Educação Especial e Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva

5965036-1
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

07/02/2019
07/02/2019
2018-12-13 00:00:00

Carga Horária

2 horas
1 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Cristina Cinto Araujo Pedroso
07/02/2019
07/02/2019
07/02/2019
13/12/2018



• Analisar as decorrências da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto da escola básica e do ensino superior, visando à formação dos professores e o desenvolvimento das práticas pedagógicas;
• Estudar o conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos;
• Analisar as concepções e políticas de formação de professores para Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva;
• Analisar as formas de organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva para alunos público alvo da Educação Especial;
• Identificar e analisar indicadores de acesso e permanência de alunos público alvo da Educação Especial nas escolas comuns e nas instituições e escolas exclusivas;
• Discutir a produção científica na área da Educação Especial especificamente em relação às políticas públicas, à formação de professores, ao ensino e às práticas pedagógicas.


A disciplina, fundamentada teoricamente na pedagogia crítica, pretende discutir a educação como direito de todos alunos, sobretudo daqueles que constituem o público alvo da Educação Especial (PAEE). Se pauta pelo entendimento da educação como prática social historicamente situada e da escola como espaço de equiparação das oportunidades educacionais e de superação das desigualdades sociais. Nesse sentido, tem como questão central o ensino para alunos público PAEE, analisado a partir do referencial da Educação, da Didática e da Educação Especial.
A proposta de educação inclusiva vem sendo adotada progressivamente no Brasil, consequentemente cresce o número de alunos público alvo da Educação Especial nas escolas de educação básica e nas instituições de ensino superior. Apesar desse avanço significativo no número de matrículas, as escolas e instituições de ensino superior não estão criando as condições necessárias para que esses alunos possam usufruir plenamente o processo de escolarização, seja pela falta de políticas específicas, de formação adequada dos professores, de investimento ou, ainda, pela falta generalizada de recursos. Ou seja, apesar da ampliação das matrículas desses alunos PAEE nos contextos comuns de ensino, o Brasil ainda se encontra muito aquém do que deveria em relação ao acesso, à permanência e à efetiva inserção desse público em processos de escolarização. Tal cenário tem impulsionado a área da Educação Especial a progredir na análise, elaboração e implementação de políticas educacionais e na proposição de práticas de ensino na perspectiva da educação inclusiva. Assim, essa disciplina pretende desenvolver ações de ensino e pesquisa que possibilitem ao pós-graduando a apropriação desse repertório.
No âmbito do ensino a inserção da disciplina no programa de Pós-graduação se justifica, portanto, pela urgência e relevância de se possibilitar aos professores e pesquisadores em formação a apropriação do conhecimento produzido pela área da Educação Especial, ampliando o contingente de profissionais nas escolas de educação básica e nas instituições de ensino superior com compreensão das especificidades da escolarização dos alunos público alvo da Educação Especial. Em relação à pesquisa, a disciplina poderá subsidiar a produção de conhecimento decorrente da articulação entre as áreas da Educação, Didática e da Educação Especial, contribuindo com o PPGE principalmente no sentido de subsidiar a produção de conhecimento acerca das políticas, da organização da escola, das práticas pedagógicas e da formação de professores, tendo como preocupação central o processo educacional dos alunos PAEE na educação básica e no ensino superior.
Assim organizada, a disciplina se articula com os objetivos do Programa de Pós-graduação em Educação especificamente no propósito que ele tem de formar docentes e pesquisadores na área da educação. Estabelece estreita vinculação com a linha de pesquisa 2 “Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional” no compromisso que tem com a escola pública, marcada pela pluralidade, e com a qualidade dos processos escolares.
Considerando o perfil dos pós-graduandos do PPGE e as áreas de atuação predominante, a disciplina tem, portanto, potencial para contribuir com a melhoria dos processos escolares dos alunos público alvo da educação especial e, consequentemente, dos alunos de uma maneira geral na medida em que poderá aprimorar a formação dos professores da educação básica e do ensino superior, sobretudo, daqueles que atuarão nos cursos de licenciaturas como formadores de professores.


- Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: análise do panorama nacional e internacional;
- O direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política;
- O conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos;
- Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: pressupostos teóricos e políticos;
- Currículo, educação inclusiva e formas de organização do ensino na educação básica;
- Indicadores educacionais brasileiros da escolarização de alunos público alvo da Educação Especial: análise das alterações quantitativas e avaliação das políticas educacionais;
- A inclusão de alunos público alvo da Educação Especial no Ensino Superior;
- Pesquisa em Educação Especial e os avanços no campo das políticas públicas, da formação de professores, do ensino e das práticas pedagógicas.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação: A avaliação do aproveitamento do pós-graduando levará em consideração os seguintes critérios: leitura e discussão do material indicado; participação nos seminários; elaboração de relatórios de teses e dissertações na área da Educação Especial; elaboração do trabalho final da disciplina e participação nas demais atividades propostas. Será aprovado na disciplina o pós-graduando que: atingir o mínimo de frequência exigido; elaborar as produções e participar dos encontros e das atividades de maneira colaborativa.

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