Preparação Pedagógica para o Ensino Superior

5925884-5
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-05-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
3 horas
60 horas
4
10 semanas

Responsável:

Marcelo Tadeu Motokane
04/07/2024
05/07/2024
04/07/2024
27/05/2024



GERAIS: Compreender a prática pedagógica no ensino superior a partir de discussões referentes à seleção e organização de conteúdos, estratégias e metodologias de ensino, relação aluno/professor e avaliação.
ESPECÍFICOS:
a) Apresentar a história das universidades e seus diferentes modelos desde seu surgimento; discutir aspectos característicos da universidade brasileira, particularmente da USP;
b) Analisar as diferentes abordagens metodológicas no Ensino Superior;
c) Compreender uso e propostas de estratégias de ensino que estimulem a participação ativa dos alunos, incluindo as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação);
d) Analisar criticamente as práticas pedagógicas no Ensino Superior
e) Fornecer subsídios para a elaboração de programas de disciplinas de graduação e planos e ensino;
f) Compreender aspectos pedagógicos da avaliação;
g) Analisar as relações entre alunos e professores e sua importância para o processo de ensino/aprendizagem, abordando estratégias e vivências que favoreçam a organização da participação dos alunos nas aulas e atividades;
h) Compreender as diferentes concepções de ensino-aprendizagem;
i) Compreender a importância dos aspectos organizativos das práticas pedagógicas tais como: importância do planejamento de ensino e seus componentes;
j) Refletir sobre a importância do Projeto Pedagógico de curso e seu atendimento às legislações, tais como as Diretrizes Nacionais e a Lei 10639/2003.
k) Compreender a avaliação como um processo, proporcionando uma visão crítica sobre as diferentes concepções de avaliação, seleção de instrumentos e critérios avaliativos e suas relações com os objetivos educacionais previstos.


Esta disciplina fornece um panorama da história da universidade, criando um espaço para a discussão de assuntos a ela relacionados explorando suas particularidades no que tange à pesquisa, ao ensino e à extensão. Também discute a complexidade da prática pedagógica no ensino superior, compreendendo a situação das universidades brasileiras.


Esta disciplina fornece subsídios básicos para a prática pedagógica no ensino superior tratando de temas como a História das Universidades no Brasil e no Mundo. Analisa e discute aspectos fundamentais de prática pedagógica como: Organização, Tipologia e Seleção de Conteúdos. A organização dos espaços educativos. Abordagens Metodológicas e Estratégias e Ensino. Avaliação. As implicações da Lei 10639/2003 para o ensino superior. A Licenciatura na Universidade. Práticas pedagógicas diferenciadas no ensino superior. Elaboração de um programa de disciplina a ser ministrada no ensino superior e sua apresentação.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA AS AULAS
CHAUÍ, M. USP 94: a terceira fundação. Estudos Avançados, v. 8, n. 22, pp. 49-68, 1994.
MASETTO, M - Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Editora Summu. 2012.
DOCUMENTOS OFICIAIS E COLETÂNEAS
Programa de Aperfeiçoamento em Ensino .
http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_11_PAE.pdf
http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/diretrizes_PAE_-09.12.10.pdf
BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA DISCIPLINA
ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA USP. Memórias da educação. Revista Adusp, Seção Sindical da Andes – SN, n. 17, jun. 1999.
BIREAUD, A. Novas práticas pedagógicas no ensino superior. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 71-74, 1995.
BIREAUD, A. Novas situações pedagógicas. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 75-92, 1995.
BIREAUD, A. O modelo pedagógico tradicional. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 47-56, 1995.
BIREAUD, A. Os temas da reflexão pedagógica. In: BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, pp. 57-70, 1995.
BRASIL (Ministério da Educação e Cultura; Ministério do Planejamento de Coordenação Geral; Ministério da Fazenda). Reforma universitária - Relatório do Grupo de Trabalho criado pelo Decreto n°. 62.937/68. Agosto de 1968.
CAUVILLA, W. A ideia de universidade e as universidades brasileiras surgidas nas décadas de 30 e 40 – e outros estudos. São Paulo: Mandruvá-Ensaios, 1997.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Livro branco sobre educação e a formação. Ensinar e Aprender – Ruma à sociedade cognitiva. Bruxelas, 29.11.1995.
DREZE, J. ; DEBELLE, J. Concepções de universidade. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1983.
BARBARA, A. C. F.; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19395. Acesso em: 17 abr. 2024.
KERR, C. A ideia de multiversidade. In: KERR, C. Os usos da universidade. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, pp. 19-48, 1982.
NOGUEIRA, M. A. Universidade, crise e produção do saber. In: BERNARDO, M. V. C.(org.) Pensando a educação: ensaios sobre a formação do professor e a política educacional. São Paulo: Editora UNESP, pp. 35-39, 1989.
SANTOS, B. S. Da ideia da universidade à universidade de ideias. In: SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, pp. 187-233, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estud. av. [online]. 1988, vol.2, n.2 [cited 2011-07-22], pp. 46-71. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-4014. doi: 10.1590/S0103-40141988000200007
SCHWARTZMAN, S. O futuro da educação superior no Brasil. In: PAIVA, V. ; WARDE, M. J. (orgs.) Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas: Papirus, pp. 143-179, 1994.
TEIXEIRA, A. Confronto entre a educação superior dos Estados Unidos e a do Brasil. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. XXXIII, n. 78, abril-junho, pp. 63-74,1960.


Os alunos serão avaliados por meio de: Apresentação de resenhas e reflexões durante as aulas e Apresentação de seminário. Todos os instrumentos avaliativos tem o mesmo peso.

CONCEITOS UTILIZADOS
Conceito A (entre 9,0 e 10,0)
Conceito B (entre 7,0 e 8,9)
Conceito C (entre 5,0 e 6,9)
conceito R (abaixo 5,0)
Modalidade de ensino: (X) Presencial; ( ) Remoto; ( ) Híbrido;
A disciplina incluirá aulas teóricas, estudo individual, palestras e seminários de alunos realizados 100% presencialmente. Cada aula terá duração de 3h.


Trata de disciplina de preparação pedagógica para o Estágio PAE.

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