- Discutir os estudos mais importantes relevante sobre entomologia;
- Estimular e possibilitar o contato dos alunos com um trabalho de campo imersivo;
- Subsidiar os trabalhos de campo e a produção de estudos científicos sobre insetos;
- Promover a capacitação na formulação de questões e hipóteses sobre insetos no campo;
- Promover a capacitação no delineamento metodológico e execução dos projetos em entomologia;
- Promover treinamento durantes todas as fases de produção do conhecimento científico;
- Estimular a capacidade de observação, a leitura de textos científicos e o trabalho em equipe;
- Promover o intercâmbio através da participação de discente de outras instituições;
- Promover o intercâmbio de conhecimento através da participação de pesquisadores convidados.
Conhecidos como cursos de campo, as disciplinas de campo são usualmente comuns nos Programas de Pós-graduação em Ecologia, onde são fundamentais para a formação prática de futuros pesquisadores. Os cursos de campo mais clássicos no Brasil foram inspirados nos cursos da Organização de Estudos Tropicais (OTS) na Costa Rica. Como um formato imersivo no campo, os cursos de campo trazem muito mais que apenas uma vivência no campo, atuando no ensino e prática do método científico, com foco no modelo hipotético-dedutivo. Sob supervisão de professores(as), os(as) alunos(as) de pós-graduação desenvolvem vários projetos em um curto período de tempo baseados em observações em campo, ainda, coletam e analisam dados e resultados, e finalmente, redigem os relatórios científicos em formato de manuscritos. Na fase final do curso, os(as) alunos(as) projetos científicos individuais e devem entregar também um relatório científico em formato de manuscrito. Acreditamos que está experiência ímpar de campo seja essencial e fundamental para os(as) alunos(as) de pós-graduação em entomologia, visto que os insetos são altamente diversos, omnipresentes, abundantes e funcionalmente importantes nos ecossistemas terrestres e aquáticos. Inúmeras vantagens são esperadas para aqueles alunos(as) que participam dos cursos de campo, são elas: melhoria na capacidade de comunicação científica, oral e escrita; aumento do raciocínio rápido; maior independência acadêmica; entre outros.
Investigação científica em entomologia. Desenho experimental, métodos de coleta e análise de dados. Prática em comunicação científica, oral e escrita. Conceitos de entomologia, ecologia, biologia, comportamento e conservação dos insetos. Fatores bióticos e abióticos que afetam a distribuição, riqueza, comportamento e fisiologia dos insetos. Interações ecológicas entre insetos e outros organismos.
BASICA
Rafael, J.A., Melo, G.A.R.D., Carvalho, C.J.B.D., Casari, S.A., & Constantino, R. (2024). Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. 2ª ed. Editora INPA, Manaus. 880p.
Almeida, L.M.; Ribeiro-Costa, C.S. & Marinoni, L. (1998). Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto, Holos Editora. 78p.
Triplehorn, C.A. & Johnson, N.F. (2016). Estudo dos Insetos. 7ª ed. Cengage Learning, São Paulo, 766p.
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. (2017). Insetos: fundamentos da entomologia. 5ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 460p.
Santos, J. C. & Fernandes, G. W. (2021). Measuring arthropod biodiversity: a handbook of sampling methods. Springer: Charn. 617p.
Schowalter, T.D. (2016). Insect Ecology: An Ecosystem Approach. 4ª ed. Elsevier. 572p.
Price, P., Denno, R.F., Eubanks, M.D., Finke, D.L. & Kaplan, I. (2011). Insect Ecology: Behavior, Populations and Communities. Cambridge University Press. 791 p.
Speight, M.R., Hunter, M.D. & Watt, A.D. (2008). Ecology of Insects: Concepts and Applications. 2ª ed. Wiley-Blackwell. 640 p.
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. (2008). Os Insetos. Um Resumo de Entomologia. 3ª ed. Roca Ltda., São Paulo. 440p.
