A Organização do Ensino e da Gestão Educacional na Pedagogia Socialista de Pistrak e Makarenko

5965011-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsáveis:

Elaine Sampaio Araujo
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Teise de Oliveira Guaranha Garcia
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Estudar os princípios teórico-metodológicos que orientaram as experiências pedagógicas de Pistrak e Makarenko na União Soviética do início do século XX.
Compreender a relação entre trabalho e educação como fundamentos para a organização do ensino na pedagogia socialista.
Compreender a função da organização coletiva na escola para a atualização histórico cultural dos sujeitos.
Analisar as contribuições dos conceitos estudados para a organização do ensino e da gestão na escola pública brasileira.


Ao ter por objetivo o estudo dos princípios teórico-metodológicos que fundamentam a pedagogia socialista de Pistrak e Makarenko, espera-se possibilitar a reflexão crítica sobre a função social da escola para a apropriação da cultura e emancipação humana, instrumentalizando o pós-graduando, que pesquisa práticas e políticas educativas, para a análise da realidade educacional em seus aspectos de organização do ensino e da gestão escolar a partir das contribuições da pedagogia soviética.


1. Fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos da pedagogia socialista.
- O materialismo dialético e o materialismo histórico
2. Os autores e seus contextos histórico-culturais.
- Os primórdios e as bases da revolução soviética.
3. Pistrak e a organização da escola do trabalho
4. Makarenko: a construção da autonomia e o trabalho coletivo
5. As contribuições de Pistrak e Makarenko para a organização do ensino e da gestão na escola brasileira.


EMENTA

Estudo dos princípios teórico-metodológicos que orientaram as experiências pedagógicas de Pistrak e Makarenko. Relação entre trabalho e educação na pedagogia socialista. Função da organização coletiva na escola para a atualização histórico cultural dos sujeitos. Análise da realidade educacional brasileira em seus aspectos de organização do ensino e da gestão escolar a partir das contribuições da pedagogia soviética.


BRETAS, Silvana Aparecida; NOVAES, Karla Gusmão. O conceito de coletividade de Anton Makarenko, em seu Poema pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 97, n. 246, p. 402-423, Aug. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200402&lng=en&nrm=iso>
LUEDEMANN, C.S. Anton Makarenko e a pedagogia revolucionária.LONGAREZI, A.M, PUENTES, R.V.(orgs). Ensino desenvolvimental- Livro II. Uberlãndia: EDUFU, 2016.
MAKARENKO, A. S. O socialismo e a educação dos filhos. Rio de Janeiro: Editorial Vitória, 1956. MAKARENKO, A. S. Poema pedagógico. Lisboa: Horizonte, 1975. 3 v.
MAKARENKO, A. S. Problemas de la educación escolar soviética. Moscou: Ed Progresso, 19- MAKARENKO, A. S. Flags on the Battlements. Moscow: Foreign Languages House, 19-

PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Civilização Brasileira, 1981.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação tem por critério o desempenho do pós-graduando nas seguintes atividades:
- prova escrita;
-trabalho de conclusão da disciplina;
-seminário.

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