Preparar o aluno para publicar trabalhos, desde o planejamento inicial da pesquisa, até a escolha da revista, e a redação final do trabalho.
A baixa produção científica e o pouco impacto das publicações produzidas são consequências de falhas no planejamento dos trabalhos e no preparo dos alunos.
1 Introdução a redação científica
2 Títulos
3 Resumos
4 Introdução
5 Materiais e Métodos
6 Resultados
7 Tabelas e Figuras
8 Bibliografia
9 Bibliografia informatizada
10 Estatística
11 Discussão
12 Estratégias para publicar
13 Revisão dos Resumos
14 Usando IA para escrever e editar
15 Clarity and structure for the first drafts of your research papers
Borja, A. (2021). 11 steps to structuring a science paper editors will take seriously. https://www.elsevier.com/connect/11-steps-to-structuring-a-science-paper-editors-will-take-seriously
De Jong, D. 2024. Planejamento e publicação de pesquisas científicas. Website da disciplina: rge.fmrp.usp.br/publica/
Hoogenboom, B. J., & Manske, R. C. (2012). How to write a scientific article. International journal of sports physical therapy, 7(5), 512–517.
Iskander, J. K., Wolicki, S. B., Leeb, R. T., & Siegel, P. Z. (2018). Successful Scientific Writing and Publishing: A Step-by-Step Approach. Preventing chronic disease, 15, E79. https://doi.org/10.5888/pcd15.180085
Matthews, J.R.; Bowen, J.M.; Matthews, RW. 1996. Successful Scientific Writing. Cambridge University Press. 181 pp.
https://assets.cambridge.org/97811076/91933/frontmatter/9781107691933_frontmatter.pdf
Zeiger, M. 2000. Essentials of writing biomedical papers. 2nd Edition. McGraw Hill. 440 pp.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
Parte 1) Preparo e avaliação de trabalhos científicos na sala de aula e online via website. A média destas notas vale 35% da nota final da disciplina, com notas de 0 a 10.
Depois de primeira aula, cada aula tem uma parte teórica e em seguida uma parte pratica onde os alunos devem escrever críticas e sugestões sobre um texto, de acordo com os critérios ensinados no inicio da aula. Estes críticas e sugestões serão entregues ao professor para serem corrigidos com notas de 0 a 10.
Parte 2) Exercícios sobre um trabalho próprio. A média destas notas vale 65% da nota final da disciplina, com notas de 0 a 10.
Durante a disciplina, os alunos vão fazer exercícios sobre um trabalho próprio, que pode ser uma dissertação de mestrado ou outro texto sobre pesquisa que o aluno desenvolveu. Importante que o trabalho seja completo, incluindo título, resumo, resultados, tabelas, figuras, discussão e bibliografia. O trabalho pode ser em português ou inglês. Para alunos que não tenham trabalhos completos para aproveitar, serão indicadas opções que podem incluir trabalhos já publicados, desde que sejam na área de pesquisa do respetivo aluno. Para cada parte do trabalho, por exemplo, o título, o aluno deve postar no website da disciplina a sua contribuição, e em seguida analisar e fazer críticas construtivas sobre as contribuições de outros alunos da disciplina. Cada aluno vai receber feedback sobre o seu trabalho e deve responder as críticas e fazer modificações de acordo. A participação dos alunos neste processo vai ser avaliado pelos professores da disciplina com notas de 0 a 10 para cada exercício.
Será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), recebendo os seguintes conceitos:
De 9,0 a 10,0 = A – Excelente, com direito a crédito;
De 7,0 a 8,9 = B - Bom, com direito a crédito;
De 5,0 a 6,9 = C - Regular, com direito a crédito;
Abaixo de 5,0 = R – Reprovado, sem direito a crédito;
Os alunos aprendam como planejar um trabalho científico, visando desde o início, a sua publicação. Ênfase especial é dada aos problemas comuns encontrados nos trabalhos submetidos à publicação por autores Brasileiros.