Conhecer diversos aspectos da estrutura de organismos aquáticos e sua relação com o ambiente.
Compreender as características morfológicas dos diferentes sistemas orgânicos de organismos aquáticos.
Conhecer os avanços científicos e tecnológicos nessa área do conhecimento.
Conhecer a área de atuação do biólogo relacionada a temática da disciplina.
A biologia e ecologia de ecossistemas aquáticos fornecem importantes subsídios para o conhecimento dos diferentes grupos de organismos que habitam os mais diversos ecossistemas aquáticos. O entendimento sobre a estrutura de organismos aquáticos e a interpelação com ambiente terrestre é fundamental na formação do biólogo. O docente visa apresentar diferentes perspectivas biológicas e ecológicas presente nos mais variados organismos aquáticos. Além disso, a disciplina apresenta tópicos especiais voltados a possíveis linhas de atuação profissional do biólogo correlacionados a estrutura de organismos aquáticos e meio ambiente. Propiciando assim, uma formação mais completa do corpo discente Abordagens teóricas e práticas serão fundamentais no entendimento dos diferentes níveis de organização em ambientes aquáticos.
1. Introdução à estrutura de organismos aquáticos e ambiente: estudo da morfologia e adaptações à vida na água
2. Influência dos fatores ambientais no crescimento, longevidade e reprodução (ambientes temperados x tropicais).
3. Tomada de alimento: especializações morfológicas e comportamentais (de organismos microscópicos à grandes predadores).
4. Biomecânica de organismos aquáticos: estudo da morfologia funcional voltada à locomoção e sua relação com ambiente (eficiência energética e hidrodinâmica x hábito de vida).
5. Morfologia voltada a classificação biológica (avanços no estudo de espécies aquáticas crípticas).
6. Organismos aquáticos como bioindicadores (espécies exóticas x espécies nativas, consequências ambientais).
7. Biossistemas integrados: Aplicação de organismos aquáticos em modelos ecológicos.
8. Organismos aquáticos e mudanças climáticas (adaptação x extinção local).
9. Estudo da estrutura de organismos aquáticos voltado a carreira do biólogo:
Estudos acadêmicos (ecológicos);
Consultoria ambiental (levantamento e monitoramento de espécies);
Monitoramento de estoques pesqueiros.
Aquicultura (produção de pescado e aquariofilia).
BRUSCA, R.C., GIRIBERT, G., MOORE, W. Invertebrates. 2023. Fourth edition. Oxford University press.
BRUSCA, R. C., W. MOORE; S. E. SHUSTER (translated by Guanabara Koogan). 2018. Invertebrados, 3a edição. Saraiva Academic Press, São Paulo. [Portuguese Edition].
HILDEBRAND, MILTON. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1995, 700 p.
POUGH, H.; JANIS, C. M. & HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003, 744p.
RICKLEFS, ROBERT E. A Economia da Natureza - 7ª Ed. 2016
RUPPERT E E, FOX R S, BARNES, R D. Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed. São Paulo: Roca, 2005. 1145p.
Desenvolvimento de uma proposta de projeto científico utilizando como modelo de estudo organismos aquáticos (50%). Seminários em grupo com temas votados aos diferentes ecossistemas aquáticos (50%).
As notas do projeto de pesquisa + a nota dos seminários resultará na nota final, de acordo com a fórmula abaixo:
Nota final = (Nota do Projeto de pesquisa+ Nota do semínário)/2
O conceito final será definido pelo seguinte intervalo de notas: 0 – 4 (R - reprovado), 5 – 6 (C), 7 – 8 (B) e 9 – 10 (A).
Modalidade de ensino: ( x ) Presencial; ( ) Remoto;
Justificativa (no caso de disciplinas oferecidas de forma remota ou híbrida, apresente a justificativa do não oferecimento de modo presencial):
Porcentagem não presencial (0-100%): 0
As aulas não presenciais serão: ( ) Síncronas; ( ) Assíncronas
Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas: A disciplina será ministrada em sua totalidade de forma presencial, aulas teóricas e práticas presentes no conteúdo programático serão desenvolvidas presencialmente.
Detalhamento do material que será disponibilizado para os discentes: Textos científicos em formato pdf
Plataforma a ser utilizada: não será utilizada nenhuma plataforma
Descreva sobre a necessidade da presença do discentes e/ou docentes na Universidade: a presença será necessária em todas as aulas que serão presenciais.
Descrição da interação entre discentes e docentes (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat etc.): Aulas presenciais com controle de frequência, não será necessário nenhum tipo de ferramenta específica.
Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas: presencial
Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos discentes: não haverá necessidade