Ensino Superior, Inclusão e Diversidade Étnico-Racial

5965027-2
Pós-Graduação

Origem:

Educação
Educação

Vigência

02/04/2019
06/04/2019
2019-04-02 00:00:00

Carga Horária

15 horas
0 horas
15 horas
30 horas
2
1 semanas

Responsáveis:

Débora Cristina Piotto
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019

Márcio Mucedula Aguiar
02/04/2019
12/04/2019
02/04/2019
02/04/2019



Na década de 1990, o Estado Brasileiro reconheceu o racismo e a discriminação racial como importantes elementos na dinâmica da exclusão social. Resultado das lutas históricas de grupos do Movimento Negro, este reconhecimento traduziu-se na percepção da educação como lócus privilegiado de mobilidade social e de combate ao imaginário eurocêntrico que formou a nação brasileira. Esses dois aspectos resultaram na demanda por ações afirmativas no ensino superior e na Lei 10.639/03 que instituiu o ensino da história e cultura afro-brasileira

e africana na Educação Básica. Assim, o objetivo da disciplina é analisar experiências recentes de políticas afirmativas no ensino superior. Pretende-se também mostrar o elo entre a valorização e reconhecimento étnico-racial e o sucesso e a permanência de grupos historicamente subalternizados no ensino superior.


A discussão acerca da relação entre ausência de reconhecimento e sucesso e permanência escolar é algo relativamente recente na pesquisa educacional. Na década de 70 do século XX, um conjunto de movimentos passou a criticar a noção de igualdade construída na cultura ocidental que descaracterizava as especificidades de gênero, a diversidade étnico racial e outros aspectos. No campo da educação, essa questão traduziu-se na demanda pelas ações afirmativas no ensino superior e pelo reconhecimento da história da cultura afro-brasileira e africana como estratégias de combate às desigualdades étnico-raciais. Os novos movimentos sociais dos anos 1970 (principalmente negro e de mulheres) ressaltaram a relação entre ausência de reconhecimento e fracasso escolar. Além das ações afirmativas e do reconhecimento étnico-racial como estratégia de combate as desigualdades, torna-se necessário compreender os processos que possam promover ou não o sucesso e permanência desses grupos ao longo da trajetória escolar. Nesse âmbito, torna-se fundamental discutir o papel do sistema de ensino na reprodução das desigualdades sociais e étnico-raciais.


Contribuição da Sociologia Brasileira na compreensão dos processos de exclusão social associados aos negros.
Teoria do Reconhecimento e implicações no processo educativo. Análise das experiências recentes de ações afirmativas.
Elementos teóricos subsidiários para a discussão sobre a escola, o sucesso e a permanência escolar.
Aspectos subjetivos presentes em trajetórias de longevidade escolar.


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O aluno será avaliado com base na participação em discussões e outras atividades em sala de aula e a partir do trabalho escrito de conclusão da disciplina.


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