1. Analisar processos de inclusão. A educação voltada à formação de alunos de pós-graduação deve alinhar-se aos princípios dos processos de inclusão social. Nesse sentido, o projeto abrangerá objetivos que envolvem questões culturais, preservação do patrimônio e aprendizagem em espaços museológicos. Por exemplo, a criação de jogos estruturados com base na história social, cultural e econômica deve ser sensível à formação dos participantes, integrando técnicas de programação e desenvolvimento que respeitem e promovam essa sensibilização.
2. Analisar Métodos dos objetivos culturais. Os objetivos culturais buscam estimular a percepção dos alunos e visitantes por meio da lógica da programação, que será central no estudo. Isso inclui a compreensão da influência do café na expansão das ferrovias e no crescimento populacional do Brasil, bem como a análise de diversos exemplos em contextos culturais, econômicos, políticos e educacionais.
Esta disciplina foi concebida a partir da perspectiva teórica da educação não formal, com base em práticas desenvolvidas nas Ciências Sociais Aplicadas e voltada à formação de alunos de pós-graduação. Reconhecemos as interconexões entre os processos educacionais que ocorrem em diversas instituições, incluindo museus, entendidos como espaços privilegiados de educação não formal. Nesse sentido, será essencial promover uma visão crítica da formação do educador, fundamentada nas Ciências Humanas, especialmente na Educação. A contribuição para a sociedade está diretamente relacionada à conscientização de sujeitos críticos em ambientes de diversidade cultural, onde a memória coletiva, representada por diferentes perspectivas, se manifesta nos processos de ensino que transcendem os limites institucionais tradicionais. O estudo de caráter qualitativo, deve ser verificado para desenvolvimento da dissertação desenvolvida pelo aluno, com revisão bibliográfica, estudos de produtos e práticas educadionais na relação museu-escola e especificidades teóricas, utilizando meios tecnológicos ou não.
1. Analisar produtos educacionais e teorias educativas:
O estudo dos produtos educacionais será realizado à luz das teorias educativas fundamentais, com ênfase na influência da museologia e dos acervos museológicos.
2. Analisar a legislação museológica:
Será realizada uma análise da legislação brasileira e internacional sobre museus, com foco na educação não escolar e na participação comunitária, incluindo o estudo dos ecomuseus e seu papel na educação e na preservação cultural.
AAlderoqui, Silvia. Juventud y museos: el efecto mariposa. In: Cisneros, Isabel, e Piqueras, Florencia.Museos, Educación y Sociedad en América Latina. Editora Siglo XXI, 2020.
Barbero, J-M. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: Sousa, Mauro Wilton de (org.) Sujeito o lado oculto do receptor. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995, p-39-68.
Chagas, Mario, Lima, Marcia e Valle, Andréa. "Educação Museal no Brasil: Reflexões e Práticas Contemporâneas. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, no. 82, 2020, pp. 1-22.
Espírito Santo, Silvia Maria do. Os Corredores do Café na Dimensão Virtual: Leitura e Interpretação Social. Curitiba: Editora Appris, FAPESP, 2024
Espírito Santo, S. M. E.; Oliveira, C. L. G. A. O usuário, o visitante, o público do museu: quem são e por que estudá-los? In: CASARIN, H. de C. S. (org.) Usuários da Informação e Diversidade. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 219-242.
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Foucault, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas.
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Halbwachs, M. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990. Tradução de: La mémoire collective.
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Disponível em https://www.gov.br/museus/pt-br. Brasília, 2024
Trabalho dissertativo e apresentação oral. O aluno deverá apresentar um trabalho dissertativo, baseado em normas da ABNT, que aborde temáticas referentes à Educação, Educação não formal e Museologia, orientados por conceitos trabalhados na disciplina e postos em relação às respectivas pesquisas em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, que receberá nota de 0 a 10,0. A equivalência de conceitos em nota será realizada a seguinte forma: A = [9,0-10,0]; B = [7,0-8,9]; C = [5,0/6,9] e R < 5.0.
Tipo de oferecimento: presencial