SUPLEMENTAR
Hamada, N., Nessimian, J.L., & Querino, R.B. (2014). Insetos Aquáticos na Amazônia Brasileira: Taxonomia, Biologia e Ecologia. Manaus: Editora do INPA. 724p.
Grimaldi, D. & Engel, M.S. (2005). Evolution of Insects. 1ª ed. Cambridge University Press. 755 p.
Gotelli, N.J. & Ellison, A.M. (2011). Princípios de Estatística em Ecologia. 1ª ed. Artmed. 528 p.
Henderson, P.A. (2021). Southwood's Ecological Methods. 5ª ed. Oxford University Press: Oxford. 528 p.
Adilson Fransozo, A. & Negreiros-Fransozo, M.L. Zoologia dos Invertebrados. 1ª ed. Roca, Rio de Janeiro, 1044p.
Grimaldi, D.A. (2023). The Complete Insect: Anatomy, Physiology, Evolution, and Ecology. 1ª ed. Princeton University Press, 368 p.
Begon, M.; Townsend, C.R. (2021). Ecology: From Individuals to Ecosystems. 5ª ed. Wiley: Oxford. 864 p.
Hamada, N., Thorp, J.H., & Rogers, D.C. (2018). Thorp and Covich's Freshwater Invertebrates: Keys to Neotropical Hexapoda. 4ª ed. Vol. 3: Academic Press. 836 p.
Shaw, S.R. (2020). Planet of the Bugs: Evolution and the Rise of Insects. University of Chicago Press. 240 p.
Vide Campo Observação
Forma de avaliação:
(a) participação no PRÉ-PROJETO INDIVIDUAL (PI) 1: valor 10 pontos e peso 1;
(b) participação nos PROJETOs ORIENTADOs (POs) 2: valor 10 pontos e peso 3;
(c) participação no PROJETOs LIVREs (PLs) 3: valor 10 pontos e peso 2;
(d) participação no PROJETO INDIVIDUAL (PI) 4: valor 10 pontos e peso 5;
Cada atividade terá o valor de 10 pontos, ao final, será feita a média ponderada das notas obtidas. Os conceitos que serão atribuídos da seguinte forma: A - Excelente (9,0 - 10,0); B - Bom (8,0 - 8,9); C - Regular (7,0 - 7,9); R - Reprovado (Inferior a 7,0) ou Frequência Insuficiente (frequência inferior a 75%). Cada projeto ou relatório terá o valor de 10 pontos e será avaliado considerando os seguintes critérios: (a) qualidade e clareza na organização do texto; e (b) adequação da linguagem e uso do conhecimento acadêmico para a produção do texto.
1 PRÉ-PROJETO INDIVIDUAL (PPI). Cada aluno(a) deverá enviar no ato da matrícula uma proposta prévia de Projeto Individual (PI) de pesquisa envolvendo insetos (contendo a motivação do projeto, objetivos, hipóteses, metodologia, cronograma, e referências bibliográficas). A prévia de Projeto Individual (PI) será analisada sobre a importância e viabilidade, e depois, devolvida para o(a) aluno(a), antes do início do curso, com anotações e comentário da coordenação do curso. Cada aluno(a) será responsável pelo material/equipamento necessário para a execução do Projeto Individual (PI) durante o curso.
2 PROJETOs ORIENTADOs (POs). Os Projetos Orientados (POs) consistirão em atividades realizadas em grupos, sendo cada grupo orientado por um(a) professor(a). Para esta atividade, o(a) professor(a) será responsável pela concepção geral do projeto (ex., questão, hipótese e metodologia). No dia anterior (noite), este(a) professor(a) será encarregado de reunir com grupo e montar todo planejamento para o dia seguinte. A dinâmica dos POs consiste em: (a) manhã -coleta de dados, (b) tarde – processamento dos dados, análise dos resultados e discussão, e elaboração da apresentação oral, e (c) noite - apresentação oral e entrega do relatório escrito.
