Ciclo Temático de Aprofundamento Teórico-Conceitual sobre Temas e Questões Relativas a Pesquisa Educacional

5965038-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
2 horas
6 horas
120 horas
8
12 semanas

Responsáveis:

Bianca Cristina Correa
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024

Marcus Vinicius da Cunha
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024

Elmir de Almeida
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024

Filomena Elaine Paiva Assolini
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024

Noeli Prestes Padilha Rivas
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024

Soraya Maria Romano Pacifico
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



Problematizar questões contemporâneas no campo educacional, escolar e não escolar, à luz dos diferentes referenciais filosóficos, científicos e culturais que sustentam e alimentam as pesquisas dos docentes, em suas duas Linhas de Pesquisa. Contribuir com as pesquisas em desenvolvimento por meio do debate teórico-conceitual e produção de sistematizações escritas relacionadas aos projetos em curso.


A proposta tem por fundamento a convicção de que a formação de novos quadros para a pesquisa educacional e para a atuação profissional docente na educação básica e no ensino superior requer que os pós-graduandos convivam, o máximo possível, com debates que aprofundem contribuições advindas de obras clássicas e contemporâneas das áreas da Filosofia e das Ciências Humanas e Sociais. É desse modo que seus estudos e pesquisas ganham densidade teórica, sendo alimentados por múltiplas e diferentes abordagens sobre a educação. É esperado que os orientandos tenham a oportunidade de desenvolver a capacidade argumentativa e de reflexão a partir de variados pontos de vista e matrizes teóricas com abordagens que contribuam à análise de contextos, propostas, práticas e sujeitos – individuais e coletivos - envolvidos com processos educacionais de natureza escolar e não escolar – informal e não formal. Os Ciclos, ainda, inscrevem-se como iniciativa prioritária no rol das atividades integradoras e multidisciplinares do Programa. Os docentes coordenadores deverão zelar para que a atividade reflita a multiplicidade de referenciais teóricos e objetos de pesquisa do campo da educação. Os pós-graduandos, por sua vez, ancorados nos subsídios bibliográficos oferecidos pelos docentes participantes, deverão produzir sínteses que expressem as suas reflexões, as quais serão oportunamente socializadas entre docentes e alunos.


Os temas propostos serão selecionados a cada semestre pela Comissão Coordenadora do Curso, privilegiando questões teórico-conceituais apresentadas pelos docentes acerca de temas e problemas contemporâneos do campo educacional, e considerando a sua ocorrência e disseminação em escala global, regional e local. As temáticas também deverão ser selecionados tomando-se o cuidado de se manter a articulação e o equilíbrio entre problemas e questões de pesquisas relativos à educação escolar e não escolar.


as referências serão precisamente definidas a partir da seleção do tema para a realização do Ciclo Temático.
As indicações apresentadas na sequência são referenciais básicos nas Linhas de Pesquisa.

