À Primeira Impressão: Técnicas de Redação Científica

5925914-2
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

01/02/2024
01/02/2024
2024-01-22 00:00:00

Carga Horária

4 horas
6 horas
5 horas
120 horas
8
8 semanas

Responsável:

Leonardo Maurici Borges
01/02/2024
01/02/2024
01/02/2024
22/01/2024



Capacitar os alunos a produzirem textos acadêmicos de qualidade, de maneira a facilitar a compreensão do conteúdo exposto pelo público-alvo destes textos. Permitir que os alunos redijam a primeira versão de um artigo científico com dados de suas pesquisas.


O sucesso na publicação de artigos e aceite de propostas de financiamento não se dá somente pela qualidade da pesquisa ou proposta apresentadas. A apresentação de um texto convincente e claro facilita a compreensão dos argumentos apresentados. Portanto, é necessário que os pós-graduandos adquiram as habilidades de escrita necessárias para terem sucesso em propostas de financiamento e na divulgação/publicação dos resultados de suas pesquisas.


1. Redação científica. 2. Estilo de redação. 3. Estruturação de texto. 4. Composição de artigos e propostas de financiamento.


Warren, N. L., Farmer, M., Gu, T., & Warren, C. (2021). Marketing ideas: How to write research articles that readers understand and cite. Journal of Marketing, 85(5), 42-57.
Hotaling, S. (2020). Simple rules for concise scientific writing. Limnology and Oceanography Letters, 5(6), 379-383.
Matthews, J.R. & Matthews, R.W. (2008) Successful Scientific Writing. A step-by-step guide for the
biological and medical sciences. 3rd ed. Cambridge University Press.
Kelsky, K. (2015) The professor Is In. Three Rivers Press.
Mensh B, Kording K (2017) Ten simple rules for structuring papers. PLoS Comput. Biol. 13(9):
e1005619. https://doi.org/10.1371/journal. pcbi.1005619
Oruç, A.Y. (2012) Handbook of Scientific Proposal Writing. CRC Press.
Schimel, J. (2011) Writing Science. How to write papers that get cited and proposals that get
funded. Oxford University Press.


As atividades avaliativas incluem 1) estudos dirigidos e 2) redação de um manuscrito. A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final = (estudos dirigidos x 0.2) + (manuscrito x 0.8)
O conceito final será definido pelo seguinte intervalo de notas: 0 a 4,9 (R - reprovado), 5,0 a 6,9 (conceito C), 7,0 a 8,9 (conceito B) e 9,0 a 10,0 (conceito A).


A disciplina será baseada principalmente no livro Writing Science. How to write papers that get cited and proposals that get funded (Schimel 2011), e inclui a leitura detalhada desta referência.

Para que a disciplina se desenvolva de maneira adequada, é necessário que os participantes possuam resultados efetivos de suas pesquisas e a estrutura básica (incluindo pontos centrais da discussão) do artigo que pretendem escrever com base nestes resultados.

A participação de alunos sem resultados de pesquisa é desestimulada.


Modalidade de ensino: ( ) Presencial; ( ) Remoto; ( X ) Híbrido;

Porcentagem não presencial (0-100%): 50%

As aulas não presenciais serão: ( X ) Síncronas; ( ) Assíncronas

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas de forma presencial e de forma remota, com discriminação do tempo das atividades realizadas:
A disciplina será ministrada em modo síncrono. As atividades presenciais incluirão discussão de técnicas de redação e exercícios da aplicação destas técnicas. As atividades remotas serão realizadas utilizando plataforma Google Meet ou Discord e incluirão produção de texto e discussão destes produtos.

Detalhamento do material que será disponibilizado para os discentes:
Os alunos receberão excertos de referências bibliográficas necessárias para o desenvolvimento da disciplina. .

Plataforma a ser utilizada:
GoogleMeet ou Discord. O responsável pela disciplina possui acesso ilimitado a estas plataformas e não necessita de apoio neste sentido.

Descreva sobre a necessidade da presença do discentes e/ou docentes na Universidade:
A presença dos docentes e discentes na universidade é requisitada para facilitar discussão dos temas abordados na disciplina e a execução de atividades de escrita..

Descrição da interação entre discentes e docentes (frequência da interação, ferramentas a serem utilizadas, horários, e-mail, chat etc.)
A interação ocorrerá dentro do horário da disciplina, tanto presencial como remotamente. Como as atividades remotas são síncronas, elas serão realizadas em plataformas que permitem compartilhamento de áudio e vídeo(GoogleMeet e Discord), como indicado acima. Além disso, o docente estará a disposição para responder a dúvidas por e-mail fora dos horários das disciplinas

Forma de controle da frequência dos alunos nas aulas:
A presença dos alunos será registrada em todas as aulas.

Descrição da necessidade do uso de câmera e microfone por parte dos discentes:
É obrigatória a utilização de microfone e câmera durante as atividades remotas.

Précédente