Ciclo Temático de Aprofundamento Teórico-Conceitual sobre Temas e Questões Relativas a Pesquisa Educacional

5965038-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
2 horas
6 horas
120 horas
8
12 semanas

Responsáveis:

Ana Claudia Balieiro Lodi
05/08/2021
05/08/2021
05/08/2021
29/07/2021

Marcus Vinicius da Cunha
04/07/2019
05/07/2019
04/07/2019
30/05/2019

Teise de Oliveira Guaranha Garcia
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Filomena Elaine Paiva Assolini
07/07/2023
07/07/2023
06/07/2023
26/06/2023

Noeli Prestes Padilha Rivas
14/12/2020
14/12/2020
14/12/2020
19/11/2020

Soraya Maria Romano Pacifico
07/07/2023
07/07/2023
07/07/2023
26/06/2023



Problematizar questões contemporâneas no campo educacional, escolar e não escolar, à luz dos diferentes referenciais filosóficos, científicos e culturais que sustentam e alimentam as pesquisas dos docentes, em suas duas Linhas de Pesquisa.
Contribuir com as pesquisas em desenvolvimento por meio do debate teórico-conceitual e produção de sistematizações escritas relacionadas aos projetos em curso.


A proposta tem por fundamento a convicção de que a formação de novos quadros para a pesquisa educacional e para a atuação profissional docente na educação básica e no ensino superior requer que os pós-graduandos convivam, o máximo possível, com debates que aprofundem contribuições advindas de obras clássicas e contemporâneas das áreas da Filosofia e das Ciências Humanas e Sociais. É desse modo que seus estudos e pesquisas ganham densidade teórica, sendo alimentados por múltiplas e diferentes abordagens sobre a educação. É esperado que os orientandos tenham a oportunidade de desenvolver a capacidade argumentativa e de reflexão a partir de variados pontos de vista e matrizes teóricas com abordagens que contribuam à análise de contextos, propostas, práticas e sujeitos – individuais e coletivos - envolvidos com processos educacionais de natureza escolar e não escolar – informal e não formal. Os Ciclos, ainda, inscrevem-se como iniciativa prioritária no rol das atividades integradoras e multidisciplinares do Programa.
Os docentes coordenadores deverão zelar para que a atividade reflita a multiplicidade de referenciais teóricos e objetos de pesquisa do campo da educação. Os pós-graduandos, por sua vez, ancorados nos subsídios bibliográficos oferecidos pelos docentes participantes, deverão produzir sínteses que expressem as suas reflexões, as quais serão oportunamente socializadas entre docentes e alunos.


Os temas propostos serão selecionados a cada semestre pela Comissão Coordenadora do Curso, privilegiando questões teórico-conceituais apresentadas pelos docentes acerca de temas e problemas contemporâneos do campo educacional, e considerando a sua ocorrência e disseminação em escala global, regional e local. As temáticas também deverão ser selecionados tomando-se o cuidado de se manter a articulação e o equilíbrio entre problemas e questões de pesquisas relativos à educação escolar e não escolar.


OBS: as referências serão precisamente definidas a partir da seleção do tema para a realização do Ciclo Temático. As indicações apresentadas na sequência são referenciais básicos nas Linhas de Pesquisa.

ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017 AUDIGIER, François; TUTIAUX-GUILLON, Nicole (dir.). Regards sur l’histoire, la géographie et l’éducation civique à l’école élémentaire. Paris: INRP, 2004.
AZANHA, J.M.P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2011 BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011,
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
BRINKMANN, Svend (2013). John Dewey: Science for a changing world. New York: Routledge
CHAIKLIN, S. In V. Farnsworth & Y. Solomon (Eds.), Research knowledge production and educational activity: A ‘research path’ approach. Reframing educational research: Resisting the ‘what works’ agenda (pp. 166- 181). Abingdon: Routledge, 2013.
CHOMSKY, N Os caminhos do poder. Porto Alegre, Artmed, 1998.
DEWEY, Art and education. Philadelphia: Barnes Foundation, 1954. .
FÁVERO, Osmar (Orgs.). Narrativas juvenis e espaços públicos: olhares de pesquisas em educação, mídia e ciências sociais. Niterói: UFF, 2014. p.97-130
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Cia das Letras, 2014.

KOPNIN, P. V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.
LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.
MARCUSE, H. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. São Paulo: Edipro, 2015.
MARX, K O Capital. Livro 1. São Paulo, Difel, 1984.

PARO, V. H.. Administração escolar: Introdução Crítica. 12. Ed. São Paulo: Cortez , 2012[ revista e ampliada

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (trad. Eni Orlandi et ali) Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995
SPOSITO, M;. Ação coletiva, jovens e engajamento militante. In CARRANO, Paulo;

UNESCO, UNICEF, Banque Mondiale, Fonds des Nations Unies pour la population, Programme des Nations Unies pour le développement, ONU Femmes et Haut-Commissariat des Nations Unies pour les réfugiés. (2015). Déclaration d’Incheon, Éducation 2030: vers une éducation inclusive et équitable de qualité et un apprentissage tout au long de la vie pour tous. Incheon: UNESCO, 2015.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas, tomo III. Madri: Visor, 1998


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
-sínteses dos temas debatidos no decorrer do semestre, com a utilização da bibliografia no semestre;
- Trabalho final em que o aluno deverá estabelecer relações entre os temas tratados e o tema de seu próprio projeto de pesquisa.

As referências indicadas neste formulário poderão sofrer alterações e acréscimos a partir dos temas selecionados, o que será informado com antecedência adequada aos matriculados.

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