O objetivo geral dessa disciplina é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da relação entre evolução, cor e Arthropoda, por meio da aplicação de técnicas de espectrometria ótica e análise da visão e cores dos animais.
A cor desempenha um papel fundamental na ecologia e evolução dos organismos, incluindo os Arthropoda. Através da cor, os animais podem se comunicar, atrair parceiros, evitar predadores e competir por recursos. Compreender os mecanismos evolutivos que moldam a diversidade de cores nos Arthropoda é essencial para compreender as interações ecológicas nesse grupo e em ecossistemas como um todo. O espectrômetro ótico é uma ferramenta poderosa para a análise quantitativa das cores, permitindo a obtenção de informações detalhadas sobre a composição espectral das estruturas coloridas. Ao ensinar o uso do espectrômetro ótico, os estudantes terão a oportunidade de adquirir habilidades práticas na coleta e análise de dados espectrofotométricos, o que é fundamental para a realização de pesquisas em Ecologia Evolutiva.
A disciplina proposta envolve conceitos e técnicas provenientes de diferentes áreas, como ecologia, evolução, fisiologia e óptica. Ao integrar essas áreas, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver uma perspectiva interdisciplinar, adquirindo uma visão mais abrangente e integrada dos processos ecológicos e evolutivos que moldam a cor em Arthropoda.
I. Explorar a importância da cor na evolução dos Arthropoda, um dos grupos de animais mais diversificados e abundantes do reino animal.
II. Fornecer um entendimento teórico sobre a evolução da cor em Arthropoda, incluindo os mecanismos subjacentes à diversificação e manutenção das cores em diferentes espécies.
III. Apresentar os conceitos básicos de espectrometria ótica e o funcionamento dos espectrômetros óticos para análise quantitativa das cores.
IV. Demonstrar as técnicas e metodologias utilizadas para medir e analisar a cor em Arthropoda, incluindo o uso do espectrômetro ótico como uma ferramenta fundamental nesse processo.
V. Explorar as adaptações visuais em Arthropoda, investigando a percepção e a sensibilidade espectral dos animais a diferentes cores.
VI. Discutir os processos ecológicos e evolutivos que podem influenciar a seleção de cores nos Arthropoda, incluindo a comunicação intraespecífica e interespecífica, camuflagem, aposematismo e mimetismo.
VII. Analisar estudos de caso sobre a evolução da cor em grupos específicos de Arthropoda, abordando exemplos de padrões de coloração e suas implicações adaptativas.
VIII. Promover atividades práticas em laboratório, envolvendo o uso de espectrômetro ótico para análise da cor em amostras de Arthropoda e discussão dos resultados obtidos.
IX. Estimular a reflexão crítica e a elaboração de projetos de pesquisa relacionados à evolução da cor em Arthropoda, incentivando os alunos a desenvolverem suas próprias questões de pesquisa nessa área.
Warrant, E. J., Cronin, T. W., Johnsen, S., & Marshall, N. J. (2014). Visual ecology. Princeton University Press.
Ruxton, G. D., Allen, W. L., Sherratt, T. N., & Speed, M. P. (2019). Avoiding attack: the evolutionary ecology of crypsis, aposematism, and mimicry. Oxford university press.
Stevens, M., & Merilaita, S. (Eds.). (2011). Animal camouflage: mechanisms and function. Cambridge University Press.
Bibliografia complementar:
Irschick, D. J., Briffa, M., & Podos, J. (Eds.). (2015). Animal signaling and function: An integrative approach. John Wiley & Sons.
Artigos científicos
Exercícios em classe ou extra-classe (50%), Seminários (50%).