Problematizar e discorrer analiticamente sobre temas fundamentais e interseccionais que afetam os espaços escolares e suas comunidades, perpassados pela centralidade do trabalho, como as questões étnico- raciais, de classe, de ordem política (Estado/políticas públicas, sociabilidades), de gênero, dentre outras, na interface com o ensino de História e Geografia na educação básica.
A escola pública, espaço em que se desenvolve a socialização e a educação por excelência, enquanto processo de humanização perpassado pelo compartilhamento dos conhecimentos historicamente produzidos, enfrenta uma série de dificuldades que denotam a complexidade da sociedade brasileira. Esses problemas têm diversas origens, com imbricações que impactam o trabalho dos profissionais e o desenvolvimento dos estudantes.
Neste sentido, o conteúdo e as formas de articular o ensino nas aulas de História e de Geografia na escola básica, envolvem questões contemporâneas que, por um lado, apresentam revezes e contrariedades, tais como atitudes arbitrárias governamentais, propagação da desinformação, precarização do magistério, dilemas diante das novas tecnologias informacionais e aspectos geracionais, dentre outros. Entretanto, são cada vez cada vez mais necessários para a compreensão dos fenômenos sociais e proporcionam elementos potenciais de reflexão e revisões estratégicas.
Assim, estudar atentamente o espaço escolar, com uma perspectiva atenta ao cotidiano, e não excludente, diante da extensão de fatores em tensionam as comunidades escolares - interferindo na constituição dos sujeitos e nos processos de ensino/aprendizagem - enfatizando os conhecimentos históricos e geográficos, em constante elaboração e reelaboração, têm caráter imprescindível para a educação emancipatória, considerando a centralidade do trabalho, diante do agravamento de uma série de crises que se manifestam na contemporaneidade.
compreensão da produção do espaço e sua organicidade;
análise da escola pública e da realidade brasileira contemporânea;
avanços e obstáculos no ensino de História e Geografia;
desafios contemporâneos, educação e transformações no mundo do trabalho;
política, ciências humanas e educação: possibilidades de superação.
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Produção de artigo reflexivo sobre um tópico da disciplina.
A avaliação será realizada mediante a atribuição de conceitos, conforme Art. 67 do Regimento da Pós- graduação da USP:
A- Excelente, com direito a crédito;
B - Bom - com direito a crédito;
C - Regular - com direito a crédito; R - Reprovado, sem direito a crédito.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial