Ferramentas Modernas de Ilustração Científica

5925621-1
Pós-Graduação

Origem:

Entomologia
Entomologia

Vigência

07/11/2024
07/11/2024
2024-10-25 00:00:00

Carga Horária

10 horas
15 horas
5 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsável:

Caleb Califre Martins
07/11/2024
07/11/2024
07/11/2024
25/10/2024



Essa disciplina tem por objetivo principal ensinar aos alunos a utilização de diferentes programas de computador para a realização de ilustração científica e edição de imagens.


A ilustração científica é uma ferramenta útil, versátil e poderosa que concilia a arte e a ciência, bem como auxilia no processo de educação, aprendizagem e contribui para o progresso da cultura como um todo. Essa ferramenta é muito utilizada em todas as áreas das ciências e educação, incluindo àquelas relacionadas à biodiversidade, ambiente e saúde. A ilustração científica pode representar aspectos visuais de animais (incluindo humanos), plantas, fungos, bactérias, estruturas gerais e, incluso, processos, o que auxilia na construção de produtos científicos, de ensino e extensão, por exemplo, artigos científicos publicados em periódicos, cartilhas sobre prevenção de doenças e matérias de ensino sobre educação ambiental. Recentemente a ilustração científica tem acompanhado a evolução tecnológica e apresenta ferramentas que podem facilitar sua utilização, tais como os programas Adobe Illustrator®, CorelDRAW®, Adobe Photoshop®, PhotoScape Composer®, entre outros.


I) Histórico da Ilustração: quando e como surgiu, e sua relação com a evolução social.
II) Ferramentas básicas de programas de vetorização de imagens.
III) Funções de programas de vetorização de imagens úteis para a ilustração científica.
IV) Ferramentas básicas de programas de edição de imagens.
V) Funções de programas de edição de imagens úteis para a ilustração científica.

Aulas teóricas e práticas em microcomputador e desenvolvimento de uma ilustração científica final. Treinamento dos alunos para proporcionar sua autonomia em diferentes programas de vetorização e edição de imagens, de modo que possam utilizar essas ferramentas em ensino, pesquisa e extensão.


Adobe team. 2021. User guide of Illustrator. Disponível em: https://helpx.adobe.com/illustrator/userguide.html (03 de dezembro de 2021).
Adobe team. 2021. User guide of Photoshop. Disponível em: https://helpx.adobe.com/photoshop/archive.html (03 de dezembro de 2021). Arteaga, A.A.2011. Guía de aprendizaje Illustrator CS5. Estudios de Informatica
Bredekamp, H.; Dünkel, V.; Schneider, B. 2019. The thechnical image, a history of styles in cientific imagery. Chicago and London: The University of Chicago Press.
Correia, F. 2011. A ilustração científica: “santuário” onde a arte e a ciência comungam. Visualidades 9(2): 221–239.
Pereira, N.S.; Ito, M.N.; Nakagaki, J.M.; Carvalho, E.M. 2017. Ilustração científica: os caminhos entre a arte e a ciência. Realização 4(7): 111–119
Photoscape. 2021. User guide of PhotoScape Composer X. Disponível em: http://x.photoscape.org/help.php (03 de dezembro de 2021).
Porter, C.M. 1995. Essay review: the history of scientific illustration. Journal of History of Biology 28: 545–550.


Ilustração científica e prancha de imagens editada que deverá ser entregue ao final da disciplina.
Cada atividade terá o valor de 0 a 10, e a nota final será uma média simples das duas.
O conceito final da nota será definido pelo seguinte intervalo: 0 – 4,9 (reprovado), 5 – 6,9 (C), 7,0 – 8,9 (B) e 9,0 – 10,0 (A).


Modalidade de ensino: ( ) Presencial; ( X ) Remoto;

Justificativa (no caso de disciplinas de forma remota ou hibrida): As plataformas de ensino remoto proporcionam tecnologias que permitem o desenvolvimento de atividades que dificilmente seriam realizadas presencialmente. Por meio do compartilhamento de tela dos microcomputadores dos alunos e do professor, será possível a discussão mais objetiva de dúvidas que surgem ao longo das aulas.

Porcentagem não presencial (0-100%): 100%

As aulas não presenciais serão: (X) Síncronas; ( ) Assíncronas

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
Todas as atividades serão realizadas de forma remota. O início da aula será teórico, e consiste em apresentar as ferramentas dos principais programas que serão utilizados. Posteriormente, os alunos realizarão exercícios práticos de vetorização e edição de imagens. Ao longo da aula prática serão discutidas as possíveis dúvidas que devem surgir por parte dos alunos.

Detalhamento do material que será disponibilizado para os discentes:
1) Programas de vetorização e edição de imagens.
2) Arquivos bibliográficos nos formatos PDF.
3) Uma apostila construída pelo próprio docente com as principais ferramentas e funções de diferentes programas de vetorização e edição de imagens.
4) Links para páginas da internet que auxiliam na discussão das ferramentas.

Plataforma a ser utilizada:
Google Sala de Aula/ Google meet

Descreva sobre a necessidade da presença dos discentes e/ou docentes na Universidade:
Não será necessário a presença dos discentes na Universidade, pois o docente ministrará as aulas de forma remota.

Descrição da interação entre discentes e docentes (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat etc.):

A interação entre docente e discentes ocorrerá durante as aulas síncronas. Se necessário, ocorrerá interação fora do horário da sala de aula, mediante agendamento prévio. A interação fora do horário de aula se dará por e-mail e/ou aplicativo de mensagens instantâneas (Whatsapp, por exemplo).

Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas:
No início ou meio de cada aula o aluno declara sua presença em um formulário eletrônico, vinculado à plataforma, ficando automaticamente registrados a data/hora e o seu e-mail cadastrado na matrícula

Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos discentes
Será necessário o uso de câmera e microfone pelos alunos, mas sem a obrigatoriedade de mantêlos ligados durante toda a aula.

Página Anterior