3 PROJETOs LIVREs (PLs). Nos Projetos Livres (PLs) a concepção geral do projeto é feita pelos grupos de alunos, sendo permitido discutir as ideias previamente com os professores orientadores. A dinâmica dos PLs consiste em: (a) manhã -coleta de dados, (b) tarde – processamento dos dados, análise dos resultados e discussão, e elaboração da apresentação oral, e (c) noite - apresentação oral e entrega do relatório escrito.
4 PROJETO INDIVIDUAL (PI). O Projeto Individual (PI) será idealizado e executado individualmente por cada aluno(a). As experiências adquiridas nos POs e PLs serão fundamentais aqui nesta etapa. Cada aluno(a) irá apresentar uma proposta de projeto no início do curso para todos os participantes do curso. Assim, ele(a) terá tempo para amadurecer e aprimorar a ideia e buscar os modelos de estudo no campo. O(a) aluno(a) terá três dias para amostrar, processar e analisar os dados, elaborar uma apresentação com os principais resultados do projeto para todos os participantes ao final da fase de campo do curso. Depois, ele(a) terá ainda um mês para entregar a versão final do projeto realizado no formato de manuscrito, formato a ser definido pela coordenação do curso.
PALESTRAS: durante todo o curso, os alunos terão a oportunidade de assistir diversas palestras enriquecedoras ministradas pelos professores coordenadores e⁄ou convidados. Objetivo é oferecer aos alunos uma oportunidade conhecer estudos de alta qualidade a partir de palestras com diferentes abordagens teóricas e práticas sobre insetos; através de um ambiente crítico-construtivo, de forma a estimular o pensamento científico em um intercâmbio de experiências entre alunos e professores.
DATA PROVÁVEL DE INÍCIO DA DISCIPLINA: 25 de outubro de 2024 (deslocamento)
DATA PROVÁVEL FINAL: 03 de novembro de 2024 (deslocamento)
DIAS DA SEMANA: entre 25/10 e 03/11/2024 (dias de semana e final de semana)
HORÁRIO DA DISCIPLINA: manhã 08:00-11:30h, tarde 13:30-17:00h e noite 18:00-20:00h.
NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 02
NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS: 14*
NÚMERO DE ALUNOS EXTERNOS: 04
*Serão disponibilizadas 14 vagas para o curso, sendo 10 delas reservadas preferencialmente para estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da USP/Ribeirão Preto; enquanto, as outras 04 vagas serão destinadas a estudantes de mestrado e doutorado de outras instituições, nacionais e/ou internacionais.
NÚMERO DE DOCENTES ENVOLVIDOS: 2 coordenadores; 2 professores colaboradores;
NÚMERO DE MONITORES: 2 monitores;
LOCAL: Reserva Vellozia (Sitio Velozias), Rod. MG 010, Km 107. Município: Serra do Cipó/Santana do Riacho, Minas Gerais. Plus Code do Google Maps: PC94+XF Serra do Cipó, Santana do Riacho – MG.
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS: projetor (data-show), scanner de mesa, paquímetros digitais, fita métrica, e material de consumo (tubos falcon, eppendorfs, sacos plásticos, sacos de lixo, tesoura, e fita crepe).
PREPARATIVOS NECESSÁRIOS ANTES DE IR PARA O CURSO DE CAMPO:
(a) verificar a validade de todas as vacinas obrigatórias no Brasil;
(b) informar aos coordenadores caso tenham alguma doença crônica e/ou alergias;
(c) comunicar se existem restrições alimentares por opção ou por condição clínica;
(d) informar os nomes, telefones e e-mails de pessoas para contato em caso de emergência;
(e) incluir materiais de trabalho de campo (ex., botas confortáveis, chapéu ou boné, etc.).
