Propiciar ao aluno a oportunidade de considerar aspectos comportamentais durante a execução de sua pesquisa na Pós-Graduação. Capacitá-lo a usar e interpretar dados de observação direta e de experimentação a respeito de comportamento. Capacitá-lo a formular questões de pesquisa relevantes, desenvolver metodologias para testar as hipóteses formuladas, avaliar criticamente pesquisas realizadas na área.
A pesquisa em entomologia frequentemente envolve aspectos comportamentais, seja pela observação de insetos vivos, seja pela necessidade de contextualizar os resultados da pesquisa com o comportamento dos insetos. Portanto, é desejável que os discentes do PPG Entomologia da USP (público alvo) sejam capazes de aplicar métodos e teorias sobre comportamento animal em suas pesquisas.
Parte I: Métodos
A observação do comportamento;
Questões sobre comportamento animal e como responde-las;
Parte II: Teorias
Genética, aprendizagem, motivação e desenvolvimento do comportamento;
Comunicação por sinais;
Comportamento social;
Comportamento e seleção sexual;
Sistemas de acasalamento e cuidado parental;
Parte III: Aplicações
Comportamento e bem estar animal;
Comportamento e conservação;
Comportamento e controle biológico: O caso das vespas sociais
Alcock J. Comportamento animal: uma abordagem evolutiva. Editora Artmed, 2016.
Appleby M.C., Olsson A.S., Galindo F. Animal welfare. Editora Cabi, 2018.
Breed M.D., Moore J. (2021). Animal behavior. Academic Press.
Teixeira C. P., Barçante L., Azevedo C. S. Comportamento animal: uma introdução aos métodos e a ecologia comportamental. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018.
A avaliação será realizada por meio da elaboração e apresentação de um projeto sobre comportamento animal relacionado ao objeto de estudo de cada aluno, no qual deverão ser aplicados métodos e teorias abordadas durante a disciplina.
A nota final será a média aritmética obtida da elaboração e entrega do Projeto (EP) e da apresentação do projeto (AP), ou seja (EP+AP)/2.
Será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco).
Conceito:
9,0 a 10,0 = A
7,0 a 8,9 = B
5,0 a 6,9 = C
Abaixo de 5,0 = R