Neuroimagem Funcional por Ressonância Magnética

5915768-5
Pós-Graduação

Origem:

Física Aplicada à Medicina e Biologia
Física Aplicada à Medicina e Biologia

Vigência

01/12/2022
01/12/2022
2022-11-23 00:00:00

Carga Horária

2 horas
3 horas
5 horas
60 horas
4
6 semanas

Responsáveis:

Carlos Ernesto Garrido Salmon
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
23/11/2022

Renata Ferranti Leoni
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
23/11/2022



A disciplina tem como objetivo principal dar uma visão mais aprofundada de aspectos metodológicos e de aplicações recentes da imagem funcional por ressonância magnética (sigla em inglês, fMRI).


A neuroimagem por ressonância magnética sofreu grandes avanços nas últimas décadas, adquirindo recursos crescentes, tais como os métodos de imagem funcional em RM, espectroscopia, angiografia por RM, dentre outras. A velocidade destes avanços, bem como seu caráter multidisciplinar, faz com que a sua utilização e entendimento passem por uma visão geral do assunto. Desse modo, é importante uma discussão abrangente sobre essa técnica em um panorama interessante para proporcionar um melhor entendimento de sistemas biológicos, em especial dada a possibilidade que ela trás de estudar o cérebro de modo totalmente não-invasivo.


1. Princípios de Formação de Imagens por Ressonância Magnética 2. Mecanismos de Contraste em Imagens por Ressonância Magnética 3. O contraste BOLD 4. Propriedades temporais e espaciais da fMRI 5. Pré-processamento de fMRI 6. Desenho experimental em fMRI 7. Análise Estatística em fMRI 8. Aplicações da fMRI


1. Functional Magnetic Resonance Imaging by Scott A. Huettel, Allen W. Song and Gregory McCarthy. 3rd edition, Sinauer Associates, 2014.
2. Functional MRI: An Introduction to Methods by Peter Jezzard, Paul M. Matthews and Stephen M. Smith. Oxford University Press, 2002.
3. Introduction to Functional Magnetic Resonance Imaging: Principles and Techniques by Richard B. Buxton. 2nd edition, Cambridge University Press, 2014.
4. Handbook of Functional Neuroimaging of Cognition (Bradford Books) by Roberto Cabeza and Alan Kingstone. 2nd edition, MIT Press, 2002.


Para todos os alunos (com acompanhamento presencial ou remoto), a avaliação será feita através de uma Prova Oral e um Seminário (com parte oral e relatório escrito, usando um tema definido no começo do curso). O conceito será atribuído considerando o mesmo peso para ambos (Prova Oral e Seminário).


O PPG/FAMB e os professores responsáveis desta disciplina adotarão medidas para garantir a todos os alunos da turma o acesso à plataforma, material e conteúdo. No início da disciplina os professores responsáveis dialogarão com os alunos da turma sobre eventual necessidade de oferecer infraestrutura disponível na unidade para garantir o acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.
Modalidade de ensino: Presencial; Remoto; X Híbrido;

Porcentagem não presencial (0-100%): até 50%

As aulas não presenciais serão: X Síncronas; Assíncronas

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
Os docentes responsáveis pela disciplina irão ministrar as aulas teóricas de forma híbrida, ou seja, presencialmente e remotamente nos dias e horários propostos de acordo com a grade horária do programa de pós-graduação. Além disso, irão recomendar artigos científicos relacionados aos tópicos da disciplina para complementar o estudo.

Detalhamento do material que será disponibilizado para o aluno:
Serão disponibilizados os slides da aula e artigos científicos complementares.

Plataforma a ser utilizada:
Google Meet para as aulas remotas e Moodle USP (e-disciplinas) para disponibilizar o material.

Descreva sobre a necessidade da presença do aluno e/ou professor na Universidade:
Por ser uma disciplina híbrida, o professor e pelo menos 50% da turma deverão estar presentes na Universidade. Alunos de outros programas de pós-graduação, com preferência para aqueles externos ao campus de Ribeirão Preto, poderão participar das aulas remotamente.

Descrição da interação entre aluno e professor (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat, etc.):
Os alunos irão interagir com o professor durante as aulas que serão síncronas. Se necessário, poderão entrar em contato com o professor por e-mail ou chat no Moodle USP.

Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas:
O professor registrará a frequência de todos os alunos (com acompanhamento presencial ou remoto) através de chamada oral.

Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos alunos:
O uso de câmera e microfone será necessário por parte dos alunos para a realização da Prova Oral e apresentação do Seminário.

Página Anterior