(f) levar seus EPIs (equipamentos de proteção individual);
(g) comprar e levar remédios de uso continuado;
(h) comprar e levar repelente e protetor solar, se julgar necessário;
(i) incluir na bagagem roupa de cama e material de higiene pessoal;
(j) Incluir todos materiais e equipamentos necessários para o Projeto Individual (PI);
(k) trazer toda literatura em PDF relacionado ao Projeto Individual (PI);
(l) trazer seu próprio notebook ou tablet, pois não temos condições de fornecê-los;
INFORMAÇÕES GERAIS:
QUEM PODE SE INSCREVER? Qualquer aluno(a) matriculado(a) em algum programa de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado) da área de Biodiversidade de Universidades do Brasil e do exterior. EM RELAÇÃO A LOGÍSTICA DO CURSO (TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM): O Curso de Campo em Entomologia será totalmente gratuito. Com apoio do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP e o Pós-Graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, com projetos contemplados, a hospedagem e alimentação, bem como o transporte, saindo de Ribeirão Preto/São Paulo até o local sede do curso (ida e volta), serão fornecidos gratuitamente para cada aluno. No entanto, cada aluno deverá custear seu transporte até Ribeirão Preto/São Paulo. PROGRAMA E CARGA HORÁRIA: O curso é uma disciplina da grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (PPEntomologia, nota 7 na CAPES), com carga horária de 90 h, sendo 15 teóricas e 75 práticas, somando 6 créditos. SOBRE O LOCAL: Este será um curso presencial e imersivo em uma região montanhosa (entre 650 e 1.700 metros) da Serra do Cipó, Minas Gerais, caracterizado pelos afloramentos rochosos peculiares de campos rupestres, onde existe uma alta diversidade local e regional de insetos. Ficaremos hospedados na Reserva Vellozia, localizada próximo ao Parque Nacional da Serra do Cipó, durante nove (9) dias, entre 25/10 e 03/11/2024, custeados pelo Programa em Entomologia (USP/Ribeirão Preto) e pela Universidade de São Paulo (USP) (deslocamento, estadia e alimentação). Os dias 25/10 e 03/11 serão usados apenas para deslocamento (viagens de ida e volta entre Ribeirão Preto/SP e Serra do Cipó, MG). A ideia geral desta disciplina é contextualizar o estado da arte dos insetos, por meio de exemplos práticos de campo, fornece ferramentas para o desenvolvimento acadêmico voltado para as habilidades científicas e profissionais. A disciplina envolverá aulas teóricas (cerca de 10% do curso) e práticas de campo (cerca de 60% do curso), e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa individual na área de estudo, apresentação dos resultados parciais e entrega do relatório final do projeto na forma de manuscrito (cerca de 30% do curso).
NORMAS DO CURSO DE CAMPO DA ENTOMOLOGIA:
Todos os participantes do curso devem:
(a) Tratar com respeito e civilidade uns aos outros;
(b) Respeitar as leis vigentes locais, regionais e do Brasil;
(c) Respeitar as normas vigentes das Unidades de Conservação (UCs);
(d) Respeitar todos os horários e prazos estabelecidos pelos coordenadores do curso;
(e) Respeitar estritamente todas as normas básicas de segurança de campo;
(f) Comprovar, por meio de cartão de vacinação, estar em dia com as vacinas;
Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, com discriminação do tempo das atividades realizadas: A disciplina será totalmente presencial com as seguintes atividades previstas:
Dia 1: deslocamento e instalação (Ribeirão Preto/SP – Serra do Cipó/MG);
Dia 2: reconhecimento da área;
Dia 3-4: práticas de Projetos Orientados;
Dia 5: práticas de Projetos Livres;
Dia 6-8: práticas de Projetos Individuais;
Dia 9: deslocamento e instalação (Serra do Cipó/MG - Ribeirão Preto/SP);
Entrega do relatório final: 15 dias após o final do curso;
Detalhamento do material que será disponibilizado para os discentes: Arquivos digitais (em PDFs) contendo artigos científicos, capítulos de livros, e livros necessários para todas as atividades de campo. Também serão fornecidos materiais de consumo quer serão usados para as práticas dos projetos orientados e livres.
