Educação, Diferença Étnico-racial e Desigualdades Escolares: Entre Reprodução e Possibilidades de Superação

5965040-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

07/11/2019
07/11/2019
2019-10-31 00:00:00

Carga Horária

5 horas
5 horas
20 horas
90 horas
6
3 semanas

Responsáveis:

Débora Cristina Piotto
07/11/2019
07/11/2019
07/11/2019
31/10/2019

Márcio Mucedula Aguiar
07/11/2019
07/11/2019
07/11/2019
31/10/2019



A educação tem sido uma bandeira histórica do Movimento negro brasileiro. No início do século passado, a educação aparecia como um elemento fundamental para a mobilidade social, bem como para o combate ao racismo e à discriminação racial operantes no Brasil. Em função disso, nos anos 2000, uma série de mudanças ocorreu na esfera educativa, destacando-se a criação da Lei 10.639/03, posteriormente modificada pela Lei 11.645/08, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Posteriormente, em 2012, foi instituída a Lei nº 12.711, que estabelece a reserva de 50% das vagas nas instituições federais de ensino superior para alunos oriundos de escolas públicas e, dentre estes, para estudantes pretos, pardos e indígenas, conforme sua proporção na população de cada estado da federação. Essa legislação representa o reconhecimento da necessidade de uma postura ativa do Estado no combate às desigualdades étnico-raciais na educação. Assim, tendo em vista essas questões, bem como estudos sobre as reproduções das desigualdades escolares, o objetivo da disciplina é articular tais discussões com os estudos sobre desigualdades étnico-raciais. Além disso, pretende-se, também, a partir de contribuições de autores (as) negros (as), discutir possibilidades de uma educação inclusiva que reconheça a diferença étnico-racial como elemento importante para a superação do viés eurocêntrico presente na educação escolar brasileira. E, por fim, objetiva-se, ainda, mostrar o elo entre a valorização e o reconhecimento étnico-racial com o sucesso escolar de grupos historicamente subalternizados.


O combate à reprodução das desigualdades na educação passa pelo processo de conhecimento de suas causas. No Brasil, as desigualdades sociais articulam-se às relações étnico-raciais produzindo uma das sociedades mais desiguais do mundo. A escola, como instituição inserida na vida social, reproduz essas desigualdades. Assim, no campo da pesquisa educacional, torna-se relevante o estudo de abordagens teóricas que buscam compreender como essa situação foi construída historicamente. Além disso, é importante discutir o papel do sistema de ensino na reprodução das desigualdades sociais e étnico-raciais, bem como abordagens que possibilitem pensar novos caminhos para uma educação antirracista, que contribua para o combate das desigualdades escolares.


Contribuições da Sociologia da educação para a compreensão das desigualdades escolares.
Elementos teóricos subsidiários para a discussão sobre a escola, o fracasso e o sucesso escolar.
Contribuição da sociologia brasileira para a compreensão dos processos de exclusão social associados aos negros.
Teoria do Reconhecimento e implicações no processo educativo.
Contribuições dos Estudos Culturais para o reconhecimento da diferença étnico-racial e dos processos de reprodução do racismo.


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O aluno será avaliado com base na participação em discussões e outras atividades em sala de aula e a partir do trabalho escrito de conclusão da disciplina.


* As aulas serão previamente agendadas ao longo de três semanas pelos docentes responsáveis pela disciplina.

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