante as aulas que serão síncronas. Se necessário, poderão entrar em contato com o professor por e-mail ou chat no Moodle USP.

Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas:
O professor registrará a frequência de todos os alunos (com acompanhamento presencial ou remoto) através de chamada oral.

Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos alunos:
O uso de câmera e microfone será necessário por parte dos alunos para a realização da Prova Oral e apresentação do Seminário.

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