Letramento e Formação de Professores: Abordagem Discursiva

5965019-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

3 horas
1 horas
5 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Filomena Elaine Paiva Assolini
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Estudar as relações estabelecidas pelo sujeito-professor com as práticas culturais de leitura e escrita, considerando suas memórias de sentidos. Conhecer os processos e práticas de letramento do sujeito-professor. Investigar as condições de produção vinculadas aos usos, ao impacto e aos significados dessas práticas, leitura, escrita e letramento, nas histórias de vida e nos processos de formação profissional, visando a análises e reflexões sobre as consequências para a constituição de sua subjetividade e identidade profissional. Identificar e analisar experiências de leitura, de escrita e de letramentos, ressignificadas por futuros professores e por aqueles em exercício no magistério. Discutir propostas práticas para a ampliação do arquivo, interdiscurso e níveis de letramento do sujeito-professor.


As pesquisas atuais sobre formação de professores, principalmente as que se estabelecem na interface Educação-Linguística Aplicada e Educação-Teoria e Análise Linguística, mostram a importância de compreendermos os processos de letramento desse sujeito, bem como as relações que estabelece com a leitura e a escrita, ao longo de sua vida, posto que as implicações decorrentes desses fatores repercutem na elaboração de conhecimentos, na constituição de sua subjetividade, na construção de sua identidade profissional e em seus saberes e práticas pedagógicas.
O reconhecimento – das áreas acima citadas – de que as atualizações na língua são produtos da história social e particular do sujeito assinala que esses processos e práticas (de letramento, de leitura e de escrita) precisam ser pensados para além daquelas concepções que os entendem como "ferramenta pedagógica". Compreendê-los, em sua dimensão sócio- histórica, político-ideológica, cultural, psicanalítica e estética, a partir de um aparato teórico-

metodológico, constituído pelo entrelaçamento da Análise de Discurso Pêcheuxtiana, da teoria Sócio-Histórica do Letramento e dos estudos de pesquisadores da área da Educação – particularmente dos que se detêm nas questões atinentes à formação de professores –, auxilia-nos no entendimento a respeito de como se dá, ou não, a formação do sujeito-leitor, intérprete e autor, nos processos de formação profissional, inicial e continuada. Ocupar essas posições é condição basilar para uma docência, capaz de entender e responder a algumas das exigências da sociedade contemporânea, no qual circulam diferentes linguag ens e variadas formas de expressão, quase sempre interpenetradas e muitas vezes, não percebidas em seu funcionamento. Questioná-las e produzir gestos interpretativos que não apenas reproduzam enunciados vigentes requer que o sujeito-professor conheça suas histórias de leitura, escrita e letramento. A disciplina que ora propomos oferece perspectivas de trabalho capazes de fomentar pesquisas e reflexões que problematizem os discursos e os sentidos sobre as questões acima.


1 - As relações com as práticas sociais de leitura e de escrita: histórias, memórias e sentidos para professores.
2 - Letramento: diferentes abordagens.
3 - O letramento enquanto processo sócio-histórico: o ponto de vista discursivo, psicanalítico e cultural.
4 - Heterogeneidade de práticas discursivas letradas nos processos profissionais de formação de professores: identificação, questionamentos e análise.
5 - Práticas de textualização na formação profissional de professores: discutindo os lugares de leitor e de intérprete.
6 - Conceitos de subjetividade. 7 - Conceitos de identidade.
8 - Articulação entre letramento, autoria, subjetividade e identidade.
9 - Escrituras de si: discursos e subjetividade do professor em formação.
10 - Formação profissional e memória do dizer: arquivo, interdiscurso e ampliação do nível de letramento.


Ementa: Partindo do pressuposto de que os saberes, práticas e identidade profissional de professores trazem as marcas de seu interdiscurso (memória do dizer), concernente às suas histórias, memórias e relações com a leitura, escrita e letramento, essa disciplina debruça-se sobre essas questões, problematizando-as, a partir dos enfoques da Análise de Discurso, da Abordagem Discursiva de Letramento e das contribuições advindas de pesquisas sobre a formação de professores. Discutimos as (im)possibilidades de o sujeito-professor ocupar os lugares de leitor, de intérprete e de autor no âmbito de sua formação profissional e trazemos para o debate propostas práticas que objetivam ampliar o arquivo, o interdiscurso e o nível de letramento do sujeito-professor.


ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva; DORNELLAS, Camila Carrari. Práticas de Reescrita: possibilidades de instauração da autoria. Desenredo (PPGL/UPF), v. 12, p. 113-136, 2016.

C BARROS. Diana Pessoa; LARA, Glaucia Proença; LIMBERT, Rita Pacheco (Orgs).
Discurso e (Des)Igualdade Social. São Paulo, SP: Contexto, 2015. 2006 p.
BELINTANE, CLAUDEMIR. Oralidade e Alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e letramento. São Paulo, SP. Cortez, 2013. 223 p.
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doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.26426

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TFOUNI, Leda Verdiani, ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva, PEREIRA. Anderson Carvalho. Letramento: corrigindo alguns equívocos. In: RODRIGUES, André Figueiredo e FORTUNATO, Marina Ribeiro (Orgs). Alfabetização e Letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo, SP: Humanitas, 2017. p. 31-46.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
Apresentação de seminários, elaboração de um trabalho escrito no qual o estudante deverá identificar, analisar e refletir sobre suas próprias práticas de leitura, de escrita e de letramento, no contexto acadêmico.

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