Entre a Sociologia e a Psicologia: Estudos Sobre Trajetórias de Sucesso Escolar em Meios Populares

5965034-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

5 horas
5 horas
20 horas
90 horas
6
3 semanas

Responsável:

Débora Cristina Piotto
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Discutir contribuições da sociologia da educação e da psicologia histórico-cultural para a compreensão de trajetórias de sucesso escolar em meios populares.
Analisar a construção de histórias de sucesso escolar nas camadas populares e a participação da escola nesse processo por meio da análise de trabalhos sobre trajetórias escolares prolongadas em meios populares.
Refletir sobre aspectos subjetivos presentes em trajetórias de sucesso escolar em meios populares.


A produção do fracasso escolar, e a participação da escola nesse processo, tem sido objeto de investigação, no Brasil, desde o início dos anos 1980, sendo grande a produção acadêmica na área. Ao contrário, a discussão sobre a construção de trajetórias de sucesso escolar é bastante incipiente no nosso campo científico1. Os primeiros trabalhos que procuram transformar trajetórias prolongadas de escolarização em meios populares – entendidas como a permanência no sistema escolar até o ensino superior – em objeto de estudo começam a surgir a partir da década de 1990. Tais investigações analisam principalmente os processos que permitiram a jovens provenientes das camadas populares o
ingresso no ensino superior, por meio, sobretudo, da pesquisa sobre as práticas familiares de escolarização. Além disso, estes estudos estão, majoritariamente, localizados no campo da sociologia da educação. Assim, a disciplina proposta analisará contribuições dessas pesquisas para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias de sucesso escolar em meios populares. Buscará também discutir contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão destas trajetórias, bem como promoverá a reflexão sobre outros aspectos relativos aos estudos sobre a presença do estudante pobre na universidade. Em especial, a disciplina discutirá sobre a participação da escola na construção de trajetórias escolares bem sucedidas nas camadas populares e sobre aspectos subjetivos nelas presentes.


Contribuições da sociologia da educação e da psicologia histórico-cultural para a compreensão de trajetórias de sucesso escolar em meios populares.

Elementos teóricos subsidiários para a discussão sobre a escola e o sucesso escolar.

Contribuições dos estudos sobre trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares para a compreensão do sucesso escolar.

Desafios para a investigação sobre o sucesso escolar em meios populares.

A participação da escola na construção de trajetórias de sucesso escolar em meios populares. Aspectos subjetivos presentes em trajetórias de longevidade escolar.




1 No exterior, principalmente na literatura científica de língua francesa, a produção de conhecimento sobre o tema é menos recente.


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Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
O aluno será avaliado com base em três critérios: participação em discussões e outras atividades em sala de aula; apresentação de seminários; elaboração de síntese escrita.

* as dez aulas serão previamente agendadas ao longo de três semanas pelo docente responsável pela disciplina.

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