Esporte e Infância: Aspectos Socioculturais e Pedagógicos

5965023-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Renato Francisco Rodrigues Marques
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Analisar diferentes componentes socioculturais do esporte contemporâneo e sua relação com a educação. Estabelecer reflexões e apontamentos sobre a relação entre a infância e o esporte, principalmente quanto aos processos de formação moral, procedimentos pedagógicos e participação de diferentes agentes sociais neste campo.


O esporte se conforma como um dos importantes fenômenos socioculturais da sociedade contemporânea e recebe da mesma uma série de significados e de valores simbólicos. Desde caminho para boa saúde, carreira profissional, atividade de lazer ou ferramenta educacional, o esporte se coloca como terreno fértil para intervenções pedagógicas que derivam de acordo com o ambiente onde a prática se realiza e o sentido que lhe é dado. Além disso, é um campo aberto à participação de crianças, com potencial educacional relevante. Considerando o contato íntimo entre os jovens e as diversas práticas esportivas, se faz de grande importância compreender as formas com que se dão as relações sociais neste espaço e as consequências de procedimentos pedagógicos específicos para o direcionamento de processos educacionais na infância de modo positivo.


1- Implicações socioculturais e pedagógicas do esporte para crianças; 2- Fundamentos da Sociologia Reflexiva e sua relação com o esporte; 3- Relações entre a criança e diversas formas de manifestação do esporte; 4- Aspectos socioculturais da aprendizagem do esporte; 5- A herança cultural e os processos pedagógicos de reprodução; 6- Aspectos pedagógicos das diferentes etapas de trajetória esportiva; 7- Reflexões sobre o conceito de talento esportivo. EMENTA: Esta disciplina aborda a participação de crianças no campo esportivo e as interfaces deste fenômeno sociocultural com a formação humana. São destacados temas como o ensino de valores morais, procedimentos pedagógicos, relação entre agentes sociais e influências das diferentes formas de manifestação do esporte sobre processos educacionais, tanto no ambiente escolar quanto não escolar.


BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA:
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SANTANA, W.C. Futsal. Metodologia da participação. 2ed, Londrina: Lido, 2001.


Apresentação de seminário teórico Elaboração de artigo
Participação em atividades teóricas e discussão dos seminários


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