Raciocínio Computacional na Educação Escolar

5965047-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Ecivaldo de Souza Matos
04/07/2024
12/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



Apresentar, discutir e analisar aspectos teóricos e práticos do Raciocínio Computacional na educação escolar, considerando a computação para escolares como área de conhecimento transversal.


O raciocínio computacional é formado por um conjunto de processos cognitivos, pautados nos conhecimentos e mecanismos da Ciência da Computação, voltadas à leitura do mundo e ação no mundo. No âmbito da formação escolar, o raciocínio computacional pode favorecer o desenvolvimento de importantes habilidades humanas e cidadã, como a criticidade, a criatividade, a logicidade, a argumentatividade , entre outras; desde que desenvolvido em quaisquer etapas da educação escolar, desde a educação infantil (pré- escola). Para isso, faz-se necessário haver propostas curriculares alinhadas à perspectiva emancipatória do raciocínio computacional e profissionais docente preparados para desenvolver ações didáticas intencionalmente provocadoras do raciocínio computacional. Para além da resolução de problemas e criação de soluções tecnológicas, a computação (como um conjunto de habilidades de raciocínio) tem o potencial de empoderar sujeitos, dar-lhes uma nova consciência sobre as possibilidades de criação de soluções para os mais variados problemas. Nesta disciplina serão estudados aspectos conceituais dessa nova consciência e seus processos, e estratégias pedagógicas para uma pedagogia emancipatória pautada no desenvolvimento de consciência computacional pelos estudantes escolares.


1. As ciências e os novos computares 2. A computação no cotidiano (escolar): possibilidades, tendências e provocações 3. Concepção e resolução de problemas 4. Aspectos conceituais do raciocínio computacional 5. Articulações epistemológicas e metodológicas entre o raciocínio computacional e a educação escolar 6. Estratégias e tecnologias para desenvolvimento do raciocínio computacional na escola.


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Elaboração de produções escritas individuais ou em grupo; proferimento de seminário; elaboração ou avaliação de material educacional; atividade de campo ou participação em vivência extensionista. Os quatro instrumentos de avaliação entregues receberão nota de 0 a 10,0; sendo ao final realizada média aritmética simples para obtenção do conceito final. A equivalência de conceitos em nota será realizada a seguinte forma: A = [9,0-10,0]; B = [7,0-8,9]; C = [5,0/6,9] e R < 5.0.


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