Formulações Sobre Leitura e Escrita: O (Dis)curso de Sujeitos e Sentidos

5965008-3
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Soraya Maria Romano Pacifico
02/04/2019
11/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Estudar a língua não apenas como uma estrutura, mas na sua relação com a exterioridade, com o interdiscurso, com a intertextualidade. Investigar como as formulações produzem determinados efeitos de sentido e não outros, no funcionamento discursivo. Analisar o discurso argumentativo, o fílmico e o literário na relação com o arquivo.
Objetivos Específicos: Possibilitar uma reflexão acerca da complexa relação do sujeito com a escrita e a leitura no processo de produção dos sentidos, considerando a formulação e a circulação dos discursos.


Os sentidos dos discursos são produzidos sócio-historicamente pelo sujeito, em processos, muitas vezes, silenciados no ambiente escolar. A disciplina, ao tomar o discurso como objeto, a partir da perspectiva discursiva inaugurada por Michel Pêcheux e ao abordar os conceitos de sujeito, sentido, escrita, interpretação, memória

discursiva e ideologia, considera a relevância de os pesquisadores em Educação refletirem, criticamente, sobre o modo como sujeito e linguagem são afetados pela história e pela ideologia, o que significa que tomar a palavra, construir determinadas formulações não pode ser considerado um gesto neutro ou, exclusivamente, linguístico.


1-Leitura e escrita para a Análise do Discurso 2- Discurso e Sujeitos-escolares
3- As formulações nos textos fílmico, literário e científico
4- Língua e Discurso: Constituição e Formulação dos sentidos 5- Discurso Pedagógico: Paráfrase e Polissemia
6- Interpretação: Ideologia e Memória Discursiva 7- Letramento e argumentação
8- O arquivo e sua relação com a memória discursiva e o interdiscurso 9- O silêncio no contexto escolar
10- Formulações e multiletramentos


EMENTA

A disciplina visa a estudar a língua em funcionamento, sua relação com a exterioridade, investigando, especialmente, o texto argumentativo; logo, terá como objeto de estudo o discurso, entendido aqui, segundo a perspectiva discursiva de linha francesa, como efeito de sentido entre locutores. Dessa forma, os conceitos de sujeito, sentido, leitura, interpretação, memória discursiva e ideologia constituirão o cerne da disciplina, pois parte- se do pressuposto de que não se aprende a língua usando palavras ou frases isoladas, mas sim, pelos gestos de significação que o sujeito produz sócio-historicamente, criando múltiplos efeitos de sentido, os quais, muitas vezes, são silenciados no contexto escolar.


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Apresentação de seminários;
Elaboração de trabalho científico ao final da disciplina.


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