Cultura Escolar: Perspectivas de Análise

5965031-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Vera Teresa Valdemarin
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



- Apresentar aos alunos o processo de construção de uma perspectiva de análise e interpretação da história da educação;
- Analisar as diferentes áreas de estudo que contribuíram para a reconfiguração dessa interpretação.
- Discutir questões de metodologia de pesquisa na perspectiva da cultura escolar.
- Compreender a cultura escolar como possibilidade investigativa.
- Analisar diferentes trabalhos que utilizam o conceito de cultura escolar.


A proposição da disciplina justifica-se pela necessidade de aprofundamento conceitual e metodológico em perspectiva de análise relativamente nova no campo educacional.


Entendimento das principais contribuições para a compreensão da cultura escolar. Análise de contribuições históricas, filosóficas, sociológicas e antropológicas sobre cultura e escolarização. Diversificação de fontes documentais na análise da cultura escolar.

1. Diferentes perspectivas no estudo da cultura; 2. A contribuição da Antropologia; 3. A contribuição da História; 4. Panorama das contribuições historiográficas; 5. Diversidade de fontes documentais; 6. Indicações metodológicas; 7. Estudos sobre cultura.


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A avaliação será realizada com base em trabalho de conclusão da disciplina, considerado o critério de imersão em bibliografia indicada.


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