Tópicos em Financiamento da Educação

5965012-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Jose Marcelino de Rezende Pinto
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Discutir algumas questões contemporâneas no que se refere ao financiamento da educação, com especial destaque para os mecanismos de formação e de apropriação do fundo público.


Há um consenso cada vez maior da necessidade de análise das formas como o excedente da riqueza social que se destina ao Estado na forma do fundo público, é repartido entre os diferentes grupos de pressão e segmentos de classe. Considerando que, no capitalismo contemporâneo, a principal justificativa para a arrecadação de tributos é a necessidade do Estado implementar políticas sociais destinadas a reduzir os mecanismos de exclusão, ou de inclusão perversa, associados à expansão deste modo de produção é fundamental analisarmos a forma como o fundo público se estrutura e de que forma é repartido entre as diferentes políticas sociais, em especial, àquelas voltadas à educação pública, até por ser esta última uma área cujos investimentos apresentam elevados impactos no desenvolvimento econômico e social.


1. A formação do fundo público;

2. A apropriação privada do fundo público;

3. As relações complexas entre educação e desenvolvimento econômico e social;

4. As relações entre insumos e resultados educacionais;

5. O impacto das políticas de fundos no Brasil no que se refere à eqüidade dos gastos;

6. A educação e seu financiamento na América Latina;

7. A experiência das escolas “Voucher” no Chile.

8. O modelo de financiamento distrital no EUA.


EMENTA:
A disciplina se propõe a discutir algumas questões contemporâneas no que se refere ao financiamento da educação, com especial destaque para os mecanismos de formação e de apropriação do fundo público e para a análise das políticas de financiamento educacional e do seu impacto na qualidade do ensino.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
• Terá caráter global e será feita tendo por base o desempenho do aluno quanto à :

- apresentação dos seminários;

- participação em sala de aula;

- trabalho escrito de conclusão da disciplina.

• Metodologia : A disciplina será ministrada tendo por base a participação ativa do aluno. Seu desenvolvimento envolverá :
- aulas expositivas;

- leitura e discussão de textos;

- seminários

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