Introdução à Filogeografia

5925902-2
Pós-Graduação

Origem:

Biologia Comparada
Biologia Comparada

Vigência

04/02/2021
04/02/2021
2021-01-25 00:00:00

Carga Horária

10 horas
10 horas
10 horas
60 horas
4
2 semanas

Responsável:

Fernando de Faria Franco
04/02/2021
04/02/2021
04/02/2021
25/01/2021



Abordar a fundamentação teórico-conceitual e prática da disciplina Filogeografia, bem como suas limitações e potencialidades. A disciplina também fornecerá o embasamento para delinear estudos filogeográficos com dados moleculares.


Nos últimos anos, a Filogeografia vem sendo considerada uma das frentes mais promissoras dentro da Biogeografia, tanto devido ao aumento da capacidade de geração de dados moleculares para espécies "não-modelo", quanto pelo desenvolvimento de análises estatísticas para estudo de dados em larga escala. Esse desenvolvimento tem permitido um crescimento substancial da área, bem como subsidiado a elaboração de hipóteses históricas para explicar a diversificação de diversos táxons Neotropicais. Por possuir um enfoque multidisciplinar, a Filogeografia também tem contribuído para outras áreas das ciências naturais, sobretudo aquelas relacionadas à Biologia Comparada, como Especiação, Biologia da Conservação e Taxonomia. Neste contexto, a disciplina permitirá aos alunos ter contato com a Filogeografia, o que poderá complementar os conteúdos oferecidos em outras disciplinas do programa.


Introdução e histórico da Filogeografia; árvores filogenéticas e redes de haplótipos; vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de marcadores moleculares no estudo filogeográfico; conexões entre demografia e padrões filogenéticos; Teoria da coalescência e suas aplicações; inferências demográficas; inferências de padrões filogeográficos; inferências temporais em filogeografia; metodologias de análises de dados: construção de redes de haplótipos, testes de neutralidade, análise da distribuição de diferenças par a par (mismatch distribution), análises para datação de eventos demográficos; aplicações da filogeografia na conservação da biodiversidade; províncias filogeográficas, unidades significativamente evolutivas; filogeografia comparativa; estudos de casos na região Neotropical; avanços científicos na área.


Avise JC. 2000. Phylogeography: history and formation of species. Harvard University Press. 447p
Allendorf FW, Luikart G. Conservation and the Genetics of Populations. 2007. Blackwell publishing.
Drummond, AJ. 2015. Bayesian Evolutionary Analysis with BEAST. Cambridge University Press.
Frankham R, Ballou JD, Briscoe DA. 2004. Fundamentos de Genética da Conservação. Sociedade Brasileira de Genética.
Huson DH, Rupp R, Scornavacca C. 2010. Phylogenetics Networks: concepts, algorithms and applications. Cambridge University Press.
Templeton AR. 2006. Population Genetics and Microevolutionary Theory. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.
Artigos científicos fornecidos pelo professor


Apresentação e arguição de um seminário e uma autoavaliação


Précédente