Descrição da interação entre discentes e docentes (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, etc.): A disciplina terá a duração de nove (9) dias nos seguintes horários: manhã 08:00-11:30h, tarde 13:00-17:30h e noite 18:00-20:00h. Antes do início da disciplina, serão enviados arquivos de textos científicos em PDFs. Durante da disciplina, o PowerPoint será usado como ferramenta didática para as apresentações das aulas, palestras e/ou seminários. As aulas práticas envolverão atividades práticas de campo sob orientação e supervisão de um professor. Qualquer dúvida, os alunos podem corresponder com os coordenadores: Prof. Jean Carlos Santos e Profa. Maria Virginia Urso Guimaraes através dos seguintes e-mails: jcsantosbio@gmail.com e mvirginiaurso@gmail.com
Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas: Todos os dias durante as atividades previstas;
Descreva sobre a necessidade da presença dos discentes e/ou docentes na Universidade:
Os alunos deverão comparecer nos dias e horários a serem informados. O local de saída e retorno será apenas da Universidade São Paulo, Campus de Ribeirão Preto.
Edital PRPG Nº 04/2024 - Apoio às Disciplinas de Pós-graduação com atividades de campo – 2o semestre de 2024
E-mails: jcsantosbio@gmail.com e mvirginiaurso@gmail.com
Responsáveis pelo preenchimento: Prof. Dr. Jean C. Santos e Prof. Dra. Maria V. U. Guimaraes;
Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto;
Programa de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Entomologia/Ribeirão Preto
Nome e código Janus da disciplina para a qual está solicitando o auxílio: Entomologia de Campo, código: 5925619
Breve descrição das atividades a serem desenvolvidas na disciplina e a importância para a formação da(o) pós-graduanda(o): Este será um curso presencial e totalmente imersivo, que será realizado na Reserva Vellozia, Serra do Cipó, Minas Gerais, localizada próximo ao Parque Nacional da Serra do Cipó; uma região montanhosa que apresenta elementos da vegetação de cerrado, campos rupestres e de mata atlântica. Esta região concentra uma das maiores diversidades de insetos do mundo. A disciplina envolverá aulas teóricas/palestras (10% do curso) e práticas de campo (60% do curso), e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa supervisionado na área de estudo (30% do curso). Os alunos do Programa em Entomologia (USP/Ribeirão Preto) terão uma oportunidade única de interagir e conhecer no campo os insetos, de forma a entender melhor sua diversidade, comportamento, fisiologia, e interações ecológicas. Normalmente, as aulas práticas do Programa em Entomologia (USP/Ribeirão Preto) envolvem muitas aulas práticas de laboratório e/ou saídas pontuais de campo. São poucas as disciplinas do programa que possuem saídas de campo por longos períodos. A ideia geral desta disciplina é contextualizar o estado da arte dos insetos, e através de exemplos práticos de campo, para desenvolver habilidades científicas e profissionais (ex.: consolidar habilidades para aplicação do método científico através da formulação de questões e hipóteses, delineamento amostral, coleta e análise de dados, redação de manuscrito e apresentação oral) voltadas para a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação do Programa em Entomologia (USP/Ribeirão Preto). O curso também proporciona conhecimento sobre a biota e a ecologia do bioma do cerrado, trocas de experiências, habilidades para trabalho em grupo, e novas colaborações científicas. Por fim, a disciplina contará com professores convidados, que nos auxiliará ministrando palestras e nas orientações das aulas de campo e projetos de pesquisa.
Número máximo de alunas(os) previsto para a atividade de campo: 14 alunos(as) e 02 monitores(as);
Nome das(os) docentes e servidoras(es) técnico-administrativos que participarão da viagem: Prof. Dr. Jean C. Santos e Profa. Dra. Maria V. U. Guimaraes, ainda serão convidados dois professores(as) para participarem como colaboradores da disciplina.
Valor total do auxílio solicitado: R$ 20.000,00.