Apresentar e discutir a concepção filosófica, política e educacional de John Dewey, com ênfase na noção de democracia, à luz das teorias psicológicas de Sigmund Freud e Wilhelm Reich, de maneira discutir a formação do caráter fascista e suas repercussões na educação.
John Dewey é um dos pensadores mais relevantes na área da educação, em especial devido à sua proposta de instituir uma educação para a democracia. O pressuposto das teses deweyanas assenta-se na definição de democracia como modo de vida, para o que se faz imprescindível o desenvolvimento de determinados traços de personalidade voltados ao compartilhamento de ideias, valores e sentimentos. Embora as ideias de Dewey e de outros autores alinhados com a perspectiva democrática tenham se difundido desde o século passado, o que se vê na atualidade – tanto no Brasil quanto em outros países – é o ressurgimento do fascismo, ideologia ostensivamente contrária à democracia, com apoio de significativas parcelas da população. Para compreender este fenômeno e discutir o papel da educação no mundo contemporâneo, é preciso analisar como se forma a personalidade, contribuição que se pode obter por meio das teorias de Sigmund Freud e de Wilhelm Reich. Esta disciplina visa oferecer uma introdução ao pensamento desses autores e, assim, propiciar a formação de pesquisadores e educadores capazes de produzir ideias que operem, metaforicamente, como antídotos intelectuais contra o vírus do fascismo que se alastra de maneira surpreendente em nosso meio.
(1) A democracia e a persistência do fascismo
(2) A concepção filosófica, política e educacional de John Dewey
(3) A concepção psicológica, antropológica e política de Sigmund Freud
(4) A concepção psicológica, antropológica e política de Wilhelm Reich
(5) Reflexões sobre a educação deweyana à luz das teorias freudianas e reichianas
Albertini, Paulo. Wilhelm Reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil. Boletim de Psicologia, v. 61, n. 135, p. 159-176, 2011.
ALBERTINI, Paulo. Na psicanálise de Wilhelm Reich. Tese (Livre-docência). 321 f. Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010.
CRICK, Nathan. Dewey for a new age of fascism: teaching democratic habits. Pennsylvania State University, Edição Eletrônica, 2019.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. edição. São Paulo: Nacional, 1959.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1971.
DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
ECO, Umberto. O fascismo eterno. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Compêndio de psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
REGO, Teresa Cristina. (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018.
REICH, Wilhelm. Psicologia de massas do fascismo. Tradução Maria da Graça M. Macedo São Paulo: Martins Fontes, 1972.
REICH, Wilhelm. O combate sexual da juventude. Tradução Jorge Silvano. Porto: Dinalivro, 1975.
REICH, Wilhelm. A função do orgasmo: problemas econômico-sexuais da energia biológica. Tradução Maria da Glória Novak. São Paulo: Brasiliense, 1975.
WESTBROOK, Robert B. Democratic hope: pragmatism and the politics of truth. Ithaca: Cornell University, 2005.
Os alunos deverão elaborar um texto em formato de artigo contendo reflexões sobre as contribuições de Dewey, Freud e Reich para o campo educacional, com ênfase na temática da formação democrática em oposição ao fascismo. O texto será avaliado pelo acesso à bibliografia indicada na disciplina e pela qualidade na argumentação desenvolvida, mediante atribuição de notas que serão convertidas em conceitos, em conformidade com o regimento da USP, como segue: 8.0 a 10.0 (conceito A); 6.0 a 7.9 (conceito B); 5.0 a 5.9 (conceito C); menor que 5.0 (conceito R).