Nesta disciplina serão discutidos os princípios gerais, conceitos básicos das interações entre espécies de insetos (insetos-insetos, insetos e outros grupos) sob a perspectiva de Redes de Interação. Também serão desenvolvidas habilidades práticas para a realização de estudos experimentais e analise de dados sobre interações ecológicas entre insetos e insetos, e insetos e outros grupos, como por exemplo polinização, predação, competição, herbivoria, etc. Ao final da disciplina espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar e entender os efeitos das interações ecológicas entre espécies de insetos sob a perspectiva de redes de interação.
As interações entre espécies são bons modelos para investigar ambientes naturais e modificados, uma vez que sua conservação pode ser mais importante para a manutenção da biodiversidade e de serviços ecológicos do que a preservação de espécies isoladas (Forup & Memmott 2005). Mudanças antrópicas nos habitats naturais afetam espécies e suas interações simultaneamente, por isso, as redes de interações são descritores úteis de sistemas ecológicos e fornecem um quadro conceitual acurado para avaliar as consequências das perturbações nas comunidades ecológicas face às mudanças ambientais (Bascompte 2009a). Estudos de conservação geralmente visam a preservação da diversidade de espécies. Contudo, a extinção de espécies pode levar à perda das interações e conduzir à extinção de um, ambos ou todos os parceiros da interação. Portanto, não considerar as redes ecológicas dentro das quais uma espécie ameaçada está incorporada pode levar a medidas de gestão contraproducentes (Tylianakis et al. 2010). Estudos sobre redes ecológicas permitem uma melhor avaliação dos efeitos de mudanças de habitat sobre a perda de biodiversidade e podem fornecer suporte para a conservação das espécies e dos ambientes (Sabatino et al. 2010).
A disciplina aborda desde questões relacionadas às interações entre espécies de insetos e entre insetos e outros grupos, à biologia da conservação sob a perspectiva de redes de interações bióticas. Nas aulas teóricas são tratados temas específicos e atuais para a área de conhecimento e discutidas questões teóricas diversas em ecologia de interações e redes de interação bióticas baseadas em publicações científicas clássicas e recentes. Nas aulas práticas são realizados exercícios e demonstrações de exemplos, perguntas e estudos de caso bem como, a elaboração de mini-projetos, cujos resultados são apresentados pelas equipes de estudantes ao final do curso. De modo a possibilitar que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para entender e usar as ferramentas de estudos sobre interações entre espécies de insetos sob a perspectiva de redes bióticas.
Aulas Teórica-Práticas:
1. Conceito de Redes de Interação entre espécies.
2. Evolução das interações entre espécies, redes filogenéticas e co-evolução de grupos.
3. Interações Ecológicas entre insetos e entre insetos e outros grupos.
4. Variação espaço-temporal nas redes de interação entre insetos.
5. Perguntas científicas envolvendo redes de interação entre insetos.
6. Coleta de dados para analise de redes de interação quantitativas e qualitativas.
7. Métricas de redes de interação entre insetos I.
8. Métricas de redes de interação entre insetos II.
9. Uso de software e ferramentas para analise de redes de interação entre insetos.
10. Redes de interação e implicações para conservação biológica.
BARABASI, Albert-Laszlo. 2009. Linked - a nova ciência dos networks. Leopardo editora, São Paulo.
NEWMAN, Mark, BARABASI, Albert-Laszlo, & WATTS, Duncan J. 2006. The Structure and Dynamicsof Networks. Princeton University Press, Princeton.
BEGON, M., TOWNSEND, C. & HARPER, J. L. 2007. Ecologia – de indivíduos a ecossistemas. ArtMed, Porto Alegre.
RICKLEFS, R. E. 2010. A Economia da Natureza. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas teóricas e atividades práticas, apresentação do mini-projeto (60%) e entrega de relatório final, na forma de projeto ou artigo cientifico (40%).