O Capitalismo, o Neoliberalismo e a Privatização da Educação na Era do Capitalismo Digital

5965043-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

12/04/2023
12/04/2023
2023-03-27 00:00:00

Carga Horária

12 horas
6 horas
12 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Teise de Oliveira Guaranha Garcia
12/04/2023
12/04/2023
12/04/2023
27/03/2023

Geo Saura Casanova
12/04/2023
12/04/2023
12/04/2023
27/03/2023



-Compreender os fundamentos analíticos, conceituais e metodológicos da pesquisa global sobre capitalismo, neoliberalismo e privatização na política de educação global.

-Analisar as principais pesquisas críticas que têm focado a atenção nos processos analógicos de exo-privatização e endo-privatização em nível global e, em particular, na América Latina, Espanha e Portugal.

-Compreender as posições a estrutura teóricas, conceituais e analíticas para analisar a privatização da educação digital na próxima década.

-Analisar as noções de “redes políticas de governança digital”, “mercados tecno-educativos”, “imaginários sociotécnicos” e “endo-privatização da educação digital”.

-Estudar os conceitos marxistas de “acumulação original” e “fetichismo de mercadorias” a fim de analisar o capitalismo digital que está começando a se expandir globalmente para transformar os sistemas educacionais da maioria dos países.

-Explorar as principais redes políticas de governança digital e as principais redes filantrocapitalistas na política educacional (América Latina, Espanha e Portugal).

-Examinar os imaginários programáticos sociotécnicos da Europa e da América Latina.

-Examinar os imaginários sociotécnicos do Silicon Valley (Vale do Silício)


Os estudos que problematizam a privatização da educação básica e do ensino superior se desdobram em diferentes perspectivas teóricas e empíricas, posto que no contexto neoliberal trata-se de tendência em expansão e ou consolidação em escala global. Para conhecer profundamente tais processos necessita-se de um lado retomar categorias e conceitos fundamentais ao estudo da dinâmica social e, por outro lado, incorporar novas perspectivas de análise a partir da criação de mercados digitais no campo educacional.
A disciplina propõe-se a ser espaço de reflexão sobre o tema e seus desdobramentos, com ênfase no estudo de conceitos fundamentais e problematização de resultados de pesquisas tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul. Tal proposição, entende-se, tem potencial inegável de contribuir na formação dos pós-graduandos, trazendo à discussão temática candente na etapa atual do capitalismo, tratada como era do “capitalismo digital” por muitos estudiosos do campo.


Fundamentos teóricos, conceituais e analíticos: Marx e Foucault. O capitalismo na era digital na educação. Privatização digital da educação.


Adrião, T., Garcia, T., Borghi, R., & Arelaro, L. (2009). Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: A aquisição de ‘sistemas de ensino’ por municípios paulistas. Educação & Sociedade, 30(108), 799-818. https://www.scielo.br/j/es/a/TqddFL8VP9yMhBghcLpkXGg/?lang=pt&format=pdf
Adrião, T., Garcia, T., Borghi, R., Bertagna, R., Paiva, G., & Ximenes, S. (2022). Private systems of education in brazilian public education: consequences of commodification for the right to education. Pedro & João. https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/07/EBOOK_Private-systems-of-education-in-brazilian-public-education.pdf
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Como critério de avaliação será considerada a capacidade de expressar estudo sobre o tema em artigo escrito, com 2000 palavras sobre um dos tópicos do cursos, a ser selecionado pelo pós-graduando.


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