Educação Especial e Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva

5965036-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

04/07/2024
04/07/2024
2024-06-27 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Cristina Cinto Araujo Pedroso
04/07/2024
04/07/2024
04/07/2024
27/06/2024



• Estudar o conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos;
• Estudar a Educação Especial enquanto campo epistemológico, modalidade de atendimento e práticas pedagógicas;
• Analisar as decorrências das políticas de educação inclusiva para a organização da Educação Básica e do Ensino Superior;
• Analisar as políticas de formação de professores para Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva;
• Analisar as formas de organização do ensino para alunos público da Educação Especial na Educalção Básica e no Enisno Superior;
• Identificar e analisar indicadores de acesso e permanência de alunos público da Educação Especial nas escolas comuns de Educação Básica, nas instituições e escolas exclusivas e no Ensino Superior;
• Discutir a produção científica na área da Educação Especial especificamente em relação às políticas públicas, à formação de professores, ao ensino e às práticas pedagógicas.


A disciplina, fundamentada teoricamente na pedagogia crítica, pretende discutir a educação como direito de todos estudantes, sobretudo daqueles que constituem o público da Educação Especial. Tem como questão central a organização do ensino para esses estudantes, analisado a partir do referencial da Educação, da Didática e da Educação Especial. A proposta de educação inclusiva vem sendo adotada progressivamente no Brasil, consequentemente cresce o número de alunos público da Educação Especial nas escolas e nas instituições de ensino superior. Apesar desse avanço significativo no número de matrículas, essas instituições não estão criando as condições necessárias para que esses estudantes possam usufruir plenamente o processo de escolarização, seja pela falta de políticas específicas, de estratégias de apoio, de formação adequada dos professores, de investimento ou, ainda, pela falta generalizada de recursos. Ou seja, apesar da ampliação das matrículas desses alunos nos contextos comuns de ensino, o Brasil ainda se encontra muito aquém do que deveria em relação ao acesso, à permanência e à efetiva inserção desse público em processos de escolarização. Tal cenário tem impulsionado a área da Educação Especial a progredir na análise, elaboração e implementação de políticas educacionais e na proposição de práticas de ensino na perspectiva da educação inclusiva. Assim, essa disciplina pretende desenvolver ações de ensino e pesquisa que possibilitem ao pós-graduando a apropriação desse repertório. No âmbito do ensino, a inserção da disciplina no programa de Pós-graduação se justifica, portanto, pela urgência e relevância de se possibilitar aos professores e pesquisadores em formação a apropriação do conhecimento produzido pela área da Educação Especial, ampliando o contingente de profissionais na Educação Básica e no Ensino Superior com compreensão das especificidades da escolarização dos alunos público da Educação Especial e com domínio acerca dos avanços no campo das práticas pedagógicas. Em relação à pesquisa, a disciplina a partir da articulação entre as áreas da Educação, da Didática e da Educação Especial, poderá contribuir com o PPGE principalmente no sentido de subsidiar a produção de conhecimento acerca das políticas educacionais, da organização da escola, das práticas pedagógicas e da formação de professores, tendo como preocupação central o processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial. Assim organizada, a disciplina se articula com os objetivos do Programa de Pós-graduação em Educação especificamente no propósito que ele tem de formar docentes e pesquisadores na área da educação. Estabelece estreita vinculação com a linha de pesquisa 2 “Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional” no compromisso assumido com a escola pública marcada pela pluralidade e com a qualidade dos processos escolares. Considerando o perfil dos pós-graduandos do PPGE e as áreas de atuação predominante, a disciplina tem, portanto, potencial para contribuir com a melhoria dos processos escolares dos alunos público da Educação Especial e, consequentemente, dos alunos de uma maneira geral na medida em que poderá aprimorar a formação dos professores da Educação Básica e do Ensino Superior, sobretudo, daqueles que atuarão nos cursos de licenciaturas como formadores de professores.


• Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: análise do panorama nacional e internacional;
• O direito à educação dos alunos público da educação especial: construção histórica e política;
• O conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos;
• Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: pressupostos teóricos e políticos;
• Organização do ensino para alunos público da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior;
• Indicadores educacionais brasileiros da escolarização de alunos público da Educação Especial: análise das alterações quantitativas e avaliação das políticas educacionais;
• Pesquisa em Educação Especial e os avanços no campo das políticas públicas, da formação de professores, do ensino e das práticas pedagógicas.


BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.
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Forma de avaliação: O aluno será avaliado mediante seu desempenho em:
- trabalho de conclusão da disciplina; (0-4)
- apresentação de seminários, produção de sínteses e outras atividades; (0-6)
Em relação aos conceitos considera-se:
A Excelente, com direito a crédito - 9.0 – 10.0
B Bom, com direito a crédito - 7.0 – 8.9
C Regular, com direito a crédito - 5.0 – 6.9
R Reprovado, sem direito a crédito - < 5.0


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