Conservação e Manejo de Insetos Polinizadores em Sistemas Agrícolas

5925606-2
Pós-Graduação

Origem:

Entomologia
Entomologia

Vigência

05/12/2024
05/12/2024
2024-11-25 00:00:00

Carga Horária

10 horas
10 horas
10 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsável:

Solange Cristina Augusto
05/12/2024
05/12/2024
05/12/2024
25/11/2024



Show the importance of insects, especially bees, in food production, identify which crops depend on or have their production increased by the action of pollinators and describe management practices to promote the increase and conservation of pollinators in agrosystems.


Os insetos, especialmente as abelhas, são fundamentais para a polinização de muitos cultivos agrícolas. Contudo, determinadas práticas agrícolas podem afetar negativamente esses polinizadores, diminuindo suas populações. Assim, durante a disciplina pretende-se mostrar como a diversidade de polinizadores e as práticas de manejo aumentam a quantidade e qualidade de frutos e sementes, bem como métodos de monitoramento e conservação de insetos polinizadores.


- Polinização como serviço ecossistêmico. Cultivos agrícolas dependentes de polinizadores. Valoração dos serviços de polinização. Práticas de manejo e conservação de polinizadores. Criação de abelhas em áreas agrícolas. Abelhas e defensivos agrícolas.
- Importância dos insetos na produção de alimentos; - Valor econômico dos serviços de polinização; - Cultivos agrícolas dependentes ou que têm a produção aumentada pela presença de polinizadores; - Métodos de monitoramento de polinizadores em agrossistemas; - Práticas de manejo e conservação de polinizadores; - Manejo de ninhos de abelhas: introdução de ninhos em áreas de cultivo, incremento de substrato de nidificação, análises de diversidade e qualidade do alimento larval disponível em áreas agrícolas; - Impacto do uso de defensivos agrícolas nas populações de polinizadores.


• Camillo, E. (2003) Polinização de maracujá. Holos Editora, Ribeirão Preto. Bosch, J.; Kemp, W. P. 2001. How to manage the blue orchard bee as an orchard pollinator. Sustainable Agriculture Network handbook series, book 5, 88 p.
• Lima, M.C; Alencar, S.. 2012. Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas silvestres no Brasil: proposta metodológica de acompanhamento. Brasília: Ibama, 88 p.
• Rech, A.R; Agostini, K.; Oliveira, P.E; Machado, I.C. (Orgs). 2014. Biologia da Polinização. Rio de Janeiro: Projeto Cultural, 527 p.
• Yamamoto, M.; Oliveira, P.E, Gaglianone, M.C. (Orgs.). Uso sustentável e restauração da diversidade de polinizadores autóctones na agricultura e nos ecossistemas relacionados: planos de manejo. 1ed. Rio de Janeiro: Funbio, 2014, v. 1, p. 281- 314.
• Imperatriz-Fonseca, V.L.; Canhos, D.A.L.; Alves, D.A.; Saraiva, A.M. (orgs.). 2012. Polinizadores no Brasil, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 488 p.
• Delaplane, K.S.; Maye D.R. Crop Pollination by Bees, Volume 1: Evolution, Ecology, Conservation, and Management . 2021. 2nd edição New York: CABI Publishing. 208p.
• Eardley, C.; Roth, D; Clarke, J.; Buchmann, S.; Gemmill , B. (Orgs.). 2006. Pollinators and pollination: A resource book for policy and practice. African Pollinator Initiative (API). 74 p.
• Serão também usados artigos científicos de diferentes periódicos, dentre eles: Agricultural Ecosystem Environment, Apidologie, Conservation Biology, Ecological Economics, Frontiers in Ecology and Environment, Journal of Agricultural Science, Scientia horticulturae, Journal of Apicultural Research , Journal of Pollination Ecology, PLoS One, Science, Trends in Ecology & Evolution


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Apresentação de seminários: Nota de 0 a 10
Participação nas atividades práticas proposta: Nota de 0 a 10
Elaboração de um artigo de revisão (ou projeto de pesquisa) sobre um dos temas abordados durante as aulas terá nota de 0 a 10

A nota final será a média aritmética obtida da Apresentação de Seminários (S); Atividades prática (AP); Elaboração de um artigo de revisão (ou projeto de pesquisa) (EA), ou seja (S+AP+EA)/2.
Será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco).
Conceito:
9,0 a 10,0 = A
7,0 a 8,9 = B
5,0 a 6,9 = C
Abaixo de 4,9 = R

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