Contribuições de Gaston Bachelard Para a Educação em Espaços Não Formais

5965049-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

03/10/2024
03/10/2024
2024-08-29 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Ana Claudia Kasseboehmer
03/10/2024
03/10/2024
03/10/2024
29/08/2024



Compreender os principais aspectos da teoria do conhecimento de Gaston Bachelard. Refletir criticamente sobre a educação em espaços não formais a partir dos fundamentos do filósofo.


Gaston Bachelard foi um filósofo francês do início do século XX que ofereceu importantes reflexões sobre a filosofia das ciências. Sua obra consiste em um rico material para se pensar a educação em espaços não formais, desde o planejamento de atividades para esses espaços e até o planejamento de atividades didáticas que incluam os espaços não formais como estratégia de ensino e de aprendizagem.


1. Obra diurna e obra noturna de Gaston Bachelard; 2. Obstáculos epistemológicos; 3. Formação do espírito científico; 4. Perfil epistemológico; 5. Contribuições de Gaston Bachelard para a elaboração de materiais de exposição científica para espaços não formais;
6. Contribuições de Gaston Bachelard para a criação de experiências educacionais em espaços não formais.


BACHELARD, G. The Formation of the Scientific Mind. Clinamen, Bolton, 2002. Translation by M. McAllester Jones. (La formation de l'esprit scientifique)

. Estudos. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

. A Filosofia do Não: filosofia do novo espírito científico. 6. ed. Trad. Joaquim José Moura Ramos. Lisboa: Presença, 2009.

. Novo Espírito Científico. Ed. 70, 2008.

. A poética do espaço. Ed. Martins Fontes, 2008.

BEZZON, R. Z.; BIZERRA, A. Educação não formal e espaços científico-culturais brasileiros: uma visão materialista histórico-dialética. Investigações em Ensino de Ciências, v. 29, n. 1, p. 01-22, 2024.

JOHNSON, M.; MAJEWSKA, D. Formal, Non-Formal, and Informal Learning: What Are They, and How Can We Research Them? Research Report. Cambridge University Press & Assessment, 2022.

ROSALINO, I.; KASSEBOEHMER, A. C. Development and validation of an epistemological profile questionnaire in a museum environment. Science & Education, v. 1, p. 1, 2022.

RUITENBERG, C. W. Learning by walking: Non-formal education as curatorial practice and intervention in public space. In: Aesthetic Practices and Adult Education. Routledge, 2020. p. 15-29.

SERRANO-IGLESIAS, Sergio et al. Towards the enactment of learning situations connecting formal and non-formal learning in SLEs. In: Foundations and Trends in Smart Learning: Proceedings of 2019 International Conference on Smart Learning Environments. Springer Singapore, 2019. p. 187-190.

WRIGHT, P.; DOWN, B.; DAVIES, C. Learning, making and flourishing in non-formal spaces: Participatory arts and social justice. Education, Citizenship and Social Justice, v. 17, n. 1, p. 54-68, 2022.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação será composta das seguintes atividades: Elaboração de uma proposta exposição científica para espaços não formais contendo uma análise crítica dos aspectos educacionais considerados na exposição à luz de Gaston Bachelard; Elaboração de sínteses críticas a partir das leituras e discussões em aula.
Proposta exposição científica para espaços não formais – 30%;
Análise crítica dos aspectos educacionais à luz de Gaston Bachelard – 30%; Sínteses críticas a partir das leituras e discussões em aula – 40%.
Equivalência entre notas e conceitos:
A Excelente, com direito a crédito - 9.0 – 10.0 B Bom, com direito a crédito - 7.0 – 8.9
C Regular, com direito a crédito - 5.0 – 6.9 R Reprovado, sem direito a crédito - < 5.0

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