AVRITZER, L. Impasses da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2016
BRINKMANN, Svend. John Dewey: Science for a changing world. New York: Routledge CHAIKLIN, S. In V. Farnsworth & Y. Solomon (Eds.), Research knowledge production and educational activity: A ‘research path’ approach. Reframing educational research: Resisting the ‘what works’ agenda (pp. 166- 181). Abingdon: Routledge, 2013.
CANCLINI, N. G. Culturas hibridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad.
México, Grijalbo, 2012
CORREA, B. C. et al. Políticas e gestão na/da educação infantil. ETD: Educação Temática Digital , v. 25, p. e023064, 2023.
CORROCHANO, Maria Carla; GOMES, Nilma Lino; VIANNA, Cláudia; VALENTIM, Silvani dos Santos; MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. Entrevista com
Patricia Hill Collins [Interseccionalidade] . Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290038, 2024.
DEWEY, J. Art and education. Philadelphia: Barnes Foundation, 1954.
DULCI, Tereza Maria Spyer; MALHEIROS, Mariana Rocha. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a américa latina. Revista Espirales, 5(1), 174–193, edição especial, 2021
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Cia das Letras, 2014.
GOMES, N.L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2017.
GUIMARÃES, Nadya Araujo (coord.) Entrevista com Patricia Hill Collins [Interseccionalidade]. Tempo Social. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v . 33, n. 1, 2021
HABERMAS, J. New social movements. Telos, New York, no 49, 1981.
hooks, bell [WATKINS, Gloria Jean]. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo, Editora Perspectiva, 2019.
LÖWY, M. Conservadorismo e extrema direita na Europa e no Brasil. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n.124, p. 652-664, out./dez 2015.
a. 1ªed.Natal: Ideia, 2014, v. 1, p. 49-85.
MARTINS, P. H. Redes sociais como novo marco interpretativo das mobilizações coletivas contemporâneas. Cadernos CRH, vol. 23, n. 59
MARTUCELLI, D. Esfera pública, movimentos sociais e juventude. SORJ, B. & FAUSTO, S. (orgs.). Internet e mobilizações sociais: transformações do espaço público e da sociedade civil, São Paulo, IFHC, 2015 (Plataforma Democrática).
MARX, K. O Capital - Livro 1. São Paulo, Difel, 1984.
MELUCCI, A. Challenging codes: collective action in the Information age, Cambridge Press, 1996
MELUCCI, A.. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.
MILLS, C. W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M.L Estado, classe e movimento social. São Paulo, Cortez, 2011.
OLIVEIRA F. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998
PARO, V. H.. Administração escolar: introdução crítica. 12. Ed. São Paulo: Cortez
, 2012 (revista e ampliada).
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (trad. Eni Orlandi et ali) Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995
PINTO, J.M.R. Os recursos para a educação no Brasil no contexto das finanças públicas. Rio de Janeiro: Plano,2000.
ROMANELLI, G. Famílias e escolas: arranjos diversos. Revista Pedagógica, v. 18, n. 38, p. 78-96, maio/ago. 2016
ROSEMBERG, F. Sísifo e a educação infantil brasileira. Pro-posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1 (40), p. 177-194, jan./abr. 2003.
SADER, E. (Org.) Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, R. E. & LOBATO, F. Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SILVA, E.B. Educação e reforma agrária: práticas educativas de assentados do sudoeste paulista. São Paulo: Xamã, 2004.
SORJ, B.; MARTUCCELLI, D. (org.). Desafío latinoamericano : cohesión social y democracia. Buenos Aires : Siglo XXI Editora Iberoamericana, 2008, 1a ed.
SORJ, B.; MARTUCCELLI, D. La transformacion del lazo social : religión y religiosidad. In SORJ, B.; MARTUCCELLI, D. (org.) Desafío latinoamericano
: cohesión social y democracia. Buenos Aires : Siglo XXI Editora Iberoamericana, 2008, 1a ed. pp. 18
SORJ, B.; FAUSTO, B. (org.). Religião e democracia na Europa e no Brasil. São Paulo : Fundação FHC, 2022, 1ª ed.
SORJ, B.; FAUSTO, S. (org.) Religião, democracia e educação no Brasil. São Paulo : Fundação FHC, 2022, 1ª ed.
SOUZA, F C ; PRIETO, R. G . PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO
ESPECIAL. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 841-845, 2016.
SPOSITO, M. P. O povo vai à escola: a luta popular pela expansão do ensino público em São Paulo. São Paulo: Edições Loyola., 1984.
SPOSITO, M. P. A ilusão fecunda: a luta por Educação nos Movimentos Populares.
São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1993.

SPOSITO, Marilia Pontes (1993). A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva da cidade. Tempo Social, São Paulo, 5(1-2), p. 161-178, 1993
TARROW, S. Cycles of collective action: between moments of madness and the repertoire of contention. In: TRAUGOTT, M. (org.). Repertoires and cycles of collective action. Durham: Duke University Press. p. 89-115, 1985
TILLY, Charles. From mobilization to revolution. Menlo Park: Addison-Wesley Publishing Company, 1978
TOURAINE, A. An introduction to the study of social movements. Social Research, v. 52, n. 4, p. 749-787, 1985
TOURAINE, A. Na fronteira dos movimentos sociais. Sociedade e Estado, v. 21, n.
1, p. 17-28, jan.-abr. 2006


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:

Terá caráter global e será feita tendo por base o desempenho do aluno:
1) apresentação de um seminário com temática a ser acordada com os docentes – a nota será atribuída em escala 0 a 10;
2) elaboração de trabalho final a ser elaborado para a conclusão da disciplina, o(a) aluno(a) deverá entrelaçar os temas debatidos no Ciclo Temático com a questão central da investigação que irá desenvolver no curso de doutoramento. Neste trabalho, o(a) aluno(a) deverá, também, fazer uma breve avaliação da proposta do Ciclo Temático que realizou, considerando as temáticas escolhidas para discussão e reflexão, o desempenho dos decentes/conferencistas que desenvolveram e contribuíram com a disciplina no semestre e os aportes teórico-conceituais e metodológicos oferecidos pela disciplina para a proposta de pesquisa que projeta desenvolver. A nota será atribuída em escala de 0 a 10;

Média final da nota do aluno será apurada pela média aritmética das notas obtidas em 1 e 2, e será atribuída em escala de 0 a 10.
A média final será atribuída tendo por referência o documento Declaração Unificada "Equivalência de conceito em notas" da Pró-Reitoria de Pós- graduação da Universidade, de São Paulo, da seguinte forma:
8,5 / 10.0 = A
7.0 / 8.4 = B
5.0 /6.9 = C
Abaixo de 5,0 = Reprovado

A disciplina será ministrada tendo por base a participação ativa do aluno. Seu desenvolvimento envolverá: - aulas expositivas; - leitura e discussão de textos; - seminários.

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