Administração Escolar: Dimensões Teórico-Práticas

5965009-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Teise de Oliveira Guaranha Garcia
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Conhecer os referenciais teóricos que orientam as práticas administrativas nas escolas brasileiras. Compreender a administração escolar como atividade mediadora na realização de fins educacionais. Estudar as relações entre poder, democracia e educação. Refletir sobre a organização coletiva do trabalho na escola. Discutir os desafios da participação na gestão escolar.


Estudos sobre a democratização da administração escolar têm sido realizados, com frequência, no âmbito da pesquisa educacional. Tais estudos, entretanto, nem sempre abordam a relação entre a atividade administrativa e a organização do ensino e as políticas educacionais. Esta disciplina visa a contribuir para uma reflexão crítica sobre o tema. Ao compreender a educação como atualização histórica – cultural, assume a administração escolar como atividade mediadora para realização dos fins educacionais.


Administração e administração escolar. Referenciais teóricos e a realidade na escola pública brasileira. Os fins educacionais e administração escolar. Educação, democracia e poder.
Trabalho coletivo e organização do ensino. Participação, autonomia e democratização na escola.


ADRIÃO, T ; GARCIA, T. . Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação

10.

com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira?.
Educação: teoria e prática, v. 25, p. 432, 2015.

ADRIÃO, T ; GARCIA, T. ; BORGHI, R.; BERTAGNA, R. ; PAIVA, G ; XIMENES, S. . Grupos
empresariais na educação básica pública brasileira: limites à efetivação do direito à educação. Educação & Sociedade (Impresso), v. 37, p. 113-131, 2016.

APPLE, M. W. Educando à Direita: Mercados, Padrões, Deus e Desigualdade. São Paulo: Cortez, 2003.
ARROYO, M. Administração da educação, poder e participação. In: Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez e Moraes, ano I, n. 2, jan. 1979.
AURINI, J., DAVIES, S. Choice without markets: home schooling in context of private education. In: British Journal of Sociology Education. V. 26, n. 4, p. 461 – 474, September 2005.

AZANHA, J.M.P. Autonomia da escola e proposta pedagógica. SEE, A escola de cara nova. Planejamento. São Paulo: SE/CENP, 2000, p.18-24.

AZEVEDO, F. . Reconstrucção educacional no Brasil: ao povo e ao governo: manifesto dos pioneiros da educação nova. São Paulo: Nacional, 1932.
Ball, S. And Yodell, D. Hidden. Hidden privatization in public education, 2008. Disponível em http://download.ei ie.org/docs/irisdocuments/Research%20Website%20Documents/2009- 00034-01-E.pdf
BARROSO, J. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, N. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências,

novos desafios. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. A degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro, Zahar, Editores, 1981
BRYK, A.S. et. Al. Organizing schools for improvement: lessons from Chicago. Chicago: University of Chicago, 2010.

CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade (Leituras de Sociologia da Educação). 12. Ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985, p. 107-128.

CROSO, C. ; ORTIZ, I. ; ADRIÃO, T. ; GARCIA, T. G. . Mapeo sobre Tendencias de la Privatización de la Educación en América Latina y el Caribe. SAO PAULO: CLADE, 2015
Development. Education Sector Strategy 2020. Washington, D.C.: World Bank. 2011. Education. In Steven J. Klees, Joel Samoff, Nelly P. Stromquist, eds., The World Bank FELIX, M. F.C. Administração escolar : um problema educativo ou empresarial? Analise da proposta do estado capitalista para a educação. São Paulo : Cortez, 1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GARCIA, T. A organização do trabalho na Escola e a Participação dos Educandos. In.: Educação: teoria e prática. Rio Claro, v.14, no.26, jan./jun. 2006, p.67-94.

GARCIA, T.; ADRIÃO, T. . O Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Sena na rede municipal de ensino de São josé do Rio preto: consequências para a gestão educacional.. REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO), v. 18, p. 123-142, 2012.

GARCIA, T.; CORREA, B. C. . Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Retratos da Escola, v. 3, p. 225-236, 2009.

GARCIA, T.; ADRIAO, T. M. F.; BORGHI, R. A nova gestão pública e o contexto brasileiro. In: Angela Maria Martins. (Org.). Instituições educacionais: políticas, gestão e práticas profissionais. Santos: Editora Leopoldianum-Universidade Católica de Santos, 2009, v. 1, p. 9- 34

GARCIA, T.; CORREA, B. C. . Sistemas de ensino privados em redes públicas de educação: relações com a organização do trabalho na escola. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 21, p. 1-17, 2011.
GARDUÑO, José. La administración y gestión educativa: algunas lecciones que nos deja su evolución en los Estados Unidos y México. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, ano 26, n. 1, 2004.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2010.

HYPOLITO, Á. M. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: teoria e Pratica. Rio Claro, v. 21, p. 1-18, 2011

LIMA, L. C. A escola como organização educativa: Uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.
Lima, Licínio C. 2013. Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. ed. 5. São Paulo : Cortez Editora.

Lima, Licínio C. 2012. Aprender para Ganhar, Conhecer para Competir: sobre a subordinação da educação na "sociedade da aprendizagem. ed. 1, ISBN: 978-85-249-1862-
9. São Paulo [Brasil]: Cortez Editora

OLIVEIRA, R. P. ; A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade (Impresso), v. 30, p. 739-760, 2009.
PARO V.H. Diretor escolar: educador ou gerente. São Paulo. Cortez, 2015.

PARO, V. H.. Administração escolar: Introdução Crítica. 12. Ed. São Paulo: Cortez , 2012[ revista e ampliada]
PARO, V.H Educação como exercício de poder. São Paulo: Cortez, 2008.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. De Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RIBEIRO, J. Q. Ensaio de uma teoria da administração escolar. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP, 1952.
ROSAR, M.F.F. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial?. 5ª ed. São Paulo.Autores Associados., 2012.
SILVA. M. V. ; SOUZA, S. A. Educação e responsabilidade empresarial: novas modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional. Educação & Sociedade, v. 30, n.,108, Campinas, out. 2009.
STEINER-KHAMSI, Gita. For All by All? The World Bank's Global Framework for

TEIXEIRA, A. Os processos democráticos da educação nos diversos graus do ensino e na vida extra-escolar. In: Conferência Nacional de Educação, 12. Salvador, 1-9 jul. 1956. Rio de Janeiro, 1956.

TEIXEIRA, A. S. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

TEIXEIRA, A.. Que é administração escolar? In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.36, n.84, 1961. P. 84-89.


WORLD BANK. Learning for all. Investing in people’s knowledge and skills to promote


A avaliação terá como referência o desempenho em:
- prova escrita;
- trabalho de conclusão da disciplina.


Página Anterior