Pierre Bourdieu: Sociedade e Educação

5965041-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

01/12/2022
01/12/2022
2022-11-24 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Débora Cristina Piotto
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
24/11/2022

Renato Francisco Rodrigues Marques
01/12/2022
01/12/2022
01/12/2022
24/11/2022



Apresentar e discutir fundamentos da obra de Pierre Bourdieu e suas interlocuções com o campo educacional. Promover reflexões sobre contribuições do autor para diferentes objetos de estudo relacionados à educação.


Pierre Bourdieu é considerado um dos maiores sociólogos do século XX e sua obra continua sendo objeto de estudo e interesse crescentes ao longo das últimas décadas do atual século XXI. Tendo iniciado seu trabalho na década de 1960, o autor dedicou-se a estudar algo que à época era considerado de menor importância: o mundo da Cultura. E dentro dele, o campo da Educação sempre despertou grande interesse por parte de Bourdieu. Desde suas pesquisas iniciais e até o final de sua carreira, o sociólogo francês dedicou-se a investigar e a discutir como a Educação participava da construção e da manutenção da vida social. Assim, considerando a importância que a Educação tem no arcabouço explicativo bourdieusiano da sociedade, é que propomos a presente disciplina, que visará a fornecer os fundamentos da obra de Pierre Bourdieu e suas interlocuções com o campo educacional.


1) Trajetória de vida e acadêmica de Pierre Bourdieu; 2) Fundamentos teóricos da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu; 3) Contribuições de Pierre Bourdieu para estudos sobre educação; 4) Contribuições de Pierre Bourdieu para estudos sobre aprendizagem e disposições de indivíduos para a ação prática; 5) Análise crítica sobre a obra de Pierre Bourdieu.


BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, P. (Ed.). . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 89–94.

____. Fieldwork in Philosophy. In: ______. Coisas Ditas. SP: Brasiliense, 1985.

____. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. F. (Ed.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. [s.l.] Greenword Press, 1986. p. 241–258.
¬¬¬____. Social space and symbolic power. Sociological Theory, v. 7, n. 1, p. 14–25, 1989.
____. La noblesse d´etat: grandes écoles et espirit de corps. Paris: Les Editions de Minuit, 1989.

____. O novo capital. In: ____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Ed. Papirus, 1996.

____. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

______. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

______. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, Maria A.; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 85-126.

______. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria A.; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. p. 71-80.

______. Pierre. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 65-69.

______. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (orgs). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.
______. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (ORG). (Ed.). A sociologia de Pierre Bourdieu. 1. ed. São Paulo: Olho D´agua, 2003. p. 39–72.
______. Obras culturais e disposição culta. In: BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte – os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003. p. 69-111.

______. Esboço para uma auto-análise. Lisboa: Edições 70, 2005.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione R. Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.

CATANI, Afrânio et al. (orgs). Vocabulário Bourdieu. BH: Autêntica Editora, 2017.
DRAELANTS, Huges; BALLATORE; Magali. Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. Educação e Pesquisa [online]. 2021, v. 47.
HODKINSON, P.; BIESTA, G.; JAMES, D. Understanding Learning Culturally: Overcoming the Dualism Between Social and Individual Views of Learning. Vocations and Learning, v. 1, n. 1, p. 27–47, 2008.
LAHIRE, Bernard. O sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. SP: Ática, 1997. p. 104-170; p. 334-358.
¬¬____. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 37-55, 2002.
MARQUES, R. F. R. Contribuições da obra de Pierre Bourdieu para a pesquisa em sociologia do esporte no século XXI. In: BETTINE, M. (Ed.). Estudos interdisciplinares em Sociologia do Esporte. São Paulo: EACH/USP, 2015a. p. 8–36.
MARQUES, R. F. R.; JANUÁRIO, J. DOS A. O talento esportivo sob uma perspectiva sociológica : reflexão sobre a oferta de oportunidades de aprendizagem e a influência da herança cultural. Revista de Ciencias Sociales, v. 27, n. 40, p. 79–102, 2018.
NOGUEIRA, Maria Alice. Apresentação (A escola conservadora – Pierre Bourdieu). Educação em revista, Belo Horizonte, n. 10, p. 3-4, 1989.
____. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos De Pesquisa, v. 51, 2021. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7468. Acesso em: 10 fev. 2022.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-36, abr. 2002.

______. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Os herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 130, p. 47-62, jan./mar. 2015.

PIOTTO, Débora C. A escola e o sucesso escolar: algumas reflexões à luz de Pierre Bourdieu. Revista Vertentes. São João Del Rey, n. 33, p. 1-24, jan/jun 2009.
PIOTTO, Débora C. Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 38, n. 135, p. 701-727, 2008.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742008000300008
PIOTTO, Débora C.; NOGUEIRA, Maria Alice. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educação e Pesquisa [online]. 2021, v. 47.
WACQUANT, Loïc. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 19, p. 95-110, nov., 2002.


Apresentação e elaboração de síntese escrita de uma dissertação ou tese da que tenha se valido de contribuições teóricas e/ou metodológicas de Pierre Bourdieu.
A avaliação conjunta dessas atividades será realizada mediante a atribuição de conceitos (A, B, C, R), conforme os critérios de avaliação da pós-graduação da USP, sendo 50% do conceito relativo à elaboração do documento e 50% à sua apresentação.


Página Anterior