Ecologia Cognitiva de Insetos

5925615-2
Pós-Graduação

Origem:

Entomologia
Entomologia

Vigência

03/11/2022
03/11/2022
2022-10-31 00:00:00

Carga Horária

20 horas
5 horas
5 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Fabio Santos do Nascimento
03/11/2022
03/11/2022
03/11/2022
31/10/2022

João Marcelo Robazzi Bignelli Valente Aguiar
03/11/2022
03/11/2022
03/11/2022
31/10/2022



A disciplina desenvolve-se a partir da grande área da Ecologia Comportamental, focando nos insetos como modelos de estudo. O objetivo da disciplina é apresentar de forma teórica e prática os fundamentos, assim como os avanços recentes nesse ramo da ciência, dando ênfase no aspecto cognitivo dos organismos modelos. Serão abordadas questões ecológicas sob o ponto de vista cognitivo dos animais, levando em consideração os aspectos inatos, aprendizagem e memória, além das capacidades sensoriais dos insetos, especialmente abelhas.


Estudar a Ecologia Comportamental a partir da perspectiva cognitiva dos organismos modelo é fundamental para entender e responder questões ecológicas complexas. Nessa disciplina abordaremos um ponto de vista pouco explorado, em que as capacidades cognitivas do animal são colocadas em foco.


• Neuroecologia (T)
• Ecologia sensorial dos insetos: visão, olfato e outros sentidos (T)
• Visão em cores em insetos; Pacote ‘pavo’ no ambiente R (T/P)
• Formas de condicionamento dos insetos (T)
• Habilidades cognitivas dos insetos: comportamento inato, aprendizado e memória (T)
• Como treinar uma abelha (T/P)
• Condicionamento olfativo: do comportamento à atividade neural (T/P)
• Ecologia Cognitiva da Polinização (T)


Aguiar, J. M. R. B. V., Telles, F. J., Bergamo, P. J., Brito, V. L. G., & Sazima, M. 2019. Como treinar sua abelha: métodos aplicados à biologia cognitiva da polinização. Oecologia Australis.
Brito, V., Telles, F., & Lunau, K. 2014. Ecologia Cognitiva da Polinização. In: A. R. Rech, K. Agostini, P. E. Oliveira, & I. C. Machado (Eds.), Biologia da Polinização. pp. 417–438. Rio de Janeiro: Projeto Cultural.
Chittka, L., & Thomson, J. D. 2004. Cognitive ecology of pollination: animal behavior and floral evolution. New York: Cambridge University Press: p. 344. DOI: 10.1046/j.1439-0310.2002.00774.x
Giurfa, M., & Sandoz, J.-C. 2012. Invertebrate learning and memory: Fifty years of olfactory conditioning of the proboscis extension response in honeybees. Learning & Memory, 19(2), 54–66. DOI: 10.1101/lm.024711.111
Giurfa, Martin. 2007. Behavioral and neural analysis of associative learning in the honeybee: A taste from the magic well. Journal of Comparative Physiology A: Neuroethology, Sensory, Neural, and Behavioral Physiology. DOI: 10.1007/s00359-007-0235-9
Melo, L. R. F., Guimarães, B. M. C., Barônio, G. J., Oliveira, L. C., Cardoso, R. K. O. A., Araújo, T. N., & Telles, F. J. 2018. Como as abelhas percebem as flores e por que isto é importante? Oecologia Australis, 22(4), 362–389. DOI: 10.4257/oeco.2018.2204.03


Apresentação de um seminário sobre um dos temas abordados (100 % da nota final), ao fim da disciplina.


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