Tópicos Especiais em Pedagogia do Esporte

5965024-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Myrian Nunomura
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



A disciplina visa contribuir na compreensão do fenômeno esportivo à luz da Pedagogia do Esporte. O objetivo central é analisar e discutir temas polêmicos e controversos no cenário do esporte competitivo, particularmente, sobre a atuação e a formação do profissional, e o impacto na vida do indivíduo, no âmbito moral, social, emocional, psicológico e físico.


A prática esportiva, em diversos contextos, tem se tornado cada vez mais presente na sociedade atual e, devido a essa pluralidade, diversos significados e objetivos são atribuidos ao Esporte. Entre essa diversidade, encontra-se o esporte competitivo, que abarca desde a iniciação ao mais alto rendimento. Apesar dessa natureza multifacetada, a essência do Esporte apóia-se nos princípios educacionais, filosóficos, morais e éticos. Assim, não deveríamos tratá-lo como mero transmissor de técnicas, táticas e habilidades, cuja única meta seja o resultado ou produto final, mas alinhá-lo ao processo educativo e formativo no cotidiano de crianças e jovens, que sejam potenciais ou não para o esporte competitivo. Entretanto, os olhares se voltam para aqueles mais habilidosos e talentosos, definidos por meios seletivos e excludentes, em detrimento da oportunidade coletiva. Para atingir a excelência no esporte, crianças e jovens são submetidos a condições controversas e equivocadas em busca de uma única meta: ser campeão. Nesse cenário, questionamos os profissionais sobre sua preparação e papel pedagógico, seus procedimentos e atitudes frente a um Esporte que poderia ser mais educacional e formativo, e construtor de valores morais e éticos, ou seja, comprometido com o sujeito que o pratica ao invés de concentrar na busca pelo resultado imediato.


1. Panorama geral do fenômeno esportivo na atualidade 2. Processo de formação esportiva 3. Competências pedagógicas do profissional do Esporte 4. Processo competitivo no Esporte 5. Talento no Esporte 6. Ética no Esporte 7. Filosofia no Esporte 8. Motivação, burnout e dropout no Esporte 9. Formação profissional no Esporte. EMENTA: A disciplina visa promover o entendimento do fenômeno esportivo competitivo e provocar discussões e reflexões sobre os procedimentos e o papel do profissional do Esporte à luz da Pedagogia do Esporte.


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O desempenho do aluno será avaliado nas seguintes tarefas: Leituras prévias para discussão; Trabalho de Campo (Entrevista); Relatório Final.


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