Mikhail Bakhtin: Linguagens, Culturas e Educação

5965033-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

3 horas
0 horas
6 horas
90 horas
6
10 semanas

Responsável:

Ana Claudia Balieiro Lodi
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Esta disciplina visa discutir, a partir dos fundamentos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, a pluralidade linguística e cultural constitutiva dos diferentes contextos educacionais brasileiros, o papel do outro responsável no processo de construção do conhecimento e a dialogia constitutiva das subjetividades, princípios fundantes para o estabelecimento de uma educação ética e estética.


Justifica-se a proposição desta disciplina pela relevância dos fundamentos da teoria de Mikhail Bakhtin para se pensar os estudos em Ciências Humanas, em especial a Educação.


Análise e discussão dos principais fundamentos da filosofia da linguagem de Bakhtin e sua relação com os diversos processos e contextos educacionais. 1. Como Mikhail Bakhtin pode ajudar a Educação: os estudos em Ciências Humanas; 2. A linguagem e sua natureza ideológica; 3. Por uma filosofia da linguagem: língua/discurso; 4. O conceito de dialogia; 5. Discurso/Textos e as Ciências Humanas; 6. A educação e sua relação com o Grande Tempo;
7. A dialogia constitutiva das subjetividades: refletindo sobre as relações linguístico-culturais nos contextos escolares; 8. A educação de grupos linguísticos minoritários; 9. Por uma educação ética e estética.


ANTUNES, I. Língua, Texto e Ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.
BAKHTIN, M. O problema do texto. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 327 - 358.
. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance. 7ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 71 - 163.
. Apontamentos. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 369 – 397.
. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 401 - 414.
BLOMMAERT, J.; DE FINA, A. Chronotopic identities: On the timespace organization of who we are. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 153, December 2015.
BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, Dialogismo e a Construção do Sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 91 - 104.
FIORIN, J.L. O ensino de português nos níveis fundamental e médio: problemas e desafios. In: ERNST, A.; LEFFA, V.; SOBRAL, A. (Orgs.) Ensino e Linguagem. Novos Desafios. Pelotas: EDUCAT, 2014, p.33-65.
FREIRE, P. Viver é Recriar – um diálogo sobre a educação indígena. In: FREIRE, P.
Pedagogia da Tolerância. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014, p.28 -101.
GERALDI, J.W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M.T. de A. Educação, Arte e Vida em Bakhtin. Autêntica, 2013, p. 11-28.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLOCHINOV, V.N. La palavra em la vida y la palavra em la poesia: hacia uma poética sociológica. In BAJTIN, M.M. Hacia uma filosofia de lacto ético. De los borradores y otros escritos. Barcelona/San Juan: Anthropos/Universidad de Puerto Rico, 1997, p.106-137.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
ANTUNES, I. Língua, Texto e Ensino. São Paulo: Parábola, 2009.
BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.
BAKHTIN, M. O problema do texto. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 327 - 358.
. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: A teoria do romance. 7ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 71 - 163.
. Apontamentos. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 369 – 397.
. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 401 - 414.
BLOMMAERT, J.; DE FINA, A. Chronotopic identities: On the timespace organization of who we are. Tilburg Papers in Culture Studies, paper 153, December 2015.
BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, Dialogismo e a Construção do Sentido. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 91 - 104.
FIORIN, J.L. O ensino de português nos níveis fundamental e médio: problemas e desafios. In: ERNST, A.; LEFFA, V.; SOBRAL, A. (Orgs.) Ensino e Linguagem. Novos Desafios. Pelotas: EDUCAT, 2014, p.33-65.
FREIRE, P. Viver é Recriar – um diálogo sobre a educação indígena. In: FREIRE, P.
Pedagogia da Tolerância. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014, p.28 -101.
GERALDI, J.W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M.T. de A. Educação, Arte e Vida em Bakhtin. Autêntica, 2013, p. 11-28.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLOCHINOV, V.N. La palavra em la vida y la palavra em la poesia: hacia uma poética sociológica. In BAJTIN, M.M. Hacia uma filosofia de lacto ético. De los borradores y otros escritos. Barcelona/San Juan: Anthropos/Universidad de Puerto Rico, 1997, p.106-137.


Vide Campo Observação


Forma de avaliação:
A avaliação será realizada a partir de um trabalho de conclusão da disciplina, no qual os alunos farão uma reflexão sobre temas relacionados com as respectivas pesquisas a partir dos conceitos abordados na disciplina.